Pular navegação

Carteira digital é segura? Saiba quais cuidados tomar

Pagar com carteiras digitais é seguro – mas, como todo pagamento feito de forma digital, é importante tomar algumas medidas para se proteger de problemas.
Imagem padrão

A carteira digital é um meio de pagamento que vem ganhando destaque no mercado: 48% dos brasileiros já utilizam esse sistema para pagar por suas compras, segundo pesquisa da Opinion Box. E, assim como os demais métodos de pagamento, a carteira digital também requer alguns cuidados para garantir mais segurança.  

Para fazer os pagamentos, você deve cadastrar um cartão de crédito ou débito no app da carteira digital do seu smartphone (como Google, Apple e Samsung Pay) – e aí é que mora o cuidado redobrado. 

Confira mais detalhes para se proteger a seguir. 

Como pagar com uma carteira digital?

A carteira digital pode ser usada tanto para pagamentos presenciais, por aproximação em uma maquininha de cartão de um estabelecimento físico, quanto para pagamentos online, em lojas virtuais.

É seguro pagar com carteira digital?

Sim, pode ficar tranquilo. Dados pessoais, número e prazo de validade do cartão são criptografados por mecanismos de proteção, ou seja, o estabelecimento não tem acesso às suas informações.

No Nubank, você ainda pode aumentar as camadas de segurança para a sua carteira digital, cadastrando um cartão virtual para fazer o pagamento pelos aplicativos. Dessa forma, com um cartão exclusivo para esse uso, fica mais fácil acompanhar os detalhes, evitando que você tenha que esperar uma segunda via física em caso de problemas.  

Cuidados ao usar carteira digital

Ainda que as transações sejam feitas no ambiente seguro do aplicativo, existem algumas práticas que podem ajudar a aumentar a segurança de uma carteira digital, como: 

  • Senha: cadastre uma senha forte. Algumas pessoas costumam usar a mesma senha em todos os cadastros, mas isso é pouco seguro, pois se ela for exposta, será possível acessar qualquer conta do mesmo usuário. Por isso, evite usar senhas iguais e busque criar um código forte. Lembre-se que este é um app com acesso a seus cartões e que você realmente não quer ninguém entrando nele;
  • Celular desbloqueado: autorize compras apenas quando o seu aparelho estiver desbloqueado. Basta ativar essa opção nas configurações das carteiras digitais. Isso torna o fluxo mais seguro;
  • Celular roubado: se seu celular for roubado, bloqueie seus cartões cadastrados. Assim, mesmo que a pessoa consiga acessar a carteira digital, ela não conseguirá realizar nenhum pagamento com ela.

Quer saber mais sobre pagamentos por aproximação? Leia também:

O que é NFC? Saiba como funciona essa tecnologia

Por que não usar a mesma senha em vários serviços online?

Como funciona o Google Pay?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.