Pular navegação

Qual a diferença entre NFC e contactless?

A tecnologia é a mesma e ambos permitem o pagamento por aproximação, sem contato direto com a maquininha. Tire suas dúvidas sobre segurança e funcionamento.

imagem de uma mão segurando um celular com QRCode e outra aproximando o aparelho para pagar

Os termos NFC (Near Field Communication, comunicação por campo de proximidade, em português) e Contactless (sem contato), têm se tornado cada vez mais comuns na hora de realizar pagamentos – tanto em estabelecimentos físicos quanto em lojas online.

No Nubank, por exemplo, de março de 2020 – início da pandemia – até o começo de dezembro foram 72,3 milhões de compras por aproximação, do total de 87,2 milhões registradas desde janeiro do ano passado.

Resumo: Qual a diferença entre NFC e contactless?

O termo contactless é usado para se referir a pagamentos por aproximação. Já NFC costuma ser utilizado para descrever a tecnologia utilizada. Celulares, relógios e pulseiras com NFC permitem que você realize pagamentos apenas aproximando o dispositivo ou cartão da maquininha.

Veja mais detalhes abaixo. 

O que é NFC?

NFC é a sigla para o termo em inglês Near Field Communication – comunicação por campo de proximidade, em português. A tecnologia, disponível em cartões de crédito e débito, e em diversos modelos de smartphones, permite que pagamentos e troca de informações sejam feitos sem uma conexão com fio, basta que os dispositivos estejam próximos.

“Como saber se meu celular tem NFC?”

É simples, basta:
– Entrar em  Configurações;
– Na barra de buscas digitar NFC;
– Habilitar a opção NFC – Caso a opção não apareça, quer dizer que seu celular não suporta pagamentos por aproximação.

O que é contactless?

A tecnologia contactless permite que o consumidor efetue compras apenas aproximando o cartão ou celular da maquininha. Tanto para transações no crédito como para compras no débito.

Todas as compras feitas por aproximação utilizam tecnologias de criptografia, que protegem as informações. É uma técnica mundialmente utilizada com diversas camadas de segurança para comunicação de dados.

Com essa tecnologia sem contato, o cliente pode manter o seu cartão em mãos o tempo todo – não é preciso dar o cartão para o lojista, por exemplo. Isso dificulta bastante que alguém copie os dados do seu cartão.

Saiba mais sobre o contactless: Nubank contactless: como fazer pagamento por aproximação com seu roxinho

 

NFC e contactless: a tecnologia é segura?

Esse é um tipo de transação tão segura quanto fazer uma compra online com o cartão – ou seja, existem vários cuidados que você deve tomar (veja mais aqui), mas a tecnologia em si é segura.

Existem diversas camadas de segurança que protegem todas as transações com cartão de crédito e débito ou celular – incluindo as operações por aproximação. 

Ao aproximar celulares e seu cartão da maquininha, por exemplo, você tem total controle do seu aparelho e do cartão vinculado a ele. Dessa forma, o cliente não precisa compartilhar nenhum dado com terceiros para concluir a transação.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.