Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Como saber se um boleto ...

Como saber se um boleto é falso?

De janeiro a setembro de 2019, o número de queixas sobre o golpe do boleto falso cresceu 42%. Veja como identificar uma cobrança falsa e proteger seu dinheiro.

Pagar boleto já não é a coisa mais legal do mundo, agora pagar boleto e descobrir que era uma fraude é ainda pior. De janeiro a setembro de 2019, o número de queixas sobre o golpe do boleto falso cresceu 42% no site Reclame Aqui, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Por isso, entender como saber se um boleto é falso é a melhor forma de proteger seu dinheiro.

Basicamente, o golpe do boleto nada mais é do que a falsificação de uma cobrança para que o pagamento vá para a conta bancária do golpista – e não para a empresa. 

Os métodos são variados: enviar boleto falso para o email, criar página falsa para o cliente baixar a cobrança, mudar o código de barras do boleto a partir de um vírus no computador….

Abaixo, veja como saber se um boleto é falso e o que fazer caso você receba um.

Como saber se um boleto é falso?

  1. O primeiro passo é checar a origem do boleto. O email é o oficial da empresa? A conta veio na data que costuma vir? O link do email me direciona para algum site diferente do oficial? Analisar todos esses detalhes é importante para entender se o boleto é mesmo real ou se alguém está tentando te enganar. Vale ser muito detalhista nesta etapa – os boletos falsos estão ficando cada dia mais parecidos com os reais.
  2. Outra etapa necessária para identificar um boleto falso e que exige mais atenção é na hora do pagamento – mais especificamente, na hora de conferir os dados do beneficiário do boleto (ou seja, a empresa ou pessoa que vai receber o dinheiro).
    Se você está pagando uma conta de energia, por exemplo, quem deve aparecer como beneficiário é a companhia de luz e energia do seu estado (Enel, no caso de São Paulo).
    Em um boleto falso, o dado do beneficiário geralmente não confere com o da empresa real.
  3. Também é importante conferir se o logotipo do banco impresso no boleto é realmente da instituição que emitiu o boleto. Para isso, basta checar se os três primeiros números do boleto, que se referem ao banco emissor, batem com o código oficial da instituição (que pode ser encontrado como código de compensação na ferramenta Busca Banco da Febraban).

Como o esquema do boleto falso funciona?

Conforme a tecnologia avança, os golpes também vão ficando mais sofisticados. 

Golpe do e-mail interceptado

Uma maneira que os fraudadores atuam é interceptando o email das pessoas – o que pode acontecer tanto pelo vazamento do endereço do cliente ou até no caminho do email entre a empresa e a pessoa. Com isso, eles mudam o arquivo anexado, incluindo um boleto falso no lugar do verdadeiro.

Golpe do e-mail falso

Outra forma de atuação é enviando um email falso para a pessoa, como se fosse de uma empresa da qual ela realmente é cliente (companhia de energia, internet, televisão, streaming…). Essa é a versão digital de um golpe físico famoso: da conta de luz falsa enviada à casa das pessoas.

Golpe da loja virtual

Além disso, também tem o caso de vendedores online mal intencionados que enviam boletos falsos para clientes que compraram em um marketplace (esses sites que reúnem produtos oferecidos por diversas pessoas físicas e jurídicas). 

Funciona assim: em vez de enviar um boleto verdadeiro da plataforma de venda, eles entram em contato com o cliente e enviam um boleto falso – que não é reconhecido pela plataforma. Ou seja, o cliente fica sem o dinheiro e sem o produto. Por isso, a recomendação é sempre pagar dentro da própria plataforma. 

Golpe da doação

Ainda, existem golpistas que usam momentos de crise para ganhar dinheiro. Por isso, se receber um email pedindo doação já com um boleto anexado, procure mais informações sobre a ação e redobre o cuidado com o boleto.

Acho que recebi um boleto falso. O que eu faço?

Se você analisou o boleto e ficou em dúvida se ele é falso, entre em contato com a empresa que supostamente o enviou para verificar. Neste caso, eles provavelmente enviarão um novo boleto.

Agora, se você identificou que o boleto realmente é falso, a primeira atitude é entrar em contato com a empresa para denunciar. Dessa forma, eles poderão atuar para combater os fraudadores.

Quais cuidados tomar para não cair nessa fraude?

  • Confira a fonte de envio do boleto;
  • Cheque os dados do beneficiário antes de confirmar o pagamento;
  • Veja se o código do boleto realmente corresponde ao código do banco que está na cobrança;
  • Em caso de dúvida sobre a veracidade do boleto, entre em contato com a empresa;
  • Prefira baixar o boleto sempre no site da empresa ou no aplicativo;
  • Ao fazer o download de um boleto, confira se a página é segura. Para isso, basta ver se o endereço do site começa com  “https://” e se existe o símbolo de um cadeado ao seu lado. Caso contrário, pode significar que o site não é seguro.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

4.1

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post