Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Organizar as Finanças Pagamento de boleto: com...

Pagamento de boleto: como fazer e por que demora 3 dias úteis?

É possível pagar o boleto em qualquer caixa eletrônico, casa lotérica e até mesmo online. Veja, abaixo, como fazer isso.

Muitas das contas que pagamos hoje são via boleto. Eles podem chegar em casa pelo correio ou de forma online, pelo e-mail cadastrado na instituição bancária ou estabelecimento em que a compra foi realizada.

Como pagar boleto

Existem três maneiras simples de realizar o pagamento. Veja como funciona.


Pagar boleto em casa lotérica

Essa forma é muito utilizada por pessoas que não possuem conta em banco e, por isso, não têm como utilizar o caixa eletrônico ou o Internet Banking. Basta se dirigir ao guichê de qualquer casa lotérica com o boleto e o dinheiro em mãos.

Pagar boleto em caixa eletrônico

Se você tem conta em banco, pode escolher pagar assim. Basta ir até uma agência bancária tendo em mãos o cartão do seu banco e o boleto que deseja pagar. Aí é só seguir o passo a passo, que normalmente é este:

  1. Selecione a opção “pagamentos”;
  2. Depois selecione o tipo de documento a ser pago (conta de luz, água, telefone, gás, etc);
  3. Identifique o tipo de sua conta e coloque o código de barras no lugar indicado;
  4. O código de barras será lido e você deve fornecer a data de pagamento do boleto;
  5. Após isso, confirme o pagamento e espere pelo seu comprovante.

Seu boleto está vencido? Saiba como emitir a segunda via de uma conta atrasada.


Pagar boleto online

Você também pode pagar um boleto pela internet, sem nem sair de casa. É bem fácil. 

  1. Acesse o site ou app da sua instituição financeira (como o banco ou operadora);
  2. Insira o número da sua conta e agência;
  3. Faça login na sua conta e procure a opção de “pagamentos”;
  4. Acesse “pagamento com código de barras” ou informe o número do seu boleto;
  5. Insira todos os dados do código de barras ou posicione o seu  celular para escaneá-lo;
  6. Confirme o pagamento e confira se ele realmente foi realizado.

Como pagar boletos online – um guia prático para iniciantes

Por que pode demorar 3 dias úteis para o pagamento do boleto ser validado?

Após pagar o boleto, o prazo para a sua compensação é de até 3 dias úteis. Isso acontece porque os bancos precisam repassar o valor pago para instituição que deve receber.

Ou seja, se você pagar numa segunda-feira, o pagamento deve ser reconhecido apenas na quinta-feira.

Lembrando que são 3 dias úteis. Finais de semana e feriados não contam.

Vale lembrar que este é o prazo máximo de reconhecimento – há vezes em que o processo termina antes do fim dos 3 dias úteis.

Leia também:

Qual é a diferença entre TED e DOC?

NuConta: agendamento de boletos e TEDs para todos

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Digite seu nome

Quero receber a newsletter
  • Sueli Cordeiro Pires Martins
    04 de outubro de 2019, 08h41
    Gostaria de saber como funciona a NUconta, como depositar e como sacar.
    • Fala Nubank
      04 de outubro de 2019, 18h13
      Oi, Sueli! Aqui neste post contamos tudo o que você precisa saber sobre a NuConta! :)
  • Willamy
    28 de setembro de 2019, 09h02
    Parabéns
    • Vaneza
      17 de setembro de 2019, 08h21
      Gostei muito