Como identificar um boleto falso e se proteger desse golpe

26 de novembro de 2020

Pagar boleto já não é a coisa mais legal do mundo. Agora, pagar boleto e descobrir que era uma fraude é ainda pior.  Por isso, saber reconhecer um boleto falso é a melhor forma de proteger seu dinheiro.

Primeiro: o que é o golpe do boleto?

golpe do boleto nada mais é do que a falsificação de uma cobrança para que o pagamento vá para a conta bancária do golpista e não para a empresa. Os métodos são variados: enviar boleto falso para o email, criar página falsa para o cliente baixar a cobrança, mudar o código de barras do boleto a partir de um vírus no computador….

Como saber se um boleto é falso?

Cheque a origem do boleto. O email é o oficial da empresa? A conta veio na data que costuma vir? O link do email te direciona para algum site diferente do oficial?  Analisar todos esses detalhes é importante para entender se o boleto é mesmo real ou se alguém está tentando te enganar.

1

2

Fique atento na hora do pagamento – mais especificamente, na hora de conferir os dados do beneficiário (ou seja, a empresa ou pessoa que vai receber o dinheiro). Se você está pagando uma conta de energia, por exemplo, quem deve aparecer como beneficiário é a companhia de luz e energia do seu estado.

3

Confira se o logotipo do banco impresso no boleto é realmente da instituição que emitiu o boleto.  Basta checar se os três primeiros números do boleto, que se referem ao banco emissor, batem com o código oficial da instituição (você pode buscar por "código de compensação" na ferramenta Busca Banco da Febraban).

Como o esquema do boleto falso funciona?

Uma maneira que os fraudadores atuam é interceptando o email das pessoas – isso pode acontecer  pelo vazamento do endereço do cliente ou no caminho do e-mail entre a empresa e a pessoa, por exemplo.  Com isso, eles mudam o arquivo anexado, incluindo um boleto falso no lugar do verdadeiro.

Golpe do e-mail interceptado

Golpe do e-mail falso

Outra forma de atuação é enviando um email falso para a pessoa, como se fosse de uma empresa da qual ela realmente é cliente (companhia de energia, internet, televisão, streaming…).

Há, ainda, vendedores online mal intencionados que enviam boletos falsos para clientes que compraram em sites agregadores de marcas. Aí o cliente fica sem o dinheiro e sem o produto.

Golpe da loja virtual

Neste caso, o golpista usa momentos de crise para ganhar dinheiro – como  desastres naturais, por exemplo. Por isso, se receber um e-mail pedindo doação já com um boleto anexado, procure mais informações sobre a ação e redobre o cuidado com o boleto.

Golpe da doação

Cuidados para não cair nesse tipo de fraude

- Confira a fonte de envio do boleto; - Cheque os dados do beneficiário antes de confirmar o pagamento; - Veja se o código do boleto realmente corresponde ao código do banco que está na cobrança;

Em caso de dúvida sobre a veracidade do boleto, entre em contato com a empresa;Prefira baixar o boleto sempre no site da empresa ou no aplicativo;Ao fazer o download de um boleto, confira se a página é segura. Para isso, basta ver se o endereço do site começa com  “https://” e se existe o símbolo de um cadeado ao seu lado. Caso contrário, pode significar que o site não é seguro.

- Em caso de dúvida sobre a veracidade do boleto, entre em contato com a empresa; - Prefira baixar o boleto sempre no site da empresa ou no aplicativo; - Ao fazer o download de um boleto, confira se a página é segura. Para isso, basta ver se o endereço do site começa com  “https://” e se existe o símbolo de um cadeado ao seu lado. Caso contrário, pode significar que o site não é seguro.

Que os fraudadores estão sempre aprimorando suas técnicas. Por isso, na dúvida, a recomendação é sempre entrar em contato com a empresa que supostamente enviou o boleto para verificar pelos canais oficiais.

Vale lembrar...