Pular navegação

Paguei o boleto errado, e agora?

Pagou o boleto errado? Sofreu um golpe com boleto? Veja o que fazer.

Uma lupa roxa, com as letras BRL no centro, com um código de barras atrás

Os boletos são uma forma de pagamento usada por 3 a cada 4 brasileiros, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Todos os anos, cerca de 3,6 bilhões de boletos bancários são gerados – e, com um volume tão grande, pode acontecer casos de pagamento do boleto errado ou até de boletos fraudulentos. Mas o que fazer nesses casos?

“Paguei o boleto errado. O que fazer?”

Embora seja raro, pode acontecer de uma pessoa pagar o boleto errado sem querer. Existem três possibilidades neste caso:

  • Se o pagamento já tiver sido concluído;
  • Se o pagamento ainda estiver em análise;
  • Se o pagamento estiver agendado;

Em todas, o ideal é entrar em contato com a instituição financeira que emitiu o boleto e também com o banco em que você fez o pagamento.

No caso de o pagamento ainda estar  em análise, as chances de cancelamento são mais altas; por isso a importância de entrar em contato tanto com o emissor do boleto quanto com seu banco ou instituição.

Se o pagamento estiver agendado, geralmente é possível cancelar direto pelo seu aplicativo de internet banking, mas caso tenha algum problema em solicitar o cancelamento, o ideal é entrar em contato com seu banco para verificar as regras de cancelamento dessa transação.

“Paguei o boleto duas vezes”

Quando ocorre pagamento de um boleto em duplicidade – ou seja, o pagamento de um mesmo boleto é feito duas vezes – o próprio beneficiário pode reconhecer o erro e o estorno é feito para a conta em que você fez o pagamento.

Caso a devolução automática não ocorra e o pagamento tenha sido efetivado com sucesso, é necessário entrar em contato com o beneficiário e solicitar a devolução desse valor duplicado.

“Paguei um boleto fraudulento. O que fazer?”

Existem golpes que usam boletos falsos para fraudar a vítima.

Hoje, os boletos fraudulentos são, basicamente, boletos que têm seus dados alterados (seja o código de barras ou o código do beneficiário) e, em vez de o pagamento ser feito para o lojista, acaba sendo para o criminoso que está aplicando o golpe.

Por não receber o pagamento, a loja que vendeu o produto acaba não entregando o produto, e o consumidor não consegue realizar o estorno de seu pagamento.

O que fazer em caso de boleto fraudulento

  1. Entrar em contato com a instituição financeira em que fez o pagamento;
  2. Fazer um registro policial informando o golpe financeiro;
  3. Comunique o ocorrido às autoridades policiais e formalize por meio de um boletim de ocorrência;
  4. Caso a demanda não seja resolvida diretamente com as instituições, você pode procurar o auxílio do Procon de seu respectivo estado ou outros meios se preferir.

SOS Nu: saiba como informar o Nubank caso caia no golpe do boleto falso

Como evitar pagar o boleto errado ou fraudulento

Uma dica simples pode evitar o pagamento de um boleto alterado ou do boleto errado – e não é  impossível de ser praticada: analisar as informações.

Os números do código do boleto bancário dizem mais do que pode parecer à primeira vista:

  • Os cinco primeiros dígitos correspondem ao banco que emitiu o boleto; os últimos, correspondem ao seu valor.
  • Por exemplo: um boleto bancário cujo código termina com 20000 tem como valor R$ 200,00.

Confirme estas duas informações – principalmente, se o valor do código de barras é o mesmo da compra que realizou e se ele está refletido no campo de preço do boleto.

No caso de um boleto fraudulento, o valor informado no código de barras normalmente é diferente do discriminado nos demais campos do boleto.

Fique atento também às suas informações e às da empresa em que você comprou: CNPJ e razão social da loja e suas informações, como nome e CPF.

Saiba como identificar um boleto falso no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=_oI3_1qtp9g

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.