Pular navegação

Atrasei minha fatura. E agora?

Saiba o que fazer quando não conseguir pagar a conta do seu cartão de crédito até a data de vencimento.

Com as dezenas de tarefas do dia-a-dia, esquecer de pagar a fatura do cartão de crédito não é tão incomum assim. Da mesma forma, vencimentos que caem em feriados e fins de semana podem causar confusão e imprevistos podem comprometer o orçamento mensal. Caso você não efetue o pagamento até a data de vencimento da sua fatura, juros e encargos serão cobrados de acordo com os dias em que ela ficou em atraso, segundo a regulamentação do Banco Central. Mas, calma! Há formas de resolver essa pendência. Abaixo, indicamos os caminhos a seguir para não ficar inadimplente.

1. Gerar um novo boleto

Se você não efetuou o pagamento do total da fatura até o vencimento, mas tem o dinheiro para quitá-la, a solução é simples: basta gerar outro boleto e a data de vencimento será atualizada – lembrando que os juros são cobrados considerando os dias em que ela ficou em atraso.

2. Pagar o mínimo da fatura

É importante ficar atento ao contrato da operadora do seu cartão de crédito. Algumas empresas exigem que o cliente pague o total da fatura até a data de vencimento. Outras permitem pagar o valor mínimo. Se optar por este caso, a quantia restante será financiada pelo rotativo, com juros. No entanto, a porcentagem é menor do que os juros cobrados de mora (que ocorrem quando o cliente não paga nenhum valor). No vídeo abaixo, entenda melhor no que implica pagar o mínimo da fatura: https://www.youtube.com/watch?v=z3QXBQvJKFQ

3. Parcelar o valor

Quando o cliente não consegue pagar o valor integral e atrasa a fatura, ele pode entrar em contato com a instituição financeira responsável pelo seu cartão e fazer um parcelamento. Assim, a quantia total é dividida em algumas vezes e pode ser paga mensalmente (conforme acordado com a empresa). Neste caso, há a cobrança de encargos, que deve ser menor do que os juros de mora e que o rotativo. Ao parcelar a fatura, o usuário regulariza a situação com a empresa de cartão de crédito, pois, uma vez que existe um parcelamento, o cliente já não fica mais em atraso.
Lembre-se: vencimentos que caem em fins de semana e feriados passam, automaticamente, para o próximo dia útil e podem ser pagos normalmente, em caixas eletrônicos, casas lotéricas e pelo internet banking do banco instalado no celular.
É preciso sempre ter em mente que atrasos no pagamento do cartão de crédito podem levar ao envio das informações aos órgãos de proteção ao crédito, ao bloqueio e até cancelamento do cartão. No fim das contas, o ideal é sempre buscar regularizar a situação o mais rápido possível. Às vezes, as circunstâncias nos impedem de cumprir o cenário ideal, mas, com as informações em mãos, é possível escolher a opção mais adequada. Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.