Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro O que é BRL? Entenda a ...

O que é BRL? Entenda a sigla que aparece na fatura

BRL é, na verdade, uma projeção do valor da moeda Real

Quem faz compras internacionais com cartão de crédito – seja em transações presenciais ou online – já pode ter se deparado com uma cobrança com a sigla BRL na fatura. Mas… o que é BRL?

O BRL nada mais é do que uma projeção do valor em Reais usada pelos estabelecimentos que vendem produtos.

Ela aparece nos próprios sites e pode confundir os clientes, que acreditam que o valor exibido já está em Reais.

No entanto, o BRL é apenas uma estimativa de quanto o preço dos produtos anunciados custaria na moeda brasileira.

O que é BRL: por que ele é diferente do Real?

O BRL é diferente porque cada site pode usar uma cotação específica para estimar o preço do produto em Reais – mas essa estimativa nem sempre bate com a cotação usada pelos bancos e operadoras.

A partir do momento que o consumidor usa seu cartão de crédito, os estabelecimentos têm até 7 dias para realizar o processamento da compra. Só depois que esse processamento for realizado, é possível saber o total a ser pago pelo produto.

Vale lembrar que todos os bancos e operadoras no Brasil precisam usar o valor do dólar do dia do processamento da compra na hora de converter gastos feitos no exterior. Isso evita que o cliente fique muito exposto às variações de preço do dólar ao longo do mês . Ainda assim, pode haver confusão no pagamento da fatura caso o cliente tenha visualizado o preço do produto em BRL.  

Evite confusões em compras internacionais

Para facilitar a vida na hora de conferir os valores na fatura e evitar surpresas, o ideal é que as compras internacionais sejam feitas na moeda original do produto.

Ou seja: se for comprar algo, escolha visualizar o preço na moeda em que a mercadoria for vendida (como Dólar ou Euro, por exemplo).

Fique atento pois a conversão de moeda internacional para BRL pode ser feita automaticamente por alguns sites. Se isso acontecer, é possível tentar desabilitar essa opção nas configurações do site ou buscar outras opções de visualização de preço.

O mesmo vale para algumas ferramentas de pagamento online, que permitem realizar a compra na moeda internacional listada pelo vendedor, ao invés de BRL.

Esse cuidado na hora de visualizar o preço também é importante porque alguns cartões de crédito podem negar transações em BRL.

Outro custos em compras internacionais com cartão de crédito

Além das variações da moeda, vale ficar atento a alguns outros itens que aparecem na fatura sempre que um consumidor realiza compras internacionais com o cartão de crédito:

  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras): ele é um imposto obrigatório, cobrado pelo Governo Federal. Para compras com cartão de crédito no exterior, o IOF é 6,38%.
  • Taxas de operação: cobradas pelos bancos ou operadoras para cobrir custos adicionais com as transações internacionais.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Digite seu nome

Quero receber a newsletter