Pular navegação

O que é BRL? Entenda a sigla que aparece na fatura

BRL é, na verdade, uma projeção do valor da moeda Real

Uma lupa roxa, com as letras BRL no centro, com um código de barras atrás
Quem faz compras internacionais com cartão de crédito – seja em transações presenciais ou online – já pode ter se deparado com uma cobrança com a sigla BRL na fatura. Mas… o que é BRL?
O BRL nada mais é do que uma projeção do valor em Reais usada pelos estabelecimentos que vendem produtos.
Ela aparece nos próprios sites e pode confundir os clientes, que acreditam que o valor exibido já está em Reais. No entanto, o BRL é apenas uma estimativa de quanto o preço dos produtos anunciados custaria na moeda brasileira.

O que é BRL: por que ele é diferente do Real?

O BRL é diferente porque cada site pode usar uma cotação específica para estimar o preço do produto em Reais – mas essa estimativa nem sempre bate com a cotação usada pelos bancos e operadoras. A partir do momento que o consumidor usa seu cartão de crédito, os estabelecimentos têm até 7 dias para realizar o processamento da compra. Só depois que esse processamento for realizado, é possível saber o total a ser pago pelo produto. Vale lembrar que todos os bancos e operadoras no Brasil precisam usar o valor do dólar do dia do processamento da compra na hora de converter gastos feitos no exterior. Isso evita que o cliente fique muito exposto às variações de preço do dólar ao longo do mês . Ainda assim, pode haver confusão no pagamento da fatura caso o cliente tenha visualizado o preço do produto em BRL.  

Evite confusões em compras internacionais

Para facilitar a vida na hora de conferir os valores na fatura e evitar surpresas, o ideal é que as compras internacionais sejam feitas na moeda original do produto.
Ou seja: se for comprar algo, escolha visualizar o preço na moeda em que a mercadoria for vendida (como Dólar ou Euro, por exemplo).
Fique atento pois a conversão de moeda internacional para BRL pode ser feita automaticamente por alguns sites. Se isso acontecer, é possível tentar desabilitar essa opção nas configurações do site ou buscar outras opções de visualização de preço. O mesmo vale para algumas ferramentas de pagamento online, que permitem realizar a compra na moeda internacional listada pelo vendedor, ao invés de BRL. Esse cuidado na hora de visualizar o preço também é importante porque alguns cartões de crédito podem negar transações em BRL.

Outro custos em compras internacionais com cartão de crédito

Além das variações da moeda, vale ficar atento a alguns outros itens que aparecem na fatura sempre que um consumidor realiza compras internacionais com o cartão de crédito:
  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras): ele é um imposto obrigatório, cobrado pelo Governo Federal. Para compras com cartão de crédito no exterior, o IOF é 6,38%.
  • Taxas de operação: cobradas pelos bancos ou operadoras para cobrir custos adicionais com as transações internacionais.
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.