Pular navegação

Como pagar com Pix? Veja diferentes formas de usar o recurso

Seja em compras presenciais ou online, o novo meio de pagamento instantâneo traz mais agilidade e praticidade às transações.

Como pagar com Pix: fotografia de um dardo enfincado em um alvo amarelo no centro, vermelho e azul. Créditos da imagem: Ricardo Arce

Sabe aquela frustração de comprar um produto usando boleto e ter de esperar até um dia útil para o pagamento ser reconhecido? Com o Pix, você não precisa mais passar por isso: em pouco tempo o dinheiro cai na conta da empresa e sua compra já é liberada. Entenda abaixo como pagar com Pix e tornar suas compras mais ágeis e práticas.

Como pagar com Pix?

É possível pagar com Pix tanto em compras presenciais quanto em compras online usando QR Code, Pix Copia e Cola, uma chave e até os dados da conta. Também dá para usar essas formas para quitar conta de luz, alguns tributos e até recarregar o celular. 

E a vantagem de pagar com Pix em vez de boleto, por exemplo, é que o pagamento leva pouco tempo para ser reconhecido – em vez de até um dia útil. 

Como pagar com Pix usando QR Code

Uma das formas de pagar com Pix é por meio do QR Code. Para isso, o estabelecimento precisa aceitar esse meio de pagamento e ter o QR Code impresso em algum lugar ou apresentá-lo na hora do pagamento. Depois, é só seguir os passos:

  1. Abra o app do seu banco ou instituição financeira;
  2. Acesse a área do Pix;
  3. Selecione a opção “Pagar”;
  4. Depois escolha a opção “Ler QR code”;
  5. Aponte a câmera do celular para o código;
  6. Insira o valor (se necessário), confirme as informações, informe sua senha e pronto!

Como pagar com Pix Copia e Cola

Basicamente, o Pix Copia e Cola é um código gerado a partir de um QR Code para pagar sem precisar ler a imagem com a câmera do celular:

  1. Copie o código do Pix Copia e Cola gerado pela empresa;
  2. Abra o app do seu banco ou instituição financeira;
  3. Acesse a área do Pix;
  4. Selecione a opção “Pagar”;
  5. Escolha a opção “Pix Copia e Cola”;
  6. Cole o código gerado pela empresa;
  7. Confirme as informações, informe sua senha e pronto!

Como pagar com Pix usando uma chave

Para pagar com Pix usando uma chave, o estabelecimento só precisa passar um dado (CNPJ ou CPF, número do telefone celular, email ou chave aleatória). Depois: 

  1. Abra o app do seu banco ou instituição financeira;
  2. Acesse a área do Pix;
  3. Selecione a opção “Transferir”;
  4. Se necessário, insira o valor da compra;
  5. Insira a chave Pix do estabelecimento;
  6. Confirme as informações, informe sua senha e pronto!

Como pagar com Pix usando os dados da conta

Também dá para pagar com Pix usando os dados da conta de quem vai receber (como em um TED ou DOC). Para isso, a empresa precisa compartilhar essas informações. Então:

  1. Abra o app do seu banco ou instituição financeira;
  2. Acesse a área do Pix;
  3. Selecione a opção “Transferir”;
  4. Se necessário, insira o valor da compra;
  5. Insira os dados da conta;
  6. Confirme as informações, informe sua senha e pronto!

Vale lembrar que, mesmo utilizando os dados da conta, o Pix é instantâneo e pode ser feito em qualquer horário e dia da semana.

E o que mais dá para fazer com Pix?

Desde 1º de julho de 2021, também é possível agendar o pagamento de uma cobrança Pix com vencimento em data futura. Se você recebeu uma cobrança desse tipo, é possível quitá-la seguindo o fluxo normal de pagamento com Pix: 

  1. Abra o app do seu banco e acesse a área Pix;
  2. Clique no botão de “pagar”;
  3. Escolha entre ler o QR Code ou usar o Pix Copia e Cola;
  4. Defina uma data para realizar o pagamento ou pague na hora;
  5. Confira as informações da cobrança, coloque sua senha e pronto!

Conheça o Assistente de Pagamentos do Nubank

O Assistente de pagamentos do Nubank gerencia suas contas em um só lugar. Esse assistente virtual paga contas que estão programadas – sejam elas por boleto, débito automático ou Pix. Ele te lembra de datas de vencimento, avisa quando boletos são cadastrados no seu CPF e te conta quais pendências já foram pagas ou ainda estão em aberto. Com o Assistente de pagamentos, você também pode cadastrar seus compromissos financeiros de maneira rápida e descomplicada, e assim não precisa mais se preocupar em perder prazos.

O que é o Assistente de Pagamentos do Nubank? Conheça tudo sobre a ferramenta de gestão de contas do app

https://www.youtube.com/watch?v=DQY93amM3TA

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.