Fala, Nubank

Muito além do cartão de crédito

Como pagar boletos online – um guia prático para iniciantes

Use a tecnologia para fugir das filas e lidar com as contas do mês sem sair de casa

Sabe aquelas intermináveis filas nas agências para pagar as contas no fim do mês? Já é possível fugir delas usando sites e aplicativos de bancos ou instituições financeiras para pagar boleto online. 

O processo é muito simples. Para pagar boletos pela internet, sem sair de casa, você só precisa:

Apesar de ser um procedimento prático e rápido, muitas pessoas têm dúvidas sobre  como ele funciona. Além disso,  é sempre bom lembrar de alguns cuidados básicos na hora de fazer pagamentos pela internet e evitar problemas no futuro.

Por isso, fizemos  um guia simples sobre internet banking e aplicativos para te ajudar a entender como pagar boletos online com segurança.

1. Verifique se você já possui acesso ao aplicativo ou ao internet banking

A grande maioria das instituições financeiras, como bancos, fintechs, ou operadoras de cartão,  permite que o cliente faça várias operações e tenha acesso a diversos serviços sem sair de casa. Basta usar o aplicativo ou site para abrir extratos, fazer pagamentos online de contas, transferências, etc.

Acesso ao site – ou o internet banking

O internet banking nada mais é do que ter acesso a uma área pessoal dentro do site da sua instituição ou banco.

Para utilizar o internet banking, é preciso ter uma senha. Em geral, esse procedimento é feito presencialmente em alguma agência, mas várias instituições financeiras mais modernas, como as fintechs ou bancos digitais, permitem que você peça a senha pelo  aplicativo, site, e-mail ou telefone.

Com seu login e senha, basta entrar no site, digitar as informações e começar a usar os serviços digitais.

Acesso pelo aplicativo

Os aplicativos são como programas que podem ser baixados no seu celular. Eles são desenvolvidos pelos bancos ou instituições financeiras para tornar o acesso aos seus serviços ainda mais fácil e seguro.

Geralmente, ao baixar o app, o cliente deve cadastrar uma senha para poder utilizá-lo  em seu celular com segurança.

Dica: Embora sites e aplicativos sejam meios seguros de fazer pagamentos, é sempre bom checar se a página que você está acessando é mesmo a da sua instituição financeira . Confira o nome do site e endereço na barra de navegação e veja se o aplicativo é bem recomendado antes de baixá-lo. Ficou em dúvida? Entre em contato com a sua instituição e confirme qual endereço ou app você deve usar. 

2. Acesse o site ou abra o app para pagar boleto online

Tanto em sites quanto em aplicativos, costuma haver uma aba chamada “pagamentos”. Nela, é possível especificar qual tipo de pagamento você quer realizar: boletos bancários e títulos, fatura do cartão de crédito ou contas de água luz, telefone e gás.

Selecione a opção de pagamento que você deseja e dê continuidade ao processo.

3. Tenha em mãos o boleto em papel ou em meio digital atualizado

Para fazer o pagamento dos boletos, você deve ter em mãos o próprio boleto ou o número do código de barras. Fique atento: o boleto não pode estar com a data vencida!

Mas como pagar boleto online se ele estiver vencido? Nesse caso, é preciso emitir a segunda via para pagá-lo pela internet. A segunda via do boleto virá com a correção dos valores ( os encargos e multas por atraso ) e uma nova data para pagamento. Em geral, ela vale apenas para o dia em que foi emitida.

A emissão da segunda via pode ser feita nos sites das instituições responsáveis pelo boleto. Não se esqueça de verificar se o site é confiável antes de informar qualquer dado pessoal: isso é extremamente importante para a sua segurança e evita muitos problemas futuros!

4. Informe o número do boleto

O próximo passo é informar o número do boleto para fazer o pagamento. Se você estiver no internet banking pode:

No caso de aplicativos, além de poder digitar ou copiar e colar os números, a câmera do próprio celular pode ser utilizada para fazer a leitura do código de barras.

5. Confirme os dados e digite a senha para completar a transação

Uma vez inserido o código de barras, o aplicativo ou site pede que você confirme os valores e a data de pagamento. Confira os dados e então digite a sua senha pessoal autorizando a transação do pagamento do boleto online.

Se o pagamento for aprovado, a tela mostrará um comprovante de pagamento que você poderá salvar em seu computador, telefone celular ou em algum serviço de armazenamento. Além disso, a transação ficará registrada e você poderá conferir se está tudo correto acessando o próprio site ou aplicativo no futuro.

Um lembrete importante: boletos são compensados à noite. Se você fizer o pagamento 7h da manhã ou 22h, o boleto só irá ser compensado na virada da noite. Em dias úteis, o pagamento ocorre na noite do mesmo dia. Se a operação for feita em um sábado, domingo ou feriado, então a compensação será feita no próximo dia útil à noite. Portanto, pense nisso e nas suas necessidades antes de realizar as operações.

O Nubank é uma empresa criada para devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Nossos produtos – um cartão de crédito sem anuidade e uma conta digital completamente gratuita – são simples, fáceis de usar, e podem ser controlados pelo seu celular. Se livre da burocracia e das tarifas abusivas! Conheça mais sobre o Cartão Nubank e a NuConta

Tags

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *