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Paguei o boleto errado, e agora?

Pagou o boleto errado? Sofreu um golpe com boleto? Veja o que fazer.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), cerca de 3,6 bilhões de boletos bancários são gerados em um ano essa forma de pagamento é usada por 75% dos brasileiros. Não é de se surpreender, portanto, que aconteçam casos de pagamento do boleto errado ou até de boletos fraudulentos – mas o que fazer nesses casos?

“Paguei o boleto errado. O que fazer?”

Embora seja raro, pode acontecer de uma pessoa pagar o boleto errado sem querer. Existem duas possibilidades neste caso:

  • Se o  pagamento já tiver sido concluído;
  • Se o pagamento ainda estiver em análise.

Em ambas, o ideal é entrar em contato com a instituição financeira que emitiu o boleto e também com o banco em que você fez o pagamento. No caso de o pagamento ainda estar  em análise, as chances de cancelamento são mais altas; por isso a importância de entrar em contato tanto com o emissor do boleto quanto com seu banco ou instituição.

“Paguei o boleto duas vezes”

Quando ocorre pagamento de um boleto em duplicidade – ou seja, o pagamento de um mesmo boleto é feito duas vezes – o próprio banco reconhece o erro e o estorno é feito para a conta em que você fez o pagamento. 

“Paguei um boleto fraudulento. O que fazer?”

Em 2017, a Febraban começou a implantar a Nova Plataforma de Cobrança com o objetivo de minimizar as fraudes de boleto – todo o boleto emitido deve ser registrado nesta plataforma. Entretanto, as fraudes ainda podem acontecer.

Hoje, os boletos fraudulentos são, basicamente, boletos que têm seus dados alterados (seja o código de barras ou o código do beneficiário) e, ao invés de o pagamento ser feito para o lojista, acaba sendo para o criminoso que está aplicando o golpe. 

Por não receber o pagamento, a loja que vendeu o produto acaba não entregando o produto, e o consumidor não consegue realizar o estorno de seu pagamento.

O que fazer em caso de boleto fraudulento

1- Entrar em contato com a instituição financeira em que fez o pagamento, 

2- Fazer um registro policial informando o golpe financeiro 

3- Fazer uma reclamação no Procon de seu estado. O consumidor tem o direito de receber estorno do pagamento. 

Como evitar pagar o boleto errado ou fraudulento

Uma dica simples pode evitar o pagamento de um boleto alterado ou do boleto errado – e não é  impossível de ser praticada: analisar as informações.

Os números do código do boleto dizem mais do que pode parecer à primeira vista: os cinco primeiros dígitos correspondem ao banco que emitiu o boleto, e os últimos, corresponder ao seu valor. Por exemplo: um boleto cujo código termina com 20000 tem como valor R$ 200,00. 

Confirme estas duas informações – principalmente, se o valor do código de barras é o mesmo da compra que realizou e se ele está refletido no campo de preço do boleto. 

No caso de um boleto fraudulento, o valor informado no código de barras normalmente é diferente do discriminado nos demais campos do boleto.

Fique atento também às suas informações e às da empresa em que você comprou: CNPJ e razão social da loja e suas informações, como nome e CPF. 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

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