Pular navegação

O que é e como funciona uma carteira digital?

Também chamada de e-wallet ou digital wallet, ela é mais uma opção para pagar usando celular ou outros dispositivos. Entenda.

Carteira digital: fotografia de uma mão aproximando um celular de uma máquina com o símbolo de pagamento por aproximação

Sabe aquela velha história de não poder pagar porque esqueceu a carteira em casa? Ela pode estar com os dias contados com a popularização da carteira digital – também chamada de e-wallet ou digital wallet, em inglês.

Mas o que é uma carteira digital ou e-wallet?

Basicamente, carteira digital é um app ou serviço que armazena dados de cartões de crédito e débito – e, em alguns casos, dinheiro também – para realizar transações em lojas físicas e virtuais usando o celular, o smartwatch (relógio inteligente, em tradução livre) ou algum outro dispositivo digital.

Ou seja, é uma versão virtual da carteira tradicional: em vez de guardar cartões e dinheiro físicos, a carteira digital armazena cartões e dinheiro na forma eletrônica.

Desse jeito, é possível fazer compras presenciais e online usando somente meios digitais, como o celular, o smartwatch ou o computador.

Nubank libera pagamentos com Google Pay, carteira digital para Android. Entenda

Como funciona uma carteira digital?

Na prática, a carteira digital conecta os lojistas aos compradores na hora do pagamento. Funciona assim: em vez de pagar usando cartão ou dinheiro físico, a pessoa escolhe pagar com a carteira digital – seja por aproximação ou QR Code.

Para isso, entretanto, o lojista precisa aceitar pagamentos por aproximação ou por QR Code e o usuário precisa ter um cartão (de crédito ou de débito) cadastrado na carteira digital ou dinheiro depositado nela.

Algumas carteiras digitais também funcionam para compras online em lojas virtuais que aceitam esse tipo de pagamento. Neste caso, a pessoa só precisa selecionar a carteira digital na hora de pagar e usar o PIN (a senha da carteira) para aprovar a transação.

Onde dá pra pagar com carteira digital? Como fazer isso?

As carteiras digitais podem ser usadas tanto para compras presenciais quanto para compras online. O que muda é a maneira de fazer isso.

Como pagar compras presenciais com carteira digital?

Basicamente, dá para pagar compras presenciais com carteira digital por QR Code ou por aproximação – chamado formalmente de NFC, sigla em inglês para Near Field Communication (ou Comunicação de Campo Próximo, em português).

Para pagar por QR Code, tanto o estabelecimento quanto a carteira digital precisam aceitar essa modalidade de pagamento. Afinal, não são todas as carteiras que fornecem pagamento por código QR.

Já para pagar por NFC, basta a carteira digital oferecer essa modalidade e a loja ter uma maquininha de cartão que aceite pagamento por aproximação – algo que tem se tornado cada vez mais comum com a popularização dos cartões com a função contactless.

Para isso, a pessoa só precisa de um celular ou um smartwatch que tenha a função NFC. Então, é só aproximar o aparelho da maquininha de cartão, autorizar a compra e pronto, está pago.

Como pagar compras online com carteira digital?

Neste caso, são as próprias lojas virtuais que precisam oferecer esta opção dentro do fluxo de compra.

Basicamente, a carteira digital aparece como uma forma de pagamento dentre outras opções, como cartão de crédito, débito e boleto.

Ao escolher pagar com uma carteira digital, geralmente o comprador deve acessar a carteira no próprio navegador, escolher o cartão que deseja utilizar e inserir o PIN para aprovar a transação. 

Dicas de segurança ao usar uma carteira digital

As carteiras digitais, assim como outros meios de pagamento virtual, também exigem alguns cuidados quando o assunto é segurança. Aqui vão algumas dicas:

  • Cadastre uma senha forte: algumas pessoas costumam usar a mesma senha em todos os cadastros, mas isso é pouco seguro – se ela for exposta, será possível acessar qualquer conta do mesmo usuário. Por isso, evite usar senhas iguais e busque criar um código forte –  veja algumas dicas para isso;
  • Autorize compras apenas quando o celular estiver desbloqueado: isso pode ser feito nas configurações das carteiras digitais e torna o fluxo mais seguro;
  • Se seu celular for roubado, bloqueie seus cartões cadastrados: dessa forma, mesmo que o ladrão consiga acessar a carteira digital, ele não conseguirá pagar nada com ela.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.