Pular navegação

Pix por aproximação: o que é e como funciona?

Com essa funcionalidade, é possível pagar com Pix usando a tecnologia NFC, em apenas alguns toques no celular.
Imagem padrão

Você já ouviu falar do Pix por aproximação? Essa é a mais nova funcionalidade do sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, que promete aumentar a comodidade dos usuários na hora de pagar por compras presenciais. 

Assim como todas as maneiras de pagar com Pix, a solução foi desenvolvida e autorizada pelo BC e, só então, incorporada às instituições financeiras para que os clientes possam utilizá-la. E nesse modelo de operação, você pode fazer o pagamento usando uma carteira digital

Abaixo, saiba o que é o Pix por aproximação e como funciona essa modalidade de pagamento.  

O que é o Pix por aproximação?

O Pix por aproximação é uma modalidade do sistema Pix que usa a tecnologia Near-Field Communication (NFC) para realizar pagamentos. Com ele, é só aproximar seu celular de um dispositivo de recepção, como uma maquininha de cartões, para efetuar a transação. Essa tecnologia já é bastante conhecida por ser utilizada em cartões de crédito e débito contactless.

Qual a diferença entre NFC e contactless?

No Nubank, você já consegue fazer Pix por aproximação de forma simples. Basta informar ao lojista que vai pagar com Pix, abrir o app do Nu e encostar o seu celular na maquininha. Todo o processo é realizado em poucos segundos, com a segurança que você já conhece. Você só precisa garantir que o seu celular tenha a tecnologia NFC ativada. 

Com o Pix por aproximação do Nubank, você pode pagar com o saldo da sua Conta do Nu ou com o limite do seu cartão de crédito. E ainda é possível parcelar esse pagamento em até 12 vezes. E tudo isso é feito de forma rápida: o pagamento é iniciado automaticamente ao abrir o app e  aproximar o celular da maquininha, tornando a experiência mais simples. 

Como funciona o Pix por aproximação? 

O Pix por aproximação funciona como um meio de pagamento para compras presenciais. Para usá-lo, você pode vincular sua conta bancária a uma carteira digital que suporte essa funcionalidade, como o Google Pay. Ou fazer diretamente pelo app da sua instituição bancária, caso esta opção esteja disponível.

Na prática, o Pix por aproximação funciona como hoje funciona o pagamento feito por cartão por aproximação. A diferença é que você precisará garantir a conexão com a internet do seu celular e autenticar todas as suas transações por Pix NFC, o que garante maiores níveis de segurança.

Já faço pagamentos via Pix na maquininha hoje, qual a diferença?

Hoje, para pagar alguma compra em estabelecimentos físicos via Pix, você precisa abrir o aplicativo da sua instituição bancária e ler o QR Code que a loja fornece. Com o Pix por aproximação, a maquininha continua apresentando o QR Code na tela, mas você só precisa abrir o app da sua instituição financeira (ou carteira digital) e aproximar o seu celular dela para iniciar a transação. Em seguida, basta autenticar essa compra para finalizar – colocando sua senha ou biometria. 

Como fazer uma transação com Pix por aproximação?

Primeiro, você precisa ter um celular que tenha a tecnologia por aproximação (NFC) ativada. Além disso, a instituição financeira que oferece essa operação autoriza que você vincule sua conta a uma carteira digital autorizada pelo Banco Central para iniciar as transações de pagamento. Ou dependendo da instituição financeira, é possível fazer diretamente pelo app do banco. É o caso do Nubank.

Com o Nu, basta abrir o app, aproximar o celular da maquininha do cartão e seguir as orientações:  

  • Uma tela com o valor do pagamento vai aparecer e você pode escolher entre pagar com saldo da conta ou com o seu limite do cartão de crédito;
  • Caso você tenha escolhido o crédito, defina a quantidade de parcelas e confira as taxas. É possível parcelar em até 12 vezes;
  • Se tudo estiver certo, basta inserir a sua biometria, e pronto. 

A  biometria que confirma o pagamento é a mesma que você usa para entrar no seu celular e a transação só é concluída com a sua confirmação.

Quer ainda mais facilidade? Você pode criar um atalho na tela inicial do seu celular para abrir a função de aproximação. 

  • Acesse a “Área Pix” do app do Nu, depois, clique em Pix por aproximação; 
  • Toque no ícone de configurações no canto superior direito da tela e selecione “adicionar atalho à tela inicial”.

Depois disso, é só aproximar o seu celular da maquininha para realizar o pagamento.  

Posso usar o Pix por aproximação com qualquer celular? 

Para usar o Pix por aproximação, o seu celular deve ser um Android com a tecnologia NFC e estar conectado à internet. A maquininha de cartão também deve estar habilitado para aceitar o Pix por aproximação.

Quais são os limites do Pix por aproximação?

A modalidade de pagamento tem um limite padrão de R$ 500 por transação quando ela é feita via carteira digital. Nas transações via Pix por aproximação que utilizam aplicativo da sua instituição bancária, é possível alterar esses valores. 

Pagamentos realizados com o aplicativo do Nubank seguem os mesmos limites definidos pelo cliente para o Pix e para o Modo Rua, e não há um limite de transações diárias. Ao escolher pelo Pix por aproximação usando o cartão de crédito, é preciso seguir o limite do seu cartão para efetuar o pagamento. 

É importante ressaltar que, assim como todas as operações por Pix, não há cobranças para fazer esse tipo de pagamento. Contudo, é importante reforçar que as transações feitas com Pix com cartão de crédito normalmente têm juros no parcelamento.

O Pix por aproximação é seguro?

Sim, de acordo com o Banco Central, o Pix por aproximação passou por todos os testes de segurança exigidos. Para realizar uma transação, é necessário confirmar a operação por meio de senha, biometria ou reconhecimento facial. 

Entretanto, toda ferramenta digital e de pagamentos exige alguns cuidados, como não compartilhar senhas, evitar deixar o celular desbloqueado em lugares públicos e redobrar a atenção em grandes eventos, como o Carnaval e festivais de música, por exemplo.

No Nubank, por exemplo, os clientes contam com uma série de ferramentas de proteção previamente ativadas. Há ainda soluções que são ativadas pelo cliente na Central de Proteção do app, como o Modo Rua. Tudo isso para que as suas transações Pix e qualquer outro pagamento e transferência tenham a segurança que você precisa.

Leia mais: 

Como pagar por aproximação com o celular?

Novas regras do Pix: saiba o que muda no sistema de pagamentos instantâneo

Como funciona um pagamento instantâneo?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.