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Quais são as regras para pagamento de boleto?

Confira as medidas de segurança do Banco Central na hora de pagar boleto.
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Desde outubro de 2021, após o Banco Central publicar a resolução Nº 142, com medidas de segurança contra fraudes e golpes financeiros, as instituições foram obrigadas a estabelecer regras de limite e horários para pagamento de boletos e no débito, e também para transferências via Pix e TED

O limite para pagamentos de boletos (via Pix e TED) passou a ser de R$ 1 mil para transações entre 20h e 6h. 

O limite de horário para pagamento de boletos é para todo mundo?

Não. As medidas de segurança do Banco Central são válidas somente para transações entre Pessoas Físicas. 

Vale lembrar que o prazo para que um boleto seja compensado depois do pagamento é de até um dia útil.

Entenda: Pagamento de boleto: como fazer e por que demora um dia útil?

Quero pagar boletos acima de R$ 1 mil, e agora?

Para você conseguir pagar boletos com valores acima de R$ 1 mil, entre 20h e 6h, é preciso entrar em contato com a instituição financeira, por meio de seus canais de atendimento, e fazer a solicitação.

Esse processo pode levar de 24h a 48h para ser realizado. Essa medida de segurança adotada pelo Banco Central tem o objetivo de diminuir fraudes. 

Fim do DOC: até quando será possível usar esse meio de transferência?

Há algum tempo, o DOC (Documento de Ordem de Crédito)  já estava perdendo espaço entre as opções de transferências, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). A situação se agravou com o lançamento do Pix e, em fevereiro de 2024, o meio de transferência deixará de existir.

As instituições bancárias podem oferecer o serviço de emissão e agendamento do DOC até o dia 15 de janeiro de 2024, às 22h, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas (empresas). 

Fique atento, pois a data máxima de agendamento de um DOC é dia 29 de fevereiro, quando o sistema se encerra definitivamente. 

Leia mais: Fim do DOC e da TED? Qual o destino das operações bancárias que perderam espaço para o Pix?

Como usar o Buscador de Boletos, o DDA do Nubank?

O Buscador de Boletos do Nubank é como a gente chama a função Débito Direto Autorizado (DDA). Com ele, você será notificado toda vez que um novo boleto for emitido no seu nome e, em poucos cliques, poderá agendar ou realizar o seu pagamento.

Após ativar o Buscador de Boletos do Nubank, todos os boletos bancários emitidos em seu CPF ou CNPJ estarão organizados no Assistente de Pagamentos do aplicativo. Por lá, você consegue visualizar e acompanhar seus boletos em um único lugar. Além disso, o Nubank te avisa toda vez que um novo boleto for emitido para você.

Para pagar ou agendar o pagamento de um boleto, você só precisa acessar o Buscador de Boletos no seu aplicativo, localizado na área do Assistente de Pagamentos do Nubank, e concluir a transação.

O que é o Assistente de Pagamentos do Nubank?

O Assistente de pagamentos do Nubank gerencia suas contas em um só lugar. Esse assistente virtual paga contas que estão programadas – sejam elas por boleto, débito automático ou Pix. Ele te lembra de datas de vencimento, avisa quando boletos são cadastrados no seu CPF e te conta quais pendências já foram pagas ou ainda estão em aberto. Com o Assistente de pagamentos, você também pode cadastrar seus compromissos financeiros de maneira rápida e descomplicada, e assim não precisa mais se preocupar em perder prazos.

O que é o Assistente de Pagamentos do Nubank? Conheça tudo sobre a ferramenta de gestão de contas do app

https://www.youtube.com/watch?v=DQY93amM3TA

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Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

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