Talvez você ouça sobre como o valor das moedas muda – às vezes sobe, outras desce. Mas sabe o que isso realmente significa? Também chamada de atualização monetária, a correção monetária nada mais é do que o ajuste financeiro do real (moeda brasileira) em relação ao valor das moedas que circulam em outros países, a índices de inflação ou à cotação do mercado financeiro.
Essa atualização acontece de acordo com as taxas de juros dos bancos e por meio do índice de inflação. O responsável por calcular o valor da correção monetária é o Banco Central.
Um exemplo é a taxa referencial. Ela funciona como um índice de correção monetária dos investimentos da poupança e do saldo do FGTS, para que eles não sejam desvalorizados pela inflação – atualmente, está zerada.
Nubank acaba com surpresas na hora de pagar compras internacionais
O que é BRL? Entenda a sigla que aparece na fatura
Qual a diferença entre correção monetária e juros?
Não confunda: os juros são valores adicionados a uma dívida - uma quantia que foi parcelada ou está em atraso, por exemplo. Eles são calculados de forma percentual, ou seja, são cobrados de acordo com o montante do seu débito.
Já a correção monetária incide sobre o valor total (quando há uma dívida, a correção monetária é aplicada sobre ela e também em cima dos juros).
Entenda mais sobre a Selic, a taxa de juros básica da economia, e como ela funciona aqui.
Quer saber mais informações sobre termos usados no mundo financeiro? Leia:
Custo de Oportunidade: o que é e o que ele tem a ver com as suas decisões financeiras
Custo de vida: o que é e como funciona o cálculo?
Como a taxa Selic afeta seu dinheiro
Como é calculada a taxa referencial
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.