Pular navegação

Pagar boleto: como fazer e por que demora até um dia útil para confirmar o pagamento?

É possível pagar boletos direto pelo aplicativo do banco, indo a uma casa lotérica ou a um caixa eletrônico. Confira o passo a passo.

imagem de um avião de papel feito a partir de um boleto. uma pessoa está montada nele com os braços abertos e ele voa em direção a um círculo roxo

Muitas contas que pagamos hoje ainda são via boleto. O documento  pode chegar em casa pelo correio, por e-mail, Débito Direto Autorizado (DDA) ou até mesmo por SMS, quando apenas o código do boleto é enviado para o consumidor. Mas, afinal, como pagar boleto?

Entenda como funciona e por que são necessários até três dias úteis para confirmar o pagamento.

Como pagar boleto?

Existem três maneiras simples de realizar o pagamento de boletos. Leia abaixo.

Pagar boleto online

É possível pagar boleto sem nem sair de casa, seja pelo aplicativo ou internet banking da instituição financeira em que você possui conta. Para isso: 

  1. Acesse o site ou aplicativo da sua instituição financeira e faça o login;
  2. Procure a opção de “pagamentos”;
  3. Acesse "pagamento com código de barras” ou informe o número do seu boleto;
  4. Insira todos os dados do código de barras ou posicione a câmera do seu celular para escaneá-lo;
  5. Confirme o pagamento com senha e confira se ele realmente foi realizado.

Pagar boleto com o cartão de crédito

Em algumas instituições financeiras, como o Nubank, também é possível pagar boleto usando o limite do seu cartão de crédito. O passo a passo dessa opção depende do aplicativo que você usa, mas, de forma geral, ele é uma etapa que aparece antes da confirmação do pagamento do boleto.

Antes de finalizar o pagamento, lembre-se de revisar as informações do parcelamento, como taxa de juros, número de parcelas, valor de cada parcela. No Nubank, não existem letras miúdas ou taxas escondidas. Todas as informações aparecem antes de qualquer confirmação. 

Saiba aqui tudo sobre como pagar e parcelar boletos no cartão de crédito do Nubank.

Pagar boleto em casa lotérica

Essa forma ainda é muito utilizada por pessoas que não possuem conta em banco ou não têm facilidade com os aplicativos. Por isso, não sendo possível utilizar o aplicativo da instituição financeira, o Internet Banking ou caixa eletrônico, basta se dirigir ao guichê de qualquer casa lotérica com o boleto impresso e o dinheiro em mãos.

Pagar no caixa do banco

Outra opção é realizar o pagamento diretamente no caixa do banco. Mesmo sem ser correntista, é possível pagar boletos emqualquer agência bancária até a data de vencimento. Depois dessa data, se a opção é pagar o documento no caixa do banco, é preciso checar no próprio boleto em qual instituição ele foi emitido para ir realizar o pagamento. 

Pagar boleto em caixa eletrônico

Se você tem conta em banco, pode escolher pagar assim. Basta ir até uma agência bancária tendo em mãos o cartão do seu banco e o boleto que deseja pagar, e seguir o passo a passo, que normalmente é este abaixo: 

  1. Selecione a opção "pagamentos";
  2. Depois selecione o tipo de documento a ser pago (conta de luz, água, telefone, gás, etc);
  3. Identifique o tipo de sua conta e coloque o código de barras no lugar indicado;
  4. O código de barras será lido e você deve fornecer a data de pagamento do boleto;
  5. Após isso, confirme o pagamento e espere pelo seu comprovante.

Vale ressaltar que todas as etapas de pagamento descritas acima podem mudar de acordo com a sua instituição financeira. Não aceite ajuda de estranhos quando estiver presencialmente em agências bancárias e casas lotéricas. Se tiver dúvidas, pergunte a um funcionário desses locais, que deve ter alguma identificação de que realmente trabalha ali.

Seu boleto está vencido? Saiba como emitir a segunda via de uma conta atrasada.

Por que pode demorar até um dia útil para o pagamento do boleto ser validado?

Após pagar o boleto, o prazo para a sua compensação é de até um dia útil, a partir da data de pagamento. Isso significa que o dia em que você realizou o pagamento não conta, apenas o dia seguinte é considerado dia útil (com exceção de final de semana ou feriado).

Assim, se você pagou um boleto na segunda-feira, o limite de compensação dele é até o fim da terça. Se pagar na sexta-feira à tarde, ele deve ser compensado até o fim de segunda-feira. Vale reforçar que, por razões de segurança, a compensação pode levar mais tempo para ser concluída se forem identificados comportamentos suspeitos.

Isso acontece porque os bancos precisam repassar o valor pago para a instituição que deve receber e o prazo para isso acontecer é de até um dia útil.

Vale lembrar que este é o prazo máximo de reconhecimento – ou seja, a validação desse pagamento pode acontecer antes do fim do primeiro dia útil.

Como usar o Buscador de Boletos, o DDA do Nubank?

O Buscador de Boletos do Nubank é como a gente chama a função Débito Direto Autorizado (DDA). Com ele, você será notificado toda vez que um novo boleto for emitido no seu nome e, em poucos cliques, poderá agendar ou realizar o seu pagamento.

Após ativar o Buscador de Boletos do Nubank, todos os boletos bancários emitidos em seu CPF ou CNPJ estarão organizados no Assistente de Pagamentos do aplicativo. Por lá, você consegue visualizar e acompanhar seus boletos em um único lugar. Além disso, o Nubank te avisa toda vez que um novo boleto for emitido para você.

Para pagar ou agendar o pagamento de um boleto, você só precisa acessar o Buscador de Boletos no seu aplicativo, localizado na área do Assistente de Pagamentos do Nubank, e concluir a transação.

O que é o Assistente de Pagamentos do Nubank?

O Assistente de pagamentos do Nubank gerencia suas contas em um só lugar. Esse assistente virtual paga contas que estão programadas – sejam elas por boleto, débito automático ou Pix. Ele te lembra de datas de vencimento, avisa quando boletos são cadastrados no seu CPF e te conta quais pendências já foram pagas ou ainda estão em aberto. Com o Assistente de pagamentos, você também pode cadastrar seus compromissos financeiros de maneira rápida e descomplicada, e assim não precisa mais se preocupar em perder prazos.

O que é o Assistente de Pagamentos do Nubank? Conheça tudo sobre a ferramenta de gestão de contas do app

https://www.youtube.com/watch?v=DQY93amM3TA

Leia mais sobre boletos: 

Como saber se um boleto é falso? Confira 7 dicas para não sair no prejuízo

Como protestar um boleto bancário?

DDA: o que é e como funciona?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.