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Queima de estoque 6 dicas do Procon para evitar ciladas com as promoções de início de ano

Ano novo, promoções novas. Pense bem antes de comprar qualquer produto em liquidações de queima de estoque, comuns nessa época do ano.
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"Olha a oferta exclusiva, aproveite a liquidação!" O ano começou e com ele surgem inúmeras promoções de queima de estoque, típicas dessa época. A promessa é que você vai conseguir comprar produtos com descontos incríveis, que podem chegar a 80%. Seria uma forma de acabar com o estoque do que não foi comprado para as festas de fim de ano.

No entanto, apesar das cifras parecerem atrativas, essas promoções de queima de estoque costumam ter regras bem específicas, como não poder trocar alguns tipos de produtos, aceitar apenas pagamentos à vista, não entregar os itens, e outros detalhes que precisam de atenção do comprador.

Confira o que o Procon-SP alerta sobre o assunto.

Queima de estoque: 6 dicas do Procon-SP

1. Verifique o que vai estar em promoção antes do momento da compra

Verificar as ofertas nos folhetos publicitários, encartes, redes sociais das lojas, entre outras formas de divulgação, pode te ajudar a definir, antes da compra, quais itens valem a pena adquirir. Isso permite que você faça uma compra mais focada e atenta.

O Procon alerta, também, que o Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor é obrigado a cumprir toda oferta de produtos que divulgar. Ou seja, se foi anunciado, é preciso que a loja cumpra – mas não se esqueça de ler os asteriscos e letras miúdas.

Uma opção que garante comprar em um site seguro, evitando possíveis golpes, é adquirir o produto ou serviço pelo Shopping do Nubank, dentro do aplicativo. Nele, clientes Nu podem fazer compras em mais de 200 lojas, com vantagens exclusivas como descontos, cashback e mais segurança. 

Usar a função shopping no aplicativo do Nubank garante vantagens especiais na hora de comprar os produtos de algumas das maiores lojas do Brasil. Quem inicia o processo de compra dentro do app tem direito a ofertas em categorias específicas de produtos, descontos e cashback

2. Não compre com pressa

Como diz aquele famoso ditado: "A pressa é inimiga da perfeição". E é verdade. Fazer compras de forma apressada pode impedir que você preste atenção aos detalhes.  

Não deixe de verificar o estado do produto, seu funcionamento e se o conteúdo confere com os dados apontados na embalagem. Além disso, o manual de instruções deve estar em língua portuguesa.

3. Observe a garantia

Todo produto durável, ou seja, móveis, roupas, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, entre outros, possui garantia legal de 90 dias. Se houver garantia contratual, o produto adquirido deve ser acompanhado de um certificado de garantia. Isso quer dizer que deve haver um documento que ateste isso.

Atenção: no caso de itens vendidos com pequenos defeitos (roupas com manchas ou descosturadas; móveis/eletrodomésticos com partes amassadas, riscos ou produtos do mostruário), exija que a loja coloque detalhadamente a descrição dos defeitos na nota fiscal, no recibo ou no pedido. 

Lembre que, para os problemas já apresentados, não há garantia. Porém, para novos problemas não descritos, é direito do consumidor ter acesso à garantia.

4. Confira se há entrega disponível

Muitas dessas lojas que promovem liquidações não entregam o produto na residência do consumidor. Esta informação deve ser apresentada de maneira clara antes de concluir a compra.

Para evitar transtornos, se você for pessoalmente comprar um produto, já garanta a forma de transportá-lo por conta própria.

Caso haja entrega, as mercadorias devem ser conferidas no momento do recebimento. Se houver alguma irregularidade, é fundamental que você devolva o produto com a especificação do problema na nota de entrega. Nestes casos, você deve entrar em contato com o estabelecimento para solucionar a questão.

5. Informe-se sobre os requisitos para troca

Não é incomum se deparar com mais restrições para troca no caso de produtos comprados em liquidação de queima de estoque.

Se o produto apresentar algum problema que o torne impróprio para o consumo ou uso, o fornecedor tem 30 dias para resolver a pendência. Se isso não acontecer, você tem o direito de exigir a troca da mercadoria por outra igual, ou a devolução das quantias pagas com correção monetária

Importante: o Código de Defesa do Consumidor não obriga os fornecedores a trocar os produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto. Nestes casos, a loja só terá que trocar a mercadoria caso tenha se comprometido a isso.

Para exigir que a empresa troque um produto sem defeitos, solicite esse compromisso por escrito, em etiquetas ou nota fiscal, por exemplo. Caso contrário, não há formas de exigir a troca depois.

6. Observe as condições de pagamento

Antes de comprar qualquer produto é essencial perguntar quais são as opções de pagamento oferecidas pela loja. Caso você opte por algum tipo de pagamento parcelado, leia o contrato de parcelamento com atenção. 

O estabelecimento é obrigado a informar os juros aplicados e o total da compra a prazo. É comum que o preço mais vantajoso seja exclusivo para pagamento à vista – e isso é permitido por lei.

Você precisa mesmo comprar na queima de estoque?

Com tudo isso, pergunte a si mesmo se realmente precisa deste produto. O início de ano é um período mais complicado na vida financeira da maioria das pessoas. É o momento de pagar contas como IPVA, IPTU, comprar material escolar e uniformes para as crianças, além de pagar a fatura das compras de fim de ano. 

Se depois de considerar tudo isso ainda valer a pena comprar, ou se você estiver esperando justamente o momento da queima de estoque para adquirir um produto que tanto deseja, vá em frente. Só tome cuidado para não ser uma compra por impulso motivada pelo valor do desconto.

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