Os brasileiros já não vivem mais sem o Pix, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central em 2020. Em dezembro de 2022, o Pix registrou número recorde de transações em um único mês: foram quase 2,9 bilhões de transferências. Tanto sucesso fez o mercado criar novas possibilidades de uso da ferramenta, como é o caso do Pix no crédito, que permite usar o crédito do cartão em transações Pix.
Conheça o Pix no crédito do Nubank
Mas, em uma compra parcelada, qual a diferença entre o Pix no crédito e o pagamento com cartão de crédito? Entenda abaixo as diferenças e semelhanças entre as duas modalidades e quando usar cada opção.
Pix no crédito ou compra parcelada no cartão de crédito: como funciona cada opção
O cartão de crédito é um meio de pagamento que tem uma linha de crédito pré-aprovada por trás, que é o limite do cartão. É o valor máximo que uma instituição financeira pode liberar para alguém usar no curto prazo e sem juros, caso o pagamento desse empréstimo aconteça até a data de vencimento da fatura.
No vídeo abaixo, entenda como funciona o limite de um cartão de crédito.
Com o cartão, você faz pagamentos que serão cobrados na sua fatura seguinte ou em faturas futuras, se ocorrer o parcelamento.
Já o Pix no crédito é a possibilidade de fazer transações via Pix usando o limite do cartão de crédito. Ou seja, a cobrança também chega na sua fatura e há possibilidades de parcelamento – como é o caso do Pix no crédito do Nubank, por exemplo.
Nas duas modalidades o consumidor pode fazer parcelamentos que chegam na fatura do cartão. Além disso, as duas opções permitem concentrar os gastos num único lugar: na fatura, facilitando a organização financeira.
Pix no crédito ou compras parceladas no cartão de crédito: quais as diferenças?
Confira as diferenças entre as modalidades:
Parcelamento para pessoas físicas: o cartão é usado para pagar autônomos e empresas que façam as cobranças em algum sistema de pagamentos, como uma maquininha, que pode ou não ter juros. Já o Pix no crédito pode ser usado também para parcelar transferências para pessoas físicas e não tem a necessidade de passar por um sistema (que, às vezes, pode significar um desconto na negociação, compra ou pagamento) – os valores são enviados direto para a conta de quem recebe.
Tempo de recebimento: Para compra parcelada, dependendo do cartão e da maquininha, as empresas recebem o valor da compra que você fez depois de um período, que pode chegar a 30 dias. Com o Pix no crédito, esse pagamento cai na hora para quem recebe, assim como um Pix comum, feito utilizando o saldo da conta, mesmo se você parcelar o valor.
Taxas e juros: o cartão de crédito não cobra juros se o pagamento da fatura acontecer no prazo de vencimento da fatura. Dependendo das regras desse cartão, pode haver cobrança de anuidade (não é o caso do Nubank). O Pix no crédito cobra juros e IOF por transação. Lembrando que existe a possibilidade de parcelar a fatura do cartão ou realizar um parcelamento de compras realizadas à vista, no estabelecimento. Muitas vezes, as lojas que oferecem o parcelamento sem juros, também disponibilizam desconto para pagamento com Pix ou à vista. Então, vale ficar atento e pesquisar.
Com ou sem maquininha: diferentemente do de compras feitas com o cartão de crédito, não é necessária uma maquininha para a realização de um pagamento ou transferência com o Pix no crédito.
Leia também:
Quais os diferentes tipos de limite de cartão de crédito?
Como usar o Pix com cartão de crédito sem se enrolar?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.