Pular navegação

O que é esse tal pregão da Bolsa de Valores?

Entenda como funciona o período de compra e venda de ações da bolsa de valores brasileira.

Pregão bolsa de valores: Mão lançando moedas e alguns círculos roxos

Quem está começando a aprender sobre ações provavelmente vai esbarrar com a palavra pregão em algum momento – geralmente acompanhada de expressões como "ao fim do", "no fechamento" ou "na abertura".

Se esse é seu caso e você quer entender por que tanto falam desse tal pregão, saiba que é mais simples do que parece. Abaixo, descubra o que é pregão e como ele funciona na Bolsa de Valores oficial do Brasil, a B3.

Afinal, o que é o pregão da Bolsa de Valores?

Basicamente, o pregão da Bolsa de Valores é o período de negociação de ações e outros ativos – dólar, opções, contratos futuros, entre outros. Em outras palavras, é o período em que pessoas (físicas ou jurídicas) podem comprar e vender na bolsa e que ela está, de fato, aberta.

https://www.youtube.com/watch?v=TmylgeB7sNE&t=8s

Essa é uma prática comum nas Bolsas de Valores ao redor do mundo – e cada uma tem suas particularidades. Por isso, vamos focar em como funciona o pregão para ações da B3, a Bolsa oficial do Brasil.

Como funciona o pregão da B3?

O pregão na Bolsa de Valores brasileira é online – chamado de pregão eletrônico ou digital. Isso garante que qualquer pessoa com acesso à internet – e uma conta em corretora de investimentos – possa comprar e vender ativos negociados na Bolsa, como ações.

Até 2005, existia também na Bolsa brasileira o pregão por comandos de voz – aquela cena clássica de filmes com homens ao telefone gritando em salas cheias de telas com números.

Nessa modalidade, algumas poucas pessoas faziam as negociações presencialmente a partir de ordens de compra e venda que chegavam pelo telefone. Com o pregão digital, investidores comuns fazer isso.

Outro ponto importante é que o pregão da B3 para ações tem cinco etapas: cancelamento de ofertas, pré-abertura do mercado, negociação, call de fechamento e after market. Cada uma tem um papel e um horário diferente.

Cancelamento de ofertas

O dia na B3 em relação às ações começa às 9h30 com o cancelamento de ofertas, período em que papéis de compra e venda que sobraram do pregão do dia anterior são anulados. Essa etapa termina às 9h45.

Pré-abertura do mercado

Assim que o cancelamento de ofertas termina, começa a pré-abertura do mercado – que vai das 9h45 às 10h. Neste momento, o sistema da B3 registra as ordens de compra e venda dos investidores.

É importante lembrar, entretanto, que nenhuma dessas ordens é finalizada até a abertura oficial do mercado, às 10h – apesar de já definirem o preço de abertura das ações.

Negociação

Às 10h começa o período oficial de negociação na B3 para os investidores – quando ações são compradas e vendidas, os preços flutuam e os indicadores alternam entre verde e vermelho. Esse momento vai até às 16h55, quando as negociações são encerradas para a maioria dos mercados.

Call de fechamento

Em seguida vem a call de fechamento com investidores, quando ocorre um leilão que determina os preços de fechamento dos ativos que compõem o índice Ibovespa. A call de fechamento termina às 17h ou às 17h15, dependendo do mercado negociado.

After market

O pregão termina com o after market, momento em que investidores que não conseguiram comprar ou vender seus ativos durante o período de negociação têm mais uma chance para isso.

Mas, atenção: as ações negociadas no after market devem fazer parte do índice Ibovespa e/ou do índice Brasil e ter sido transacionadas, no mesmo dia, durante o período normal de negociação.

Além disso, o preço não pode variar mais de 2% em relação ao preço de fechamento do dia; existe um limite de operação de R$900 mil reais por CPF; e os ativos só serão negociados à vista.

Durante o after market, existe o período de cancelamento de ofertas (que começa às 17h25 para o mercado a vista e 17h15 para o fracionário) e o período de negociação, que vai das 17h30 às 18h – quando o pregão é oficialmente encerrado.

Resumindo as etapas…

  • 9h30 às 9h45: cancelamento de ofertas;
  • 9h45 às 10h: pré-abertura do mercado;
  • 10h às 16h55: negociação
  • 16h55 às 17h (ou 17h15, dependendo do mercado): call de fechamento;
  • 17h15 às 18h: after market.

Lembrando que o pregão da B3 acontece de segunda à sexta-feira – exceto feriados – e que cada Bolsa no mundo tem seu próprio horário.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.