Pular navegação

Afinal: o que é cashback? Como funciona?

Gastar determinado valor e receber parte dele de volta - esse é o princípio do cashback. Entenda mais sobre ele.

Cashback: cifrão voando de paraquedas

Dinheiro de volta - basicamente, esse é o conceito e a tradução literal do famoso cashback, termo que se tornou popular nos últimos anos. Mas, na prática, o que é o cashback? Como ele funciona?

https://www.youtube.com/watch?v=bQRxTHEasok

Nubank tem cashback? Veja todas as maneiras de se ganhar o benefício

O que é cashback?

Cashback é um programa de recompensas que algumas empresas, lojas e marcas oferecem aos clientes. 

Ele surgiu nos Estados Unidos na década de 1980, criado por algumas operadoras de cartão de crédito. Na época, ele literalmente consistia em dinheiro de volta, tradução literal do termo para o português - isso porque o cliente recebia, em dinheiro vivo, parte do valor gasto.

Foi só em meados de 2010, entretanto, que ele se tornou popular e chegou a outros países, como o Brasil, principalmente em lojas online. Em 2019, segundo o Sebrae, mais de 6,4 milhões de estabelecimentos estavam cadastrados em programas de cashback.

Ainda hoje, ele funciona da mesma maneira; a grande diferença é que agora existem programas específicos de cashback, nem sempre vinculados a um cartão

Além disso, também é possível receber cashback em compras no débito, no pagamento de contas, em e-commerces, entre outros tipos de compra.

Quem decide quanto do valor gasto o cliente receberá é o estabelecimento parceiro do programa de cashback; por isso, a porcentagem pode variar conforme o lugar onde a compra é feita. Ele pode ser de 1% do valor até mais de 15% - não existe um mínimo ou máximo. 

Como funciona cashback?

Quando um cliente realiza uma compra, recebe de volta parte do valor gasto - seja em uma conta específica de algum programa de cashback ou em uma conta do próprio cliente. Depois, é possível resgatar esse valor para sua conta-corrente ou usar em outros estabelecimentos, a depender do programa ou empresa que oferece o programa de recompensas.

É importante não confundir o cashback com descontos. No momento da compra, o valor que será pago é integral; somente quando a compra em questão for confirmada é que parte dele será devolvido ao cliente.

Ele também é diferente de programas de milhas: se trata de dinheiro de volta, não pontos, e a quantia acumulada normalmente não têm uma data de validade.

Cuidados com o cashback

Existe um mundo de possibilidades dentro dos programas de cashbacks disponíveis hoje no mercado. Por isso, é importante entender a fundo como funciona cada sistema de cashback:

  1. Fique atento às regras de cada programa;
  2. Confira os prazos de resgate e expiração do seu cashback; 
  3. Entenda como o valor pode ser utilizado em outras compras, ou transferências;
  4. Verifique se a compra precisa ser feita com um cartão específico, ou produto específico;
  5. Veja se o valor só poderá ser usado em compras da própria empresa.

Cuidado para não se deixar levar pelos anúncios de cashback: às vezes outras lojas, que não necessariamente possuem cashback, oferecem o mesmo produto por um valor menor.

O caminho é sempre colocar todas suas compras na ponta do lápis para não se perder no controle da sua vida financeira, e não deixando de ganhar cashback quando valer a pena.

Lembre-se de nunca inserir seus dados em aplicativos ou plataformas desconhecidas. Pesquise mais sobre aquela empresa, marca ou aplicativo que oferece cashback antes de fornecer suas informações pessoais. 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.