Muitas das contas que pagamos hoje são via boleto. Eles podem chegar em casa pelo correio ou de forma online, pelo e-mail cadastrado na instituição bancária ou estabelecimento em que a compra foi realizada.
Como pagar boleto
Existem três maneiras simples de realizar o pagamento. Veja como funciona.
Pagar boleto em casa lotérica
Essa forma é muito utilizada por pessoas que não possuem conta em banco e, por isso, não têm como utilizar o caixa eletrônico ou o Internet Banking. Basta se dirigir ao guichê de qualquer casa lotérica com o boleto e o dinheiro em mãos.
Pagar no caixa do banco
Outra opção é realizar o pagamento direto no caixa do banco. Mesmo sem ser correntista, é possível pagar em qualquer agência bancária. Basta ir até o local com o seu boleto e o valor a ser pago em mãos e se dirigir ao caixa.
Pagar boleto em caixa eletrônico
Se você tem conta em banco, pode escolher pagar assim. Basta ir até uma agência bancária tendo em mãos o cartão do seu banco e o boleto que deseja pagar. Aí é só seguir o passo a passo, que normalmente é este:
- Selecione a opção “pagamentos”;
- Depois selecione o tipo de documento a ser pago (conta de luz, água, telefone, gás, etc);
- Identifique o tipo de sua conta e coloque o código de barras no lugar indicado;
- O código de barras será lido e você deve fornecer a data de pagamento do boleto;
- Após isso, confirme o pagamento e espere pelo seu comprovante.
Seu boleto está vencido? Saiba como emitir a segunda via de uma conta atrasada.
Pagar boleto online
Você também pode pagar um boleto pela internet, sem nem sair de casa. É bem fácil.
- Acesse o site ou app da sua instituição financeira (como o banco ou operadora);
- Insira o número da sua conta e agência;
- Faça login na sua conta e procure a opção de “pagamentos”;
- Acesse “pagamento com código de barras” ou informe o número do seu boleto;
- Insira todos os dados do código de barras ou posicione o seu celular para escaneá-lo;
- Confirme o pagamento e confira se ele realmente foi realizado.
Como pagar boletos online – um guia prático para iniciantes
Por que pode demorar 3 dias úteis para o pagamento do boleto ser validado?
Após pagar o boleto, o prazo para a sua compensação é de até 3 dias úteis. Isso acontece porque os bancos precisam repassar o valor pago para instituição que deve receber.
Ou seja, se você pagar numa segunda-feira, o pagamento deve ser reconhecido apenas na quinta-feira.
Lembrando que são 3 dias úteis. Finais de semana e feriados não contam.
Vale lembrar que este é o prazo máximo de reconhecimento – há vezes em que o processo termina antes do fim dos 3 dias úteis.
Leia também:
Qual é a diferença entre TED e DOC?
NuConta: agendamento de boletos e TEDs para todos
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}