Black Friday 2024: tudo o que você precisa saber para aproveitar a data

Um dos eventos comerciais mais importantes do ano está chegando. Saiba quando é a Black Friday, como aproveitar os descontos e não cair em golpes.

A Black Friday conquistou seu lugar no calendário de compras dos brasileiros e já pode ser considerada uma das datas mais importantes para o comércio no país. A última sexta-feira do mês de novembro chega com grandes promoções e descontos atraentes.

Seja você é do time que se planeja durante o ano todo para aproveitar os preços mais baixos das promoções da Black Friday, seja dos que ficam só de olho nas lojas e nos memes de "Black Fraude" na internet, as campanhas dessa época já devem ter te impactado em algum momento.

Abaixo, saiba mais sobre quando é a Black Friday, como surgiu essa data e o que vale a pena comprar.

O que significa Black Friday? 

A Black Friday significa, em tradução livre para o português, "sexta-feira preta". Ela é um evento comercial importado dos Estados Unidos, conhecido mundialmente pelas ofertas – tanto em lojas físicas quanto nas virtuais. 

E como a Black Friday surgiu?

Há várias hipóteses de como a Black Friday surgiu: sabe-se que o nome existe desde o século 19 e que a data acontece na sequência ao feriado de Dia de Ações de Graças, que é sempre na última quinta-feira de novembro. 

Uma das teorias mais populares diz que, em 1869, dois especuladores norte-americanos tentaram manipular o mercado de ouro nos Estados Unidos por meio de um esquema ilegal para aumentar o preço do metal precioso na Bolsa de Valores.

Mas o plano não deu certo. Na ocasião, o presidente Ulysses S. Grant teria descoberto e vendido o estoque de ouro do governo norte-americano para reverter a situação, fazendo o preço do produto despencar. Então, aquela fatídica sexta-feira, 24 de setembro de 1869, teria ficado conhecida como "black friday". 

Passadas algumas décadas, por volta de 1980, esse termo passou a ser usado como sinônimo de grandes liquidações no país, principalmente para incentivar compras antecipadas de Natal. 

Como a Black Friday chegou ao Brasil? 

Nas décadas de 1990 e 2000, o evento de descontos dos EUA passou a chamar a atenção de países do mundo todo, que começaram a criar suas próprias edições. No Brasil, a primeira iniciativa com o nome de Black Friday veio em 2010, inspirada no modelo norte-americano. 

Naquele ano, mais de 50 varejistas aderiram às ofertas exclusivas e a novidade foi bem recebida pelos consumidores. Atualmente, essa é uma data consolidada no calendário do comércio brasileiro e muitas pessoas se planejam o ano todo para aproveitar as promoções. 

Black Fraude?

Nos primeiros anos, a Black Friday no Brasil levava a fama de “Black Fraude” por muitos dos descontos não serem reais ou por serem muito baixos. Isso começou a mudar em 2019. Dados da plataforma Promobit mostram que, no mês de novembro daquele ano, o número de ofertas aumentou cerca de 124%, e os descontos chegaram a ser de até 77% do valor original do produto.

No entanto, os problemas mudaram e, hoje, o que assombra os consumidores e lojistas são os golpes da Black Friday nessa época do ano. Felizmente, é possível se proteger e fazer compras online com segurança.

Quando é a Black Friday 2024? 

A data oficial da Black Friday de 2024 é no dia 29 de novembro. Originalmente, a tradição das compras começa na sexta-feira e termina só na segunda, conhecida como Cyber Monday (segunda-feira cibernética, em tradução livre), com descontos para impulsionar as vendas no varejo online.

Nos últimos anos, porém, as campanhas têm se entendido por mais tempo. Os lojistas brasileiros aderiram à tendência de criar promoções antecipadas, como um mês inteiro com descontos especiais, ou um "Esquenta Black Friday" nos dias que antecedem a data. Até surgiram outros nomes, como a "Black Week", para unificar um conjunto de ofertas disponibilizadas mesmo depois da última sexta de novembro.

O que vale a pena comprar na Black Friday 2024? 

Assim como todos os gastos do dia a dia, um planejamento financeiro é fundamental para entender o que de fato vale a pena comprar na Black Friday, considerando não apenas o orçamento, mas as vontades da sua família. 

Então, quando se fala sobre os itens que valem o investimento, pense no que é mais urgente e importante, observando os seus objetivos, e naquilo no que pode impactar suas contas. Partindo desses parâmetros, faça uma lista dos itens que você acha que fazem mais sentido comprar agora e pesquise quanto eles custam.

Pelo Shopping do Nubank, nossos clientes podem aproveitar as ofertas da Black Friday e ainda receberem melhores condições na hora de fazer as compras. 

Ao começar o processo de compra pelo app do Nu, você tem a possibilidade de ganhar descontos, cashback e a garantia de estar comprando em uma loja online com segurança.

Verifique o histórico de preços

Ferramentas que monitoram o histórico de preços de um produto, como o Zoom, Buscapé, JáCotei, Promobit e Google Shopping, são ótimas aliadas. Quem pretende comprar na Black Friday pode acompanhar as variações ao longo dos dias e as vantagens, como a porcentagem do desconto, as condições de parcelamento, o frete e se há cashback, por exemplo. 

A melhor indicação é aquela que vai ao encontro das suas necessidades, cumpre os desejos de compra, tem boas ofertas e ainda cabe no orçamento familiar.

Promoções Black Friday: como saber se realmente valem a pena?

As promoções da Black Friday são reais?

Hoje, a situação está diferente do que era no passado. Agora, no lugar das falsas promoções, o risco de golpes é o ponto que exige atenção redobrada para as compras feitas pela internet. 

Inclusive, 67% dos brasileiros têm medo de cair em golpes durante a Black Friday, segundo uma pesquisa do Serasa. Entre as principais medidas adotadas para tentar fugir das ciladas estão comprar em lojas grandes e conhecidas, além de buscar avaliações da marca em redes sociais e sites especializados. 

Principais categorias de ofertas

Com base em números de outros anos, um estudo desenvolvido pela BigData Corp mostra que os descontos médios ficam na casa dos 50%, com maiores ofertas nas seguintes categorias:

  • Livros; 
  • Eletrônicos; 
  • Brinquedos; 
  • Equipamentos esportivos
  • Cosméticos e produtos de beleza.  

Confira no vídeo abaixo como aproveitar melhor os descontos da Black Friday: 

https://www.youtube.com/watch?v=wWg81jJjb1I

Como fazer compras seguras na Black Friday?

Por ser uma época de grande movimentação financeira, a Black Friday acaba atraindo pessoas mal intencionadas que usam a data para aplicar golpes.

Assista ao vídeo abaixo e saiba como se proteger de promoções falsas:

https://www.tiktok.com/@nubank/video/7429826997569834246

Confira, também, mais dicas de como ficar atento e evitar ciladas na Black Friday 2024.

1. Cuidado com e-mails e redes sociais

Um dos tipos mais comuns de golpe na internet é o chamado “phishing“. Nele, o golpista envia uma mensagem se passando por uma loja, por exemplo, e induzindo a pessoa a entregar seus dados na hora de comprar um produto falso ou inexistente. 

A pessoa acha que está preenchendo um cadastro quando, na verdade, está fornecendo seus dados sensíveis a fraudadores. Os links para esse tipo de golpe geralmente são enviados em e-mails, redes sociais ou SMS.

2. Confira o endereço do site

Para enganar usuários e fazê-los preencher informações em páginas falsas, golpistas costumam usar variações de nomes das lojas reais. Às vezes colocam uma letra ou palavras a mais em endereços de e-mail ou nomes de sites.

Esse tipo de golpe pode ter dois objetivos:

  • Fazer o cliente acreditar que  está finalizando uma compra. Dessa forma, ele entrega os dados do cartão aos fraudadores sem perceber.;
  • Fazer o cliente fornecer seu login e senha de um site conhecido. Assim, o golpista consegue acessar o cadastro verdadeiro, fazer compras e ter acesso a dados pessoais.

Por isso, preste atenção em algumas situações:

  • Ficou em dúvida sobre o endereço eletrônico que recebeu por link? Feche a página e acesse direto do seu navegador o endereço oficial daquela marca.
  • Vale consultar o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), que sempre atualiza sua lista de sites não confiáveis.

Como saber se um site é seguro? Confira dicas para comprar online com segurança.

3. Tome cuidado com promoções “imperdíveis”

Uma passagem a Paris por R$2? Aquele telefone novo por R$50? Desconfie quando a oferta for muito abaixo do preço praticado no mercado – especialmente no caso de eletrônicos, que costumam chamar mais atenção na Black Friday.

4. Evite fazer compras em wi-fi público

Uma conexão de internet comprometida também pode ser a porta de entrada para golpes. Ao fazer compras em wi-fi público, você nunca sabe ao certo o quanto os seus dados estão expostos – inclusive, os do cartão de crédito.

Evite fazer compras quando estiver conectado à internet de locais abertos, como um restaurante ou café, por exemplo.

5. Atenção aos boletos enviados por e-mail

Uma compra em um site aqui, outra ali… E em algum momento, você recebe no e-mail um boleto que parece ser do seu último pedido. Sem prestar muita atenção, conclui o pagamento. 

Cuidado. Confira bem se o boleto recebido é de uma compra realmente realizada por você e não se trata de um golpe. Nessa época do ano, com uma quantidade maior de consumidores usando boletos, golpistas tentam enganar as pessoas mandando boletos falsos que se parecem com o de grandes marcas.

Como saber se um boleto é falso? Confira 7 dicas para te ajudar

6. Nunca compartilhe senhas – muito menos por telefone

Fique sempre com o pé atrás ao atender telefonemas que pedem confirmação de dados – especialmente de senhas. Lembre-se: nenhuma instituição financeira pede a confirmação de senhas por telefone.

Se ficar na dúvida sobre o contato, desligue o telefone, acesse a página oficial da empresa e ligue você mesmo para a central de atendimento.

7. Priorize os pagamentos com cartões virtuais 

Você pode criar cartões virtuais específicos para as suas compras da Black Friday e proteger os seus dados nas suas compras online. É possível deixá-los bloqueados quando não estiver usando ou deletá-los depois de concluir as compras, garantindo ainda mais segurança para seu dinheiro.

No Nubank também é possível gerar um cartão temporário, que será excluído automaticamente depois de 24 horas.  

Leia mais:

Promoções Black Friday: como saber se valem a pena? 

6 dicas para aproveitar a Black Friday com segurança 

Black Friday: saiba quais são os direitos do consumidor

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.