Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Dicionário Financeiro O que é esse tal pregão ...

O que é esse tal pregão da bolsa de valores?

Entenda como funciona o período de compra e venda de ações da bolsa de valores brasileira.

Quem está começando a aprender sobre ações provavelmente vai esbarrar com a palavra pregão em algum momento – geralmente acompanhada de expressões como “ao fim do”, “no fechamento” ou “na abertura”.

Se esse é seu caso e você quer entender por que tanto falam desse tal pregão, saiba que é mais simples do que parece. Abaixo, descubra o que é pregão e como ele funciona na bolsa de valores oficial do Brasil, a B3.

Afinal, o que é o pregão da bolsa de valores?

Basicamente, o pregão da bolsa de valores é o período de negociação de ações e outros ativos – dólar, opções, contratos futuros, entre outros. Em outras palavras, é o período em que pessoas (físicas ou jurídicas) podem comprar e vender na bolsa e que ela está, de fato, aberta.

Essa é uma prática comum nas bolsas de valores ao redor do mundo – e cada uma tem suas particularidades. Por isso, vamos focar em como funciona o pregão para ações da B3, a bolsa de valores oficial do Brasil.

Como funciona o pregão da B3?

O pregão na bolsa de valores brasileira é online – chamado de pregão eletrônico ou digital. Isso garante que qualquer pessoa com acesso à internet – e uma conta em corretora de investimentos – possa comprar e vender ativos negociados na bolsa, como ações.

Até 2005, existia também na bolsa brasileira o pregão por comandos de voz – aquela cena clássica de filmes com homens ao telefone gritando em salas cheias de telas com números.

Nessa modalidade, algumas poucas pessoas faziam as negociações presencialmente a partir de ordens de compra e venda que chegavam pelo telefone. Com o pregão digital, qualquer pessoa pode fazer isso.

Outro ponto importante é que o pregão da B3 para ações tem cinco etapas: cancelamento de ofertas, pré-abertura do mercado, negociação, call de fechamento e after market. Cada uma tem um papel e um horário diferente.

Cancelamento de ofertas

O dia na B3 em relação às ações começa às 9h30 com o cancelamento de ofertas, período em que papéis de compra e venda que sobraram do pregão do dia anterior são anulados. Essa etapa termina às 9h45.

Pré-abertura do mercado

Assim que o cancelamento de ofertas termina, começa a pré-abertura do mercado – que vai das 9h45 às 10h. Neste momento, o sistema da B3 registra as ordens de compra e venda dos investidores.

É importante lembrar, entretanto, que nenhuma dessas ordens é finalizada até a abertura oficial do mercado, às 10h – apesar de já definirem o preço de abertura das ações.

Negociação

Às 10h começa o período oficial de negociação na B3 para os investidores – quando ações são compradas e vendidas, os preços flutuam e os indicadores alternam entre verde e vermelho. Esse momento vai até às 16h55, quando as negociações são encerradas para a maioria dos mercados.

Call de fechamento

Em seguida vem a call de fechamento com investidores, quando ocorre um leilão que determina os preços de fechamento dos ativos que compõem o índice Ibovespa. A call de fechamento termina às 17h ou às 17h15, dependendo do mercado negociado.

After market

O pregão termina com o after market, momento em que investidores que não conseguiram comprar ou vender seus ativos durante o período de negociação têm mais uma chance para isso.

Mas, atenção: as ações negociadas no after market devem fazer parte do índice Ibovespa e/ou do índice Brasil e ter sido transacionadas, no mesmo dia, durante o período normal de negociação.

Além disso, o preço não pode variar mais de 2% em relação ao preço de fechamento do dia; existe um limite de operação de R$900 mil reais por CPF; e os ativos só serão negociados à vista.

Durante o after market, existe o período de cancelamento de ofertas (que começa às 17h25 para o mercado a vista e 17h15 para o fracionário) e o período de negociação, que vai das 17h30 às 18h – quando o pregão é oficialmente encerrado.

Resumindo as etapas…

  • 9h30 às 9h45: cancelamento de ofertas;
  • 9h45 às 10h: pré-abertura do mercado;
  • 10h às 16h55: negociação
  • 16h55 às 17h (ou 17h15, dependendo do mercado): call de fechamento;
  • 17h15 às 18h: after market.

Lembrando que o pregão da B3 acontece de segunda à sexta-feira – exceto feriados – e que cada bolsa no mundo tem seu próprio horário.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4.17

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post