Pular navegação

Data de vencimento e data de fechamento da fatura: qual é a diferença?

Entenda cada uma dessas datas e veja como escolher o melhor dia para compras com o cartão de crédito.

Fatura e fechamento: uma ampulheta com material roxo caindo para a parte vazia do objeto.

Data de vencimento da fatura e data de fechamento da fatura. As duas podem confundir a muitos usuários de cartão de crédito e gerar dúvidas na hora de efetuar o pagamento no fim do mês – e, por consequência, até pagar atrasado.

Para evitar confusões, é bom esclarecer:

O que é data de fechamento?

O fechamento é o momento em que a operadora do cartão encerra os gastos que entram naquela fatura específica.

Ou seja: é o dia em que os gastos do mês são compilados e a fatura passa de "aberta" para "fechada". Todas as compras feitas a partir daquele dia só entram na fatura seguinte.

A data de fechamento varia conforme a instituição que emite o cartão, mas, normalmente, ela é alguns dias antes da data de vencimento.

O que é data de vencimento?

O vencimento é o dia em que o cliente precisa de fato pagar a fatura. É a data estipulada pela operadora para que o valor gasto seja pago sem nenhum tipo de juros. Se o pagamento for feito após a data de vencimento, são cobrados juros do usuário.

https://youtu.be/wG3w48dK1zA

Qual é o melhor dia para compra com cartão de crédito?

Geralmente, o cliente tem alguns dias entre a data que a fatura fecha e a que ele precisa efetuar o pagamento. Por isso, a data de fechamento é também o melhor dia de compras. Isso acontece porque o cliente ganha mais tempo para pagar por aquela compra – já que ela será cobrada somente na fatura seguinte.

Quer um exemplo? Suponha que a sua fatura feche dia 20 e vença dia 27. Toda compra feita a partir do dia 20 só entrará na fatura seguinte. Ou seja: se você fizer uma compra no dia 20 de janeiro, só irá pagar esse valor no dia 27 de fevereiro - quando vence a sua próxima fatura.

A fatura do Nubank fecha quantos dias antes do vencimento?

Se você é cliente do cartão de crédito Nubank, a sua data de fechamento é sempre 7 dias corridos antes da data de vencimento. Por exemplo, se a sua fatura fecha no dia 20, o vencimento será dia 27.

No nosso app, criamos uma experiência simples e fácil para que nossos clientes consigam controlar melhor seus gastos.

Como ver a data de fechamento do cartão Nubank?

No próprio aplicativo, selecione suas configurações pessoais, tocando no seu nome na tela inicial. Vá em "Configurar cartão", depois em "Vencimento".

Ou entre no painel de cartão de crédito, deslize a tela inicial para a esquerda duas vezes e clique na sua fatura aberta (em azul) ou fechada (em vermelho) para visualizar suas datas de vencimento e fechamento logo abaixo do valor total da sua fatura.

Posso alterar as data de fechamento e vencimento do cartão Nubank?

A data de vencimento pode, sim, ser alterada pelo aplicativo. Ou seja: você pode escolher o melhor dia para pagar a sua fatura.

Mudando o dia do vencimento, o fechamento é modificado automaticamente (lembrando que ele acontece sempre 7 dias antes do vencimento da sua fatura).

Para alterar a data de vencimento, basta entrar no app do Nubank e:

  • Selecionar suas configurações pessoais tocando no seu nome na tela inicial. Vá em "Configurar cartão", depois em "Vencimento";
  • Clicar no botão que mostra a sua próxima data de vencimento;
  • Selecionar o novo dia de vencimento. Neste momento, você verá uma simulação de como ficarão as suas próximas datas de vencimento e de fechamento;
  • Se as datas estiverem ok, clique em "Alterar". Atenção: uma nova alteração só poderá ser feita em 90 dias. Se você estiver de acordo, é só clicar em "Confirmar".

Paguei a fatura antecipada. E agora? Se eu fizer uma compra ela vai entrar no mês seguinte?

O pagamento antecipado (feito antes do dia do vencimento) não fecha a fatura. Tudo o que for comprado até o dia anterior do fechamento irá entrar na fatura em aberto (que aparece em azul no seu aplicativo).

Qual o melhor dia de compra com o cartão Nubank?

Como a fatura do cartão Nubank fecha 7 dias antes do vencimento, o melhor dia para compra é no dia do fechamento.

Digamos que sua fatura vença no dia 1º de novembro. O fechamento vai ser dia 25 de outubro, sendo este o melhor dia para comprar com o cartão de crédito.

Dessa forma, a compra entrará na fatura do mês seguinte e você terá um tempo maior para pagar por ela.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.