Pular navegação

Antecipação de recebíveis: como funciona essa modalidade de crédito para empresas?

Empreendedores que precisam adiantar o recebimento das vendas podem contar com a antecipação de recebíveis. Saiba mais sobre essa forma de conseguir um fôlego no caixa da sua empresa.

Foto de três pessoas: dois homens e uma mulher negra mais atrás na imagem. Eles estão olhando para o notebook, o loiro que está sentado segura uma xícara de café da mão. A mulher segura uma pasta e lê documentos. Eles estão em um escritório, com mesas, canetas, luminárias e vaso de planta.

O mês está chegando ao fim e você percebeu que vai faltar dinheiro para fechar o caixa? A empresa precisa garantir recursos para uma entrega nas próximas semanas? Se você quer colocar as finanças do seu negócio em dia, mas não gostaria de recorrer ao empréstimo para pessoa jurídica, a antecipação de recebíveis pode ser uma boa alternativa.

Ela permite que empreendedores recebam o pagamento pela venda de produtos e serviços antes do prazo previsto. Ou seja, que eles tenham acesso a valores futuros de forma adiantada.

Porém, antes de optar pela modalidade, é importante se planejar para não prejudicar a saúde financeira do seu negócio. Saiba mais abaixo sobre a antecipação de recebíveis.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

O processo de antecipação de recebíveis pode variar de uma instituição para outra mas, geralmente, funciona da seguinte maneira:

  • A pessoa empreendedora que deseja adiantar o recebimento de parcelas futuras (de compras parceladas) deve procurar a instituição financeira que oferece essa modalidade de crédito e verificar as condições da operação;
  • O banco faz um cadastro do seu negócio no sistema, solicitando os documentos necessários e os dados da conta em que deseja receber o dinheiro. Após esse procedimento, você deverá enviar as notas fiscais, cheques e outros recebíveis para que a instituição avalie;
  • Além das taxas de juros para fazer o adiantamento, também é informado o prazo para que o dinheiro seja disponibilizado na conta da empresa;
  • Após análise, você será informado se a sua solicitação de antecipação foi total ou parcialmente aprovada – ou seja, se será possível antecipar ou não todos os recebíveis desejados;
  • Depois disso, é preciso assinar os documentos para que o dinheiro seja liberado diretamente na sua conta.

Além de parcelas de compras efetuadas com cartão de crédito, a instituição financeira pode antecipar o pagamento de cheques pré-datados, boletos, carnês, duplicatas, entre outros.

Quais são os tipos de recebíveis?

Boleto bancário

Os boletos emitidos para seus clientes podem ser antecipados por meio do banco emissor.

Cartão de crédito

Quando um cliente realiza uma compra de sua mercadoria e parcela o valor, você pode receber o dinheiro de uma vez. A quantia total poderá ser antecipada no dia seguinte da realização da venda.

Cheque

Nessa alternativa, chamada de “Desconto de Cheque Pré-Datado”, o processo é semelhante ao do cartão de crédito. Você realiza o cadastro em uma empresa que faz esse serviço e envia todos os documentos solicitados, incluindo os cheques que deverão ser antecipados. 

Depósitos

Os depósitos realizados em conta corrente também podem ser antecipados. Esse tipo de antecipação costuma ser feita para adiantar duplicatas emitidas sem boletos. Lembrando que duplicatas são títulos de crédito que representam uma venda a prazo.

Contratos de lotes futuros

Os contratos futuros são negociados na Bolsa de Valores e consistem em um acordo entre comprador e vendedor sobre um determinado ativo. Nesses casos, a operação será executada no futuro.

O preço desta venda futura é determinado no momento da compra e sofre ajustes diários a cada encerramento de pregão na Bolsa de Valores.

O contrato conta com as datas de compra e venda da operação. No vencimento, o comprador vai comparar lucro ou prejuízo, conforme o cálculo realizado com base nos ajustes diários no período.

Caso o contrato futuro seja liquidado antes do prazo acordado, o comprador revende o mesmo e passa para a posição de vendedor.

Carnês

Para realizar a operação, basta procurar sua instituição financeira e solicitar o serviço. Lembrando que a antecipação do carnê pode envolver custos cobrados pelo banco.

Duplicatas

As duplicatas são documentos que comprovam a compra, venda e promessa de pagamento. Ela deve ser emitida pela empresa com a nota fiscal e assinada pelo comprador. Também deve especificar o valor e a data de vencimento da dívida.

Quais as taxas cobradas pela antecipação de recebíveis?

A taxa de juros para antecipação de recebíveis pode variar de 2% a 15%, a depender da instituição, do valor a antecipar e do prazo dos recebíveis negociados. O perfil do negócio e segmento de mercado também podem influenciar na taxa cobrada.

Qual a diferença entre antecipação de recebíveis e empréstimo?

O empréstimo para pessoa jurídica possui diferenças se comparado à antecipação de recebíveis. Basicamente, o primeiro é um dinheiro que a instituição financeira empresta ao empreendedor (e que deve ser devolvido). A segunda opção é um valor recebido antecipadamente por vendas já feitas. Saiba mais detalhes abaixo:

Empréstimo 

O empréstimo pode ser solicitado ao seu banco ou instituição financeira. A quantia é disponibilizada mediante análise de crédito e envio de documentos que comprovem a saúde financeira da empresa. 

As parcelas são pagas mensalmente e incluem juros e IOF. Por isso, verifique as informações do contrato com atenção.

Antecipação de recebíveis

Já a antecipação de recebíveis é a possibilidade de receber antecipadamente um dinheiro que a empresa teria direito no futuro. Ou seja, as parcelas que cairiam mês a mês, são depositadas na conta imediatamente e a empresa tem acesso ao valor líquido.

Além disso, na antecipação, o risco de inadimplência é baixo, pois o pagamento será efetuado conforme negociado. Isso proporciona taxas menores.

Capital de Giro do Nubank: empréstimo para quem tem conta PJ 

Quem tem conta PJ do Nubank pode ter acesso ao Capital de Giro, um empréstimo para os clientes que são donos de negócio usarem na empresa para objetivos de curto ou longo prazo.

É possível escolher o valor, receber na hora e pagar de forma parcelada em alguns meses. Tudo 100% digital e livre de burocracias. Durante a contratação, o Nubank disponibiliza as informações necessárias para que você entenda as condições e os valores – sem surpresas desagradáveis.

Capital de Giro do Nubank: conheça a solução para sua empresa ganhar um fôlego no caixa

https://www.youtube.com/watch?v=kcG6Xjh-dNo

Leia também: 

Gestão do tempo: 4 estratégias para aumentar a produtividade do seu negócio

Oportunidade de negócio: como identificar?

Gestão empresarial: como automatizar os processos do seu negócio?

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.