Pular navegação

Como pagar boleto online – um guia prático para iniciantes

Use a tecnologia para fugir das filas e lidar com as contas do mês sem sair de casa.

Pagar boleto online: Uma moeda de 1 real conectada a um celular por um fio.

Sabe aquelas intermináveis filas nas agências para pagar as contas no fim do mês? Já é possível fugir delas usando sites e aplicativos de bancos ou instituições financeiras para pagar boleto online.

Se você não souber fazer pagamento de um boleto online, não se preocupe! É só seguir as dicas abaixo.

Como pagar boleto online? Um passo a passo

Para pagar um boleto online você só precisa:

  1. Acessar o site ou app da sua instituição financeira (como o banco ou operadora do cartão de crédito);
  2. Inserir o número da sua conta e agência. Fazer login na sua conta e procurar a opção de “pagamentos”;
  3. Procurar a opção de pagamento “com código de barras” ou informar o número do seu boleto;
  4. Inserir os dados do boleto ou posicionar o seu celular para escaneá-lo e, então, confirmar o pagamento.
Como pagar boleto online: ilustração de uma mão segurando uma lupa com o meio roxo analisando um boleto.

O guia completo sobre como pagar boleto online

Apesar de ser um procedimento prático e rápido, muitas pessoas têm dúvidas sobre como ele funciona. Além disso, é sempre bom lembrar de alguns cuidados básicos na hora de fazer pagamentos pela internet e evitar problemas no futuro.

Por isso, veja abaixo um guia simples sobre internet banking e aplicativos para entender como pagar boletos online com segurança.

1. Verifique se você já possui acesso ao aplicativo ou ao internet banking

Hoje, a grande maioria das instituições financeiras, como bancos, fintechs ou operadoras de cartão,  permite que o cliente faça várias operações e tenha acesso a diversos serviços sem sair de casa. Basta usar o aplicativo ou site para abrir extratos, fazer pagamentos online de contas, transferências, etc.

Acesso ao site – ou internet banking

O internet banking nada mais é do que ter acesso a uma área pessoal dentro do site da sua instituição ou banco.

Para utilizar o internet banking, é preciso ter uma senha. Em geral, esse procedimento é feito presencialmente em alguma agência, mas várias instituições financeiras mais modernas, como as fintechs ou bancos digitais, permitem que você peça a senha pelo aplicativo, site, e-mail ou telefone.

Com seu login e senha, basta entrar no site, digitar as informações e começar a usar os serviços digitais.

Em alguns casos, também pode ser necessário instalar um programa de sua instituição financeira em seu computador para que o acesso seja autorizado. Tudo varia conforme o seu banco.

Acesso pelo app

Os apps (ou aplicativos) são como programas que podem ser baixados no seu celular. Eles são desenvolvidos pelos bancos ou instituições financeiras para tornar o acesso aos seus serviços ainda mais fácil e seguro.

Geralmente, ao baixar o app, o cliente deve cadastrar uma senha para poder utilizá-lo no celular com segurança. Também pode ser necessário, dependendo da instituição financeira, validar o cadastro no seu aplicativo em uma agência bancária.

Vale compartilhar uma dica: Embora sites e aplicativos sejam meios seguros de fazer pagamentos, é sempre bom checar se a página que você está acessando é mesmo a da sua instituição financeira. Confira o nome do site e endereço na barra de navegação e veja se o aplicativo é bem recomendado antes de baixá-lo.

Ficou em dúvida? Entre em contato com a sua instituição e confirme qual endereço ou app você deve usar. 

2. Acesse o site ou abra o app para pagar boleto online

Tanto em sites quanto em aplicativos, costuma haver uma aba chamada “pagamentos”. Nela, é possível especificar qual tipo de pagamento você quer realizar: boletos bancários e títulos, fatura do cartão de crédito ou contas de água, luz, telefone e gás.

Escolha a opção de pagamento que você deseja e dê continuidade ao processo.

3. Tenha em mãos o boleto em papel ou em meio digital atualizado

Para fazer o pagamento dos boletos, você deve ter em mãos o próprio boleto ou o número do código de barras. Mas fique atento: o boleto não pode estar com a data vencida!

Como pagar boleto online se ele estiver vencido?

Nesse caso, é preciso emitir a segunda via para pagá-lo pela internet. A segunda via do boleto virá com a correção dos valores (os encargos e multas por atraso) e uma nova data para pagamento. Em geral, ela vale apenas para o dia em que foi emitida.

A emissão da segunda via pode ser feita nos sites das instituições responsáveis pelo boleto. Não se esqueça de verificar se o site é confiável antes de informar qualquer dado pessoal: isso é extremamente importante para a sua segurança e evita muitos problemas futuros!

4. Informe o número do boleto

O próximo passo é informar o número do boleto para fazer o pagamento. Se você estiver no internet banking pode:

  • Digitar os números do boleto físico;
  • Copiar e colar os números do boleto online.

No caso de aplicativos, além de poder digitar ou copiar e colar os números, a câmera do próprio celular pode ser utilizada para fazer a leitura do código de barras - um processo muito mais rápido que garante que você não errará a digitação.

5. Confirme os dados e digite a senha para completar a transação

Uma vez inserido o código de barras, o aplicativo ou site pede que você confirme os valores e a data de pagamento. Confira os dados e então digite a sua senha pessoal autorizando a transação do pagamento do boleto online.

Se o pagamento for aprovado, a tela mostrará um comprovante de pagamento que você poderá salvar em seu computador, telefone celular ou em algum serviço de armazenamento. Além disso, a transação ficará registrada e você poderá conferir se está tudo correto acessando o próprio site ou aplicativo no futuro.

Qual o prazo de compensação de um boleto?

O prazo de compensação de um boleto é de um dia útil. Isso significa que o dia em que você realizou o pagamento não conta, apenas o dia seguinte é considerado dia útil (com exceção de final de semana ou feriado).

Assim, se você pagou um boleto na segunda-feira, o limite de compensação dele é até o fim da terça. Se pagar na sexta-feira à tarde, ele deve ser compensado até o fim de segunda-feira. Por razões de segurança, a compensação pode levar mais tempo para ser concluída se forem identificados comportamentos suspeitos.

Portanto, pense nisso e nas suas necessidades antes de realizar as operações.

Como usar o Buscador de Boletos, o DDA do Nubank?

O Buscador de Boletos do Nubank é como a gente chama a função Débito Direto Autorizado (DDA). Com ele, você será notificado toda vez que um novo boleto for emitido no seu nome e, em poucos cliques, poderá agendar ou realizar o seu pagamento.

Após ativar o Buscador de Boletos do Nubank, todos os boletos bancários emitidos em seu CPF ou CNPJ estarão organizados no Assistente de Pagamentos do aplicativo. Por lá, você consegue visualizar e acompanhar seus boletos em um único lugar. Além disso, o Nubank te avisa toda vez que um novo boleto for emitido para você.

Para pagar ou agendar o pagamento de um boleto, você só precisa acessar o Buscador de Boletos no seu aplicativo, localizado na área do Assistente de Pagamentos do Nubank, e concluir a transação.

O que é o Assistente de Pagamentos do Nubank?

O Assistente de pagamentos do Nubank gerencia suas contas em um só lugar. Esse assistente virtual paga contas que estão programadas – sejam elas por boleto, débito automático ou Pix. Ele te lembra de datas de vencimento, avisa quando boletos são cadastrados no seu CPF e te conta quais pendências já foram pagas ou ainda estão em aberto. Com o Assistente de pagamentos, você também pode cadastrar seus compromissos financeiros de maneira rápida e descomplicada, e assim não precisa mais se preocupar em perder prazos.

O que é o Assistente de Pagamentos do Nubank? Conheça tudo sobre a ferramenta de gestão de contas do app

https://www.youtube.com/watch?v=DQY93amM3TA

Leia mais:

O Nubank é uma empresa criada para devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Nossos produtos são simples, fáceis de usar, e podem ser controlados pelo seu celular.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.