Pular navegação

Pix Automático: tudo sobre a modalidade do pagamento instantâneo 

O novo recurso permite pagamentos recorrentes de contas da rotina, com mais praticidade, segurança e controle das suas finanças.
Imagem padrão

Já pensou em organizar sua vida financeira agendando pagamentos de contas recorrentes via Pix? Com o Pix Automático isso será possível. Ele é uma nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, que está disponível a partir de junho de 2025. 

A inovação permite que os brasileiros cadastrem suas contas recorrentes para o pagamento automático delas, como no caso de assinaturas, mensalidades e serviços públicos, de forma prática e segura.​ 

A seguir, saiba mais sobre o Pix Automático e como ele poderá facilitar sua vida financeira.

O que é o Pix Automático?

O Pix Automático é uma funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos que permite transferências recorrentes de forma automática, sem a necessidade de autenticação a cada transação. Isso significa que, uma vez que os pagamentos estiverem cadastrados, você não precisa mais se preocupar. 

Com isso, será possível programar o pagamento de contas como:

  • Conta de energia elétrica;
  • Água e esgoto;​
  • Telefonia e internet​;
  • Mensalidades escolares;​
  • Planos de saúde;​
  • Assinaturas, como serviços de streaming; ​
  • Mensalidades de academias​;
  • Condomínios, etc. ​

De acordo com o BC, a criação dessa funcionalidade tem como objetivo fortalecer o controle da população sob suas finanças e facilitar o pagamento de contas que possuem datas fixas, trazendo mais comodidade e evitando esquecimentos.

Para os clientes do Nubank, o Pix Automático está entre uma das ferramentas do Assistente de Pagamentos. Com ele, você pode optar por pagar automaticamente as contas ou receber alertas de pagamentos todo mês utilizando a função "Buscar Próximas Contas" e aprovar de forma manual cada um deles, mantendo um maior controle sobre suas finanças.

Como funciona o Pix Automático?

Para usar o Pix Automático, o usuário precisa liberar uma autorização prévia para a instituição financeira em que fará as transações. Essa permissão é feita a partir de um QR Code, que é disponibilizado pela empresa nas opções de pagamento da conta.

Então, essa autorização permite que o prestador de serviços de pagamento (PSP) faça os débitos automáticos direto da conta, conforme as instruções enviadas pelo recebedor.​

A autorização será vinculada a uma recorrência para esse pagamento, com informações como:​

  • Periodicidade dos pagamentos (mensal, bimestral, etc.)​;
  • Data de início e término​;
  • Data de vencimento;
  • Valor máximo do débito​, em caso de conta com valores variáveis;
  • Identificação do recebedor.

Para garantir total controle sobre os seus pagamentos, quem usar o Pix Automático também poderá cancelar a autorização a qualquer momento.

Qual a diferença entre o Pix Automático e o Débito Automático? 

O Pix chegou ao mercado para revolucionar a forma como os brasileiros fazem transferências e pagam as suas contas. E neste caminho está a jornada de autorização do Pix Automático, que também é muito mais simples e rápida que o Débito Automático. 

Além disso, o Pix Automático abrange uma série de despesas recorrentes que o Débito Automático não contempla, como assinaturas de streamings, academia, escola, entre outras. O grande diferencial é que ele vai funcionar para qualquer tipo de conta, desde que a empresa recebedora aceite esse método de pagamento. 

Qual a diferença entre o Pix Automático e o Pix Agendado Recorrente? 

Apesar de terem funcionalidades parecidas, o Pix Automático é diferente do Pix Agendado Recorrente. Com o Pix Automático, você poderá programar contas de consumo, como gás, telefone, luz, internet e até assinaturas recorrentes para serem pagas automaticamente via Pix. Basta que você autorize o pagamento dessa despesa por meio de um QR Code. 

Isso significa que aquelas empresas vão precisar oferecer aos clientes essa opção como forma de pagamento, e os casos de uso podem incluir qualquer tipo de conta. Assim, o pagamento é reconhecido instantaneamente via Pix. 

Já o Pix Agendado Recorrente precisa ser ativado manualmente pelos usuários, que agendam transferências feitas com frequência, como terapeuta e professor de inglês, por exemplo.

No Nubank, os clientes do Nu podem usar o Pix agendado para esses pagamentos frequentes. Essa solução da Conta do Nu permite criar e customizar transferências mensais, quinzenais e semanais de forma automática e segura. 

Ou seja, você cadastra os Pix das pessoas ou empresas que costuma pagar com frequência e, na data escolhida, o pagamento é feito automaticamente. 

Benefícios do Pix Automático

Segundo o Banco Central, o Pix Automático tem diversas vantagens para os usuários e empresas, como:

  1. Comodidade, já que os pagamentos são feitos automaticamente, sem a necessidade de autenticar a cada transação – uma vez cadastradas, as contas já serão pagas de forma automática.​
  2. Pontualidade, evitando atrasos no pagamento de contas recorrentes e o pagamento de multas, por exemplo. É a tranquilidade de saber que suas contas serão pagas em dia.
  3. Segurança, uma vez que é preciso fazer uma autorização prévia para a transação, com possibilidade de cancelamento a qualquer momento.​ E você também não corre mais o risco de cair em algum golpe de boleto falso, já que você autoriza o pagamento recorrente uma única vez e todo mês sua conta é paga.
  4. Eficiência, pensando que esse recurso pode implicar na redução de custos operacionais para empresas e menores taxas de inadimplência.​

Quando o Pix Automático estará disponível?

O Banco Central do Brasil anunciou que o Pix Automático está disponível para os brasileiros a partir de junho de 2025. Cada instituição financeira e empresa pode ter um cronograma diferente para oferecer essa funcionalidade aos seus clientes.

No Nubank, por exemplo, o Pix Automático já está disponível como mais uma funcionalidade para os clientes da Conta do Nu.

Com ele, você também consegue estabelecer um limite de valor para o pagamento das suas contas. Assim, caso um boleto chegue com uma cobrança maior do que o esperado ou fora do seu consumo habitual, o app te avisa para você checar se está mesmo tudo certo antes de fazer o pagamento.

Então, quando algum dos serviços que você usa disponibilizar o pagamento via Pix Automático, você vai cadastrar o pagamento pelo app do Nu dessa forma:

  • Acesse a área Pix do app;
  • Escolha a opção Ler QR Code ou vá em Pix Automático;
  • Leia o QR Code disponibilizado pela empresa na sua conta e revise os campos para o cadastro;
  • Toque em cadastrar. 

Depois de finalizar, o pagamento das contas dos próximos meses será automaticamente agendado para a data de vencimento da conta e pago usando o seu saldo. E quando for realizado, te avisaremos sobre a confirmação do pagamento.

Leia mais: 

Pix por aproximação: o que é e como funciona?

Novas regras do Pix: saiba o que muda e o que não muda no sistema de pagamentos instantâneo

Pix internacional: tudo sobre o sistema de pagamentos globais

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.