Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Internet Banking: o que ...

Internet Banking: o que é e como funciona

Entenda como usar essa ferramenta online e realize suas transações financeiras sem precisar ir à uma agência bancária.

O internet banking é uma forma de acessar, pelo seu computador, as informações do banco ou instituição financeira. Essa ferramenta facilita os pagamentos e transações – e é muito útil, não somente em tempos de pandemia de coronavírus.

Veja como funciona.

O que é Internet Banking?

O internet banking nada mais é do que ter acesso a uma área pessoal dentro do site da sua instituição ou banco. Ele permite que o cliente acesse sua conta corrente ou informações da poupança, ou outros produtos, pela internet. 

Com a ferramenta é possível verificar o saldo, realizar transferências, efetuar pagamentos e outras transações.

Como usar o Internet Banking

Para utilizar o internet banking, é preciso ter uma senha. Em geral, esse procedimento é feito presencialmente em alguma agência, mas várias instituições financeiras mais modernas, como as fintechs ou bancos digitais, permitem que você crie ou solicite  a senha de forma também digital – pelo aplicativo ou site, por exemplo.

Com seu login e senha, basta entrar no site, digitar as informações e começar a usar os serviços digitais.

Em alguns casos, também pode ser necessário instalar um programa de sua instituição financeira em seu computador para que o acesso seja autorizado. Tudo varia conforme o seu banco.

4 vantagens do Internet Banking

1. Organização financeira

Com o internet banking você não precisa anotar as contas no papel e nem imprimir extratos de depósitos e transferências bancárias. 

Uma vez registradas, o sistema salva todas as informações que você precisa. Por exemplo, se você quiser gravar dados de uma conta para a qual faz transferências todo mês, isso vai te ajudar a poupar mais tempo.

Comprovantes de pagamento, depósito e transferência também podem ser salvos em PDF e organizados em pastas no seu computador.

2. Facilidade

Verificar a fatura do cartão de crédito, realizar um pagamento em cima da hora e olhar seu saldo. Esses são alguns exemplos do que você pode fazer a qualquer hora, em qualquer dia da semana, sem sair de casa.

Os serviços podem, inclusive, ser acessados fora do Brasil. Basta apenas que você esteja conectado a internet para poder programar o pagamento de contas e visualizar suas informações bancárias. Super fácil!

3. Economia – de tempo e dinheiro

O usuário não precisa se deslocar até uma agência e também não precisa pagar por um extrato bancário – já que, pelo internet banking, você tem acesso fácil, bem ali, na tela do seu computador.

Para pequenos empresários, essa pode ser uma forma de pagar funcionários, organizar fluxo de caixa e pagar fornecedores, por exemplo.

4. Segurança

Não precisa se preocupar, pois a ferramenta é segura. Ter alguns cuidados como não fornecer a senha a terceiros ou não acessar o site de qualquer computador, são, claro, sempre muito importantes. 

Também é fundamental seguir as instruções de segurança da sua instituição – como usar um token ou aplicativo para gerar códigos de acesso, ou criar camadas extras de segurança no próprio app (como cadastro da biometria e senha de acesso). 

Dicas para usar o Internet Banking de forma segura

É importante ficar sempre atento e tomar alguns cuidados básicos:

  • Mantenha o antivírus do seu computador sempre atualizado;
  • Troque a senha do seu internet banking periodicamente;
  • Nunca forneça sua senha a outras pessoas;
  • Os bancos nunca pedem atualização da chave de segurança por e-mail;
  • Confira se o site é mesmo do seu banco;
  • Verifique se o site possui um cadeado verde na parte em que é digitado o endereço. Isso mostra que a conexão é segura e que a identidade do banco foi confirmada.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

3.4

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post