Pular navegação

Carteira digital é segura? Saiba quais cuidados tomar

Pagar com carteiras digitais é seguro – mas, como todo pagamento feito de forma digital, é importante tomar algumas medidas para se precaver.

uma mão com celular aproximando-o da maquininha para pagar

As carteiras digitais estão se popularizando: no final de 2019, cerca de 61% dos brasileiros já optavam por essa forma de pagamento, segundo uma pesquisa realizada pela IDC (Corporação Internacional de Dados, em português). Mas, assim como outros meios de pagamento, a carteira digital só é segura se certos cuidados forem tomados pelos usuários.

Carteira digital é um tipo de aplicativo que armazena dados de cartões de crédito e débito – e, em alguns casos, dinheiro também – para realizar transações em lojas físicas e virtuais usando o celular, o smartwatch ou algum outro dispositivo digital. Existem diferentes apps que prestam esse serviço, como o Google Pay, por exemplo.

Veja aqui como fazer pagamentos usando carteiras digitais

É seguro pagar com carteira digital?

Resposta curta: sim, pode ficar tranquilo. Dados pessoais, número e prazo de validade do cartão são criptografados por mecanismos de proteção, ou seja, o estabelecimento não tem acesso às suas informações.

Como fazer pagamento por aproximação com o celular?

O que é criptografia?

Cuidados ao usar carteira digital

As carteiras digitais - como outros meios de pagamento virtual - exigem alguns cuidados quando o assunto é segurança:

  • Senha: cadastre uma senha forte. Algumas pessoas costumam usar a mesma senha em todos os cadastros, mas isso é pouco seguro – se ela for exposta, será possível acessar qualquer conta do mesmo usuário. Por isso, evite usar senhas iguais e busque criar um código forte. Lembre-se que este é um app com acesso a seus cartões e que você realmente não quer ninguém entrando nele;
  • Celular desbloqueado: autorize compras apenas quando o seu aparelho estiver desbloqueado. Basta ativar essa opção nas configurações das carteiras digitais. Isso torna o fluxo mais seguro;
  • Celular roubado: se seu celular for roubado, bloqueie seus cartões cadastrados. Assim, mesmo que a pessoa consiga acessar a carteira digital, ela não conseguirá realizar nenhum pagamento com ela.

Teve o celular roubado? Veja o que fazer

Quer saber mais sobre pagamentos por aproximação? Leia também:

O que é NFC? Saiba como funciona essa tecnologia

Por que não usar a mesma senha em vários serviços online?

Como funciona o Google Pay?

Google Pay e Nubank: como pagar com o roxinho usando a carteira digital

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.