Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Afinal: o que é cashbac...

Afinal: o que é cashback? Como funciona?

Gastar determinado valor e receber parte dele de volta - esse é o princípio do cashback. Entenda mais sobre ele.

Dinheiro de volta – basicamente, esse é o conceito e a tradução literal do famoso cashback, termo que se tornou popular nos últimos anos. Mas, na prática, o que é o cashback? Como ele funciona?

(Importante: O Nubank não oferece nenhum programa de cashback. Este texto é parte dos nossos conteúdos de educação financeira que explicam conceitos comuns do mercado). 

Cashback – o que é? 

Cashback é um programa de recompensas que algumas empresas, lojas e marcas oferecem aos clientes. 

Ele surgiu nos Estados Unidos na década de 1980, criado por algumas operadoras de cartão de crédito. Na época, ele literalmente consistia em dinheiro de volta, tradução literal do termo para o português – isso porque o cliente recebia, em dinheiro vivo, parte do valor gasto.

Foi só em meados de 2010, entretanto, que ele se tornou popular e chegou a outros países, como o Brasil, principalmente em lojas online. Em 2019, segundo o Sebrae, mais de 6,4 milhões de estabelecimentos estavam cadastrados em programas de cashback.

Ainda hoje, ele funciona da mesma maneira; a grande diferença é que agora existem programas específicos de cashback, nem sempre vinculados a um cartão

Além disso, também é possível receber cashback em compras no débito, no pagamento de contas, em e-commerces, entre outros tipos de compra.

Quem decide quanto do valor gasto o cliente receberá é o estabelecimento parceiro do programa de cashback; por isso, a porcentagem pode variar conforme o lugar onde a compra é feita. Ele pode ser de 1% do valor até mais de 15% – não existe um mínimo ou máximo. 

Como funciona cashback?

Quando um cliente realiza uma compra, recebe de volta parte do valor gasto – seja em uma conta específica de algum programa de cashback ou em uma conta do próprio cliente. Depois, é possível resgatar esse valor para sua conta-corrente ou usar em outros estabelecimentos, a depender do programa ou empresa que oferece o programa de recompensas.

É importante não confundir o cashback com descontos. No momento da compra, o valor que será pago é integral; somente quando a compra em questão for confirmada é que parte dele será devolvido ao cliente.

Ele também é diferente de programas de milhas: se trata de dinheiro de volta, não pontos, e a quantia acumulada normalmente não têm uma data de validade.

Vale dizer que o Nubank não oferece programa de cashback. Para clientes do cartão de crédito que desejarem participar, oferecemos o programa de benefícios Nubank Rewards, no qual você acumula pontos com cartão de crédito e pode usá-los para apagar gastos de sua fatura. Leia mais sobre ele aqui.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

4.89

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post