Pular navegação

Quando cai o décimo terceiro?

Você piscou e já é quase fim de ano. Calma! A parte boa é que tem uma graninha para entrar. Veja aqui quando cai o 13º salário.

Pagamento décimo terceiro salário: relógio roxo com uma moeda de um real na frente sobre um fundo preto

Natal, happy hour da empresa, Black Friday, amigo secreto, viagem de Ano Novo.... A lista de gastos de fim do ano só cresce conforme o segundo semestre avança. A boa notícia é que, justamente nesse momento, entra uma renda extra: o décimo terceiro. Mas... Quando cai o pagamento do 13º salário 2021?

O décimo terceiro pode ser pago até quando?

O décimo terceiro pode ser pago de duas formas diferentes: em duas parcelas ou de forma integral. No caso de uma parcela única, ele deve ser pago até 30 de novembro. Em caso de duas parcelas, a primeira deve ser paga até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.

Que dia cai o décimo terceiro?

Não existe um dia correto para o décimo terceiro cair em sua conta, já que as datas de 30 de novembro e 20 de dezembro são os prazos máximos. Ou seja, as empresas podem escolher fazer os pagamentos antes, se desejarem.

Assim, fica a critério do pagador essa data (contanto que não ultrapassem os prazos máximos), podendo ser em conjunto com o salário normal ou em uma folha suplementar de pagamento.

O que diz a CLT sobre o 13º salário?

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) fundamenta e torna obrigatório, para quem é contratado por esse regime, o pagamento do décimo terceiro salário

Assim, o 13ª é um direito garantido dentro da CLT. Caso o empregador não cumpra com esse direito, ele poderá sofrer multas e processos trabalhistas.

Porém, em caso de demissão por justa causa, o direito garantido será cessado e o empregado não receberá esse salário nem mesmo de forma proporcional aos dias trabalhados.

O que mudou no décimo terceiro com a reforma trabalhista?

A reforma trabalhista não realizou mudanças ou qualquer tipo de alteração em relação ao décimo terceiro. Isso significa que sua garantia como direito e os prazos e formas de pagamento se mantêm.

Como é calculado o pagamento do décimo terceiro salário?

A conta para calcular o 13º confunde muita gente, mas ela não é tão complexa quanto parece. Basicamente:

  • A primeira parcela do 13º é calculada com base no salário do mês imediatamente anterior ao pagamento. Ela não sofre dedução de impostos.
  • A segunda parcela do 13º incide sobre o salário de dezembro, descontado o valor já pago na primeira parcela. Esse segundo pagamento sofre os descontos relativos ao INSS e ao imposto de renda.

Com isso em mente, basta saber em qual dessas duas categorias você se encaixa:

1. Trabalhadores que ficaram durante todo o ano na empresa

O 13º de quem passou o ano inteiro em uma mesma empresa é equivalente a um salário inteiro. Simples assim. A primeira parcela, como explicamos acima, corresponderá à metade do salário do mês anterior, enquanto a segunda recebe deduções de INSS e Imposto de Renda.

2. Trabalhadores que estão há menos de um ano na empresa

Neste caso, o 13º será proporcional ao tempo trabalhado. Para calculá-lo, seu RH faz essa conta:

  • O valor do seu salário bruto é dividido por 12;
  • O resultado é multiplicado pelo número de meses trabalhados. Este é o seu 13º.

Quer saber mais detalhes de como calcular seu 13º salário? Veja aqui

Décimo terceiro 2022

Abaixo, você encontra algumas dúvidas sobre o 13º no ano de 2022. Para detalhes, confira o conteúdo completo sobre o décimo terceiro deste ano.

Qual o valor do décimo terceiro em 2022?

O décimo terceiro em 2022, assim como em qualquer ano, é sempre o valor correspondente ao tempo de trabalho de uma pessoa no regime CLT. Basicamente, se você trabalhou por 12 meses, receberá o valor correspondente ao seu salário base.

Mas, fique atento: existem algumas diferenças no cálculo do décimo terceiro para quem trabalhou o ano todo e para quem trabalhou parcialmente. Além disso, os descontos também podem variar de acordo com valores e parcelamento. Sempre confira com detalhes e, em caso de dúvidas, procure o RH de sua empresa.

Quando sai o décimo terceiro 2022?

Em 2022, o pagamento do décimo terceiro continua seguindo a Lei nº 4.090/1962. Os prazos máximos de pagamento são 30 de novembro (para a primeira parcela e parcela única) e 20 de dezembro (para a segunda parcela)

Este ano, especialmente, no caso de aposentados e beneficiários do INSS, o pagamento das duas parcelas foi realizado até junho de 2022.

Quando sai a segunda parcela do décimo terceiro 2022?

A segunda parcela do décimo terceiro 2022, assim como em outros anos, deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

Quem pode solicitar a antecipação do décimo terceiro?

Pessoas com crédito no mercado podem solicitar a antecipação do décimo terceiro via sua instituição financeira. Lembrando: isso é um empréstimo e, portanto, a negociação do adiantamento e dos juros acontece com a própria instituição financeira (como o banco).

Além disso, qualquer pessoa em regime CLT em cargos não públicos pode tentar, junto a seus superiores e ao RH da empresa, negociar essa antecipação.

Como usar o décimo terceiro salário?

Não tem resposta exata para isso. O fim de ano é um período de muitas despesas, e o 13º salário pode ser uma maneira de gastar sem fazer parcelas no cartão de crédito.

Mas, para o bem do seu controle financeiro, é recomendável que você se esforce para guardar ao menos uma parte do 13º. Pode ser para sua reserva de emergência, se não tiver uma montada, ou até para um projeto ou meta específica, como uma viagem.

Lembre-se: o 13º é uma gratificação pelo trabalho duro que você realizou ao longo de um ano inteiro; vale a pena guardar parte dele para investir em você mesmo.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.