Pular navegação

Cartão de crédito Nubank: virei cliente, e agora?

Um passo a passo para você encontrar tudo o que precisa dentro do nosso aplicativo.

O cartão de crédito Nubank surgiu para descomplicar a vida financeira das pessoas. Se você acaba de entrar para o nosso mundo roxo, boas vindas!

Criamos este guia simples para facilitar a sua experiência. Ele contém todos os detalhes que você precisa saber sobre o nosso app agora que foi aprovado para o cartão de crédito Nubank.

Lembre-se: nosso aplicativo é a central de acesso fácil e rápido a todos os serviços que você precisa para controlar seu roxinho ou o seu Nubank Ultravioleta

1. Quando chega o cartão de crédito Nubank?

O status do seu cartão (se ele está em processamento ou se já foi enviado) pode ser acompanhado pelo aplicativo.

Caso você já tenha sido aprovado para receber o cartão, assim que fizer login, verá na tela inicial uma previsão de quando ele chegará em suas mãos. Mas você já pode começar a usar seu cartão virtual imediatamente. Veja mais abaixo como fazer isso.

2. Como acessar o app e recuperar senhas?

São duas senhas que você irá usar:

  • Senha de acesso ao app (de 8 dígitos);
  • Senha de 4 dígitos (usada para transações com o Cartão de crédito Nubank e a Conta, se você tiver uma).

As  duas senhas foram definidas por você na finalização do cadastro.

https://www.youtube.com/watch?v=2SSOhoKvj0M

Para entrar no app, faça o seguinte:

  •  Clique na opção "LOGIN", insira seu CPF e a senha de 8 dígitos;
  • Se quiser adicionar uma camada a mais de proteção no aplicativo, pode configurar o acesso por biometria – ele está disponível para aparelhos Android e iOS. Para ativar é só tocar em "Proteção do app" dentro de "Configurar app".

"Esqueci a senha de acesso ao app Nubank! E agora?"

Não tem problema:

  • Após apertar a opção LOGIN, digite seu CPF e clique na opção "Esqueci a Senha". Uma mensagem de recuperação de acesso será enviada ao e-mail que você forneceu no cadastro.

"Esqueci a senha de 4 dígitos do cartão de crédito Nubank"

Tudo bem. É só seguir o passo a passo abaixo:

  1. Na tela inicial, toque no ícone acima do seu nome para acessar o seu perfil;
  2. Selecione a opção "Editar dados do Perfil";
  3. Será preciso confirmar sua identidade. Clique em "Continuar" para o reconhecimento facial;
  4. Pronto, a senha de 4 dígitos irá aparecer na tela do seu celular!

Leia também: Como recuperar a senha de 4 dígitos do cartão Nubank?

Se quiser trocar a senha do app, no futuro, basta acessar:

  • O ícone de "Perfil" (bonequinho no canto superior esquerdo do app);
  • Clicar em "Segurança";
  • E depois selecionar "Alterar senha de acesso".

3. Cartão virtual Nubank

Você não precisa esperar o cartão físico chegar para fazer compras online ou usando carteiras digitais como Google Pay, Samsung Pay e Apple Pay: basta usar o cartão virtual.

Ele funciona como um segundo cartão, com um número diferente, mas conectado à mesma fatura e limite.

  • O cartão virtual pode ser usado para qualquer tipo de pagamento online - sites, aplicativos e serviços digitais, por exemplo;
  • Em caso de problemas com o cartão físico (como roubo), o cartão virtual continua funcionando (para compras online);
  • O cartão virtual é desbloqueado alguns dias depois que o cliente tem seu cadastro finalizado com sucesso. Com isso, você não precisa esperar a entrega do cartão físico. Assim que ele estiver disponível, enviamos um e-mail avisando;
  • Para oferecer ainda mais controle e segurança, clientes do Nubank podem ter mais de um cartão virtual de forma simultânea;
  • O cartão virtual do Nubank não é descartável. Você pode utilizá-lo em sites e aplicativos para pagamentos frequentes sem precisar alterar todos os cadastros. Você só deleta o cartão quando quiser e se quiser.
https://www.youtube.com/watch?v=U5wVgUoBGsI

Para ativar e acessar o seu primeiro cartão virtual, é só fazer assim:

  • Na tela inicial do app, clique em "Meus cartões";
  • Depois selecione "Criar cartão virtual";
  • Dê um nome a ele e clique novamente em "Criar cartão virtual";
  •  Digite sua senha de 4 dígitos, e pronto: você verá todas as informações que precisa saber para usá-lo.

Clientes aprovados para o cartão Nubank com a função crédito devem aguardar até 4 dias após a aprovação para gerar o primeiro cartão virtual.

4. Como desbloquear o cartão de crédito Nubank

Quando seu cartão de crédito Nubank for entregue, basta fazer login no aplicativo instalado no seu celular e seguir o passo a passo:

  • Na tela inicial, clique em “Ativar cartão“;
  • Insira os 4 últimos dígitos que estão no verso do cartão;
  • Clique em “Ativar meu cartão”;
  • Pronto! Não precisa sair de casa ou perder tempo no telefone para desbloquear.

Como usar o cartão de crédito Nubank pela primeira vez?

5. Encontre as informações no app Nubank

O app do Nubank está organizado em três abas de informações, que podem ser acessadas a partir da tela inicial. Elas são identificadas por três símbolos: duas setinhas; um cifrão; e uma sacola de compras. Elas ficam na parte de baixo do app e organizam todas as funcionalidades de um jeito prático. 

  • Transações:  Identificada no menu pelo símbolo de duas setas, uma apontando para cima e outra para baixo. É aqui que você movimenta seu dinheiro. Ela reúne as informações da sua conta do Nubank e do cartão de crédito, além de permitir visualizar os atalhos para realização de Pix, pagamentos, contratação de empréstimos, transferências, depósitos, pagamento de boletos etc.
  • Planejamento: A aba seguinte é identificada por um cifrão. Nela, você pode se organizar e planejar os próximos passos da sua vida financeira. Nessa parte você consegue ver detalhes dos seus investimentos, criptomoedas, seguro de vida e de celular, além de acompanhar como andam seus planos dentro das Caixinhas. Aqui, você cuida do seu dinheiro.
  • Shopping: Essa é a aba onde você encontra novidades e descontos exclusivos nas empresas parceiras do shopping do Nubank.  Ela é identificada no menu por um ícone de sacola de compras.

Alterar dados

No canto superior esquerdo, toque no ícone do bonequinho, que dá acesso ao seu perfil. Basta tocar nele para ajustar configurações e pedir ajuda ao nosso time de atendimento ao cliente por chat e e-mail.

  • Nessa área, clicando em "Editar dados do Perfil", é possível alterar seu nome de preferência, e-mail, telefone, endereço, atualizar o valor da renda mensal, consultar sua senha de 4 dígitos e visualizar as informações sobre juros, tarifas e impostos.

Também é possível acessar os atalhos que direcionam para outras áreas, como Seguro de vida, Notificações, Me ajuda, Informe de rendimentos, Segurança, Open Finance, entre outras.

Como alterar a foto de perfil no app?

Também é possível deixar o app ainda mais com a sua cara, adicionando uma foto sua no perfil. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o aplicativo do Nubank e clique no ícone do bonequinho, acima do seu nome, no canto superior esquerdo;
  2. Vai aparecer um ícone de foto, aí é só você clicar nele;
  3. Caso queira tirar uma foto na hora, escolha a opção “Tirar foto”;
  4. Se preferir usar uma foto do seu álbum, selecione “Escolher foto” (dá pra cortar, ajustar e deixar do jeito que você achar melhor);
  5. Caso deseje remover a foto, basta clicar no ícone e selecionar “Remover foto.”

6. Como alterar o limite e checar a fatura do cartão de crédito Nubank

Para alterar o limite:

  1. Abra o app;
  2. Na parte de cartão de crédito, clique em “Ajustar limite”;
  3. Arrastando o ícone roxo para a esquerda você consegue diminuir o valor e, para a direita, aumentar.

Nós prezamos pela transparência, e queremos que nossos clientes tenham as informações sobre aumento de limite na palma da mão. Por isso, liberamos uma função no aplicativo chamada evolução de limite.

Com essa ferramenta, os clientes poderão visualizar diretamente no aplicativo do Nubank as datas das próximas análises.

Veja o passo a passo para visualizar a próxima avaliação de limite no Nubank

  1. Na tela inicial do app, clique em “Cartão de Crédito”;
  2. Depois, toque em “Ajustar Limite”;
  3. E clique em “Evolução de Limite”.

Fatura do cartão Nubank:

Para visualizar a fatura,  acesse a área de cartão de crédito, na tela inicial. 

A fatura é composta por todas as compras que você faz usando o cartão de crédito no período de um mês. Ou seja: todas as transações feitas usando o cartão virtual ou físico estão lá.

A fatura aberta aparece no seu aplicativo em azul. Ela é como um pacote vazio: a cada compra realizada, o pacote vai enchendo. Na data de fechamento nós calculamos o valor total do seu cartão de crédito Nubank e fechamos o pacote.

Esse pacote passa a ser a sua fatura fechada e aparece no seu app em vermelho. A partir daí, tudo o que for comprado passa para a fatura do mês seguinte. Quando a sua fatura fechar, enviaremos um boleto de pagamento em anexo, por e-mail.

Como consultar e alterar a data de vencimento?

A data de vencimento é o prazo máximo para o pagamento da fatura sem juros. Se quiser consultar ou alterar a data, basta seguir o passo a passo:

  • Na tela inicial, clique no ícone do bonequinho, no canto superior esquerdo, para acessar seu perfil;
  • Depois, toque em "Configurar cartão";
  • Clique em "Vencimento" para visualizar a data;
  • Para alterar, é só escolher outra data de vencimento e clicar em "Alterar vencimento".

7. Pagamentos, boletos e liberação de limite

No dia do fechamento da fatura, enviamos um email com o extrato e o boleto em anexo.

O pagamento pode ser efetuado em lotéricas, qualquer agência bancária, caixa eletrônico ou pelo internet banking do seu banco até a data de vencimento da sua fatura.

Também é possível fazer o pagamento por DDA - Débito Direto Autorizado. Basta ativar essa funcionalidade no seu banco.

E clientes Nu que optarem pelo pagamento do cartão no débito automático podem escolher pagar no dia do fechamento ou do vencimento da fatura.

Se você for cliente Conta também pode pagar a fatura do cartão de crédito Nubank por ela e liberar o seu limite em até 30 minutos.

Após o pagamento, os bancos podem levar até 3 dias úteis para repassar o valor ao Nubank. Por isso, o seu limite pode não ser restabelecido imediatamente. Mas não precisa se preocupar: quando esse pagamento for reconhecido, vamos considerar a data em que o pagamento foi realizado.

Qual é a melhor data para comprar com o cartão?

A melhor data para você realizar compras com seu cartão Nubank é no dia de fechamento da sua fatura.

Ou seja: 7 dias corridos antes da data de vencimento.

A data de vencimento é o prazo máximo para pagar a sua fatura sem juros. A data de fechamento é  sete dias antes, quando fechamos o pacote de compras feitas nos últimos 30 dias.

A gente considera o fechamento o melhor dia porque, a partir dessa data, todas as compras realizadas só serão lançadas na fatura do mês seguinte.

Saiba todas as formas de pagar a fatura do cartão de crédito Nubank

O que é o Nubank Ultravioleta?

O Nubank Ultravioleta é um cartão de crédito da categoria black, que oferece benefícios exclusivos, entre eles o cashback que cresce a 200% do CDI, e que pode ser usado da maneira que o cliente achar melhor.

O cartão tem design moderno: de metal, mais pesado e com a cor roxa escura. Além disso, ele carrega a única informação que importa: seu nome. O número do cartão, data de validade e todas as outras informações ficam guardadas dentro do aplicativo do Nubank.

Saiba tudo sobre o Nubank Ultravioleta

Por que o Nubank Ultravioleta não tem números?

Como cadastrar o Nubank no Google Pay?

Para usar o cartão no Google Pay, basta acessar o app do Nubank. Lá, é só clicar em “Meus cartões" e depois em "Registrar no Google Pay”, na tela inicial. 

O nosso app vai mostrar os cartões disponíveis para registro e, então, basta digitar a senha de 4 dígitos para confirmar a escolha.

Ao continuar a operação, você será automaticamente transferido para o fluxo de confirmação do Google Pay. Depois de ler e aceitar todas as condições e termos da carteira, é só selecionar a forma de verificação do cartão e clicar em “Continuar” para confirmar o registro. 

Veja aqui tudo sobre o Google Pay e Nubank.

Como adicionar seu cartão Nubank no Apple Pay?

Siga as instruções abaixo:

  1. Na tela inicial, acesse “Meus Cartões”
  2. Escolha se quer adicionar o seu cartão virtual ou físico;
  3. Selecione “Configurar” e depois “Adicionar ao Apple Pay”;
  4. Pronto! Você será redirecionado ao app Wallet e basta seguir as instruções na tela para finalizar.

Se preferir, é possível deixar o cartão Nubank como principal: no seu iPhone, abra o app Wallet, pressione e segure o cartão Nubank e então o arraste para a frente dos seus cartões.

Clique aqui para saber mais detalhes sobre Nubank e Apple Pay.

Como adicionar o cartão Nubank no Samsung Pay?

  • Na tela inicial do app Nubank, acesse “Meus Cartões”;
  • Escolha se quer adicionar o seu cartão virtual ou físico;
  • Selecione “Configurar” e, depois, “Adicionar ao Samsung Pay”;
  • Pronto! Você será direcionado para o app Samsung Pay e basta seguir as instruções na tela.

Veja aqui tudo sobre o Nubank e Samsung Pay

Como funciona o cartão do Nubank com a função para construir limite?

Se essa alternativa aparecer no seu aplicativo, o passo a passo para contratar e reservar valores como limite é simples e rápido. Com apenas alguns cliques, você reserva parte do seu dinheiro disponível na conta para usar como limite do seu cartão de crédito. 

Para reservar algum valor como limite, siga os passos abaixo: 

  1. Na tela de cartão de crédito do app, selecione “Ajustar limite” e depois toque em “Reservar como limite”;
  2. Escolha um valor disponível da sua conta do Nubank para reservar como o limite do seu cartão;
  3. Leia e aceite os termos e condições;
  4. Confirme com a sua senha de 4 dígitos;
  5. Pronto! Em poucos minutos o novo limite do seu cartão já estará disponível para uso!

Vale reforçar que o dinheiro reservado como limite não tem rendimentos. 

Como funciona o cartão com a função construir limite no Nubank?

https://www.youtube.com/watch?v=k1JaWcJL7XY

Se o cliente já tiver o cartão de débito do Nubank, a função crédito será ativada na hora. Se não tiver, ele irá receber uma via do roxinho em casa.

Quando você for realizando compras, o valor utilizado fica indisponível para uso na conta como uma medida de segurança, até o pagamento da fatura – assim que ela for paga, o limite é liberado novamente.

Ficou com dúvidas? Basta acessar as nossas FAQs pelo próprio aplicativo: acesse o menu Me Ajuda e selecione as FAQs. Lá, temos as respostas para as principais perguntas dos nossos clientes.

Se precisar, também pode entrar em contato pelos nossos canais oficiais de atendimento. Temos uma equipe de pessoas trabalhando 24 horas por dia para ajudar no que for preciso. 

Assine a newsletter do Nubank e fique por dentro de novidades do mundo financeiro.

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.