Imprevistos acontecem e às vezes comprometem o orçamento, interferindo no planejamento financeiro. Se o cliente que possui um cartão de crédito não conseguir realizar o pagamento do valor total da fatura até o vencimento, ele pode optar por fazer um parcelamento, pagar o mínimo ou mesmo qualquer quantia (ainda que seja menor que o total). O restante será financiado pelo crédito rotativo.
Mas, o que é o crédito rotativo? Veja, abaixo, o que significa essa opção disponível para o usuário do cartão de crédito.
O que é crédito rotativo?
O rotativo é um tipo de crédito que pode ser oferecido aos clientes de cartão de crédito que não conseguem pagar a fatura por inteiro - isso é, o valor total dela.
Quando a pessoa paga uma quantia menor que o total da fatura, o valor restante entra na fatura seguinte – e sobre este valor em aberto são cobrados juros.
Na prática, entrar para o rotativo significa que o cliente está pagando juros em cima do valor que não conseguiu quitar.
Quando o crédito rotativo pode ser cobrado?
Com as regras do cartão de crédito estabelecidas em abril de 2017, só é possível usar o crédito rotativo uma vez por mês. O Conselho Monetário Nacional (CMN) exige dos bancos transferir essa dívida para o crédito parcelado.
Como não entrar no crédito rotativo?
Algumas atitudes simples podem evitar que o usuário precise da opção do crédito rotativo.
- Saiba quais são as taxas de juros cobradas (verifique com seu banco);
- Anote seus gastos para ter um controle e não gastar mais do que pode pagar;
- Sempre que puder, pague o total da fatura para evitar qualquer tipo de juros;
Lembrando que é melhor pagar qualquer valor do que não pagar nada e deixar a fatura total em atraso.
Veja aqui como funciona o parcelamento da fatura do cartão Nubank
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.