Pular navegação

Correção monetária: o que significa?

Entenda o termo usado na economia brasileira que tem a ver com o equilíbrio do valor do real – tanto em relação à inflação quanto a outras moedas.

Correção monetária: um círculo roxo que é acompanhado de duas agulhas, uma com a palavra Selic em cima e outra com a palavra Impostos.

Talvez você ouça sobre como o valor das moedas muda – às vezes sobe, outras desce. Mas sabe o que isso realmente significa? Também chamada de atualização monetária, a correção monetária nada mais é do que o ajuste financeiro do real (moeda brasileira) em relação ao valor das moedas que circulam em outros países, a índices de inflação ou à cotação do mercado financeiro.

Essa atualização acontece de acordo com as taxas de juros dos bancos e por meio do índice de inflação. O responsável por calcular o valor da correção monetária é o Banco Central.

Um exemplo é a taxa referencial. Ela funciona como um índice de correção monetária dos investimentos da poupança e do saldo do FGTS, para que eles não sejam desvalorizados pela inflação – atualmente, está zerada.

Nubank acaba com surpresas na hora de pagar compras internacionais

O que é BRL? Entenda a sigla que aparece na fatura

Qual a diferença entre correção monetária e juros?

Não confunda: os juros são valores adicionados a uma dívida - uma quantia que foi parcelada ou está em atraso, por exemplo. Eles são calculados de forma percentual, ou seja, são cobrados de acordo com o montante do seu débito.

Já a correção monetária incide sobre o valor total (quando há uma dívida, a correção monetária é aplicada sobre ela e também em cima dos juros).

Entenda mais sobre a Selic, a taxa de juros básica da economia, e como ela funciona aqui.

Quer saber mais informações sobre termos usados no mundo financeiro? Leia:

Custo de Oportunidade: o que é e o que ele tem a ver com as suas decisões financeiras

Por que o dólar sobe e desce?

Custo de vida: o que é e como funciona o cálculo?

Como a taxa Selic afeta seu dinheiro

Como é calculada a taxa referencial

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.