Pular navegação

Plano de viagem: como se organizar para viajar pelo mundo?

Existem vários pontos importantes nos quais você deve ficar atento antes de embarcar. Saiba como fazer um plano de viagem e saia pelo mundo sem se preocupar.

Imagem de duas mãos femininas ajeitando as roupas em uma mala de viagem. A mala é caramelo. Dentro, roupas brancas e pretas e um porta cartão roxo do Nubank.

Você quer viajar pelo mundo e acredita que chegou o momento de tirar esse sonho do papel e cair na estrada. Mas, não é só ter tempo e dinheiro, é preciso também de um bom plano de viagem. Assim, dá para evitar imprevistos e, caso eles aconteçam, você não será pego tão de surpresa assim.

Lembre-se de que uma viagem começa bem antes da compra das passagens aéreas ou da reserva de hospedagens. Depois de decidir quanto tempo irá ficar fora e quais destinos pretende visitar, é essencial buscar todas as informações necessárias, como atrações, transporte, valores, moeda local, valor do câmbio, vacinas obrigatórias, entre outras.

Abaixo, saiba fazer um plano de viagem e descubra como se organizar para viajar pelo mundo.

Como fazer um plano de viagem?

Antes de fazer um plano de viagem é preciso saber, primeiro, por quanto tempo você pretende cair na estrada. Com essa informação em mente, é hora de escolher os destinos.

Nem sempre tudo sai como planejado. Por isso, também é importante considerar imprevistos no plano de viagem, como uma emergência médica, atrasos nos voos, mudanças no clima, entre outros. Fazer uma lista dos seus objetivos de viagem te ajuda a se organizar melhor. Assim, você consegue definir se vai precisar contratar um seguro saúde, por exemplo.

Busque informações sobre os destinos escolhidos

Pesquisar sobre o destino é essencial para uma viagem mais tranquila. Vale leitura, publicações em redes sociais, vídeos no YouTube ou conversas com amigos e conhecidos. Os tópicos podem variar: desde a melhor época do ano para embarcar e cultura do país, até gastos mais comuns, atrações e culinária local. 

O gerente de produtos Regis Giongo, de 29 anos, de Águas de Chapecó, Santa Catarina, sempre se preocupa com a estação do ano do lugar para onde quer ir. "Eu sou minimalista e não gosto tanto de frio. Então, priorizo destinos mais tropicais, porque o casaco dá volume e minha intenção não é carregar muita coisa", diz ele. 

Não se apegue tanto ao roteiro

Ficar preso a um cronograma pode acabar te privando de boas surpresas, principalmente em uma viagem pelo mundo. "Quando começa o ano, eu escrevo minhas metas pessoais, os objetivos que eu quero atingir, quais são as cidades que eu quero viajar e quando – mas nem sempre eu sigo à risca", comenta Giongo.

A estratégia do gerente de produto é ir onde se tem vontade.

"Em 2023, por exemplo, eu tinha um voo para Portugal, mas não planejei muito o que ia fazer por lá. Encontrei um amigo que estava chegando de Dubai e, depois de uns dias, acabamos indo para Londres, depois República Tcheca, Hungria, e terminamos a viagem em Dubai, antes de voltarmos para o Brasil", lembra ele.

Fotos: Arquivo Pessoal Régis Giongo. Na ordem, México, Dubai e Chapada dos Veadeiros.

Um concierge pode te ajudar

Se você precisa de ajuda com reserva de hotel ou indicação de restaurantes, é possível entrar em contato com um profissional especializado: o concierge. Ele é um assistente pessoal disponível para o que você precisar, desde a reserva da hospedagem, uma comparação de preços de passagens aéreas, ou até mesmo localizar um restaurante com seu tipo de comida favorita em qualquer lugar do mundo.

No Nubank, clientes Nubank Ultravioleta têm a assistência pessoal de um concierge 24 horas por dia. É só ligar gratuitamente no 0800-725-2025 (no Brasil) ou ligar à cobrar no telefone +1 (636) 722-8881, e pedir conselhos para o especialista que te atender. A pessoa vai te auxiliar no planejamento, indicando os passeios que forem mais adequados ao seu perfil.

Esta não é a única vantagem que os nossos clientes da experiência exclusiva têm para as suas viagens. Saiba aqui quais são as outras.

Avalie os custos da viagem

Um ponto fundamental em um plano de viagem é ter ideia de quanto e como você pretende gastar. Por exemplo, se você deseja passar por quatro países em duas semanas, pode garantir as passagens aéreas e hospedagem antes de sair do Brasil ou acompanhar os preços, pesquisar e decidir aos poucos.

Além do cartão de crédito internacional, como o cartão Ultravioleta, é importante considerar levar uma quantia de dinheiro em espécie (principalmente dólar) ou na moeda local.

Anna Drumond Moreira, 31 anos, que já conhece 25 países e vários estados brasileiros, tem algumas dicas que podem auxiliar quem deseja fazer o mesmo. "No início de 2024 eu saí do Rio Grande do Norte com a intenção de ir até Maceió. Nesse caso, eu tinha uma lista prévia dos lugares que queria ir, então, busquei hostel, organizei os custos numa planilha, dei preferência para locais que disponibilizam quartos femininos e café da manhã, além de prestar atenção às localizações", relembra.

Como organizar o dinheiro da viagem?

Saber como serão realizados os pagamentos durante a viagem influencia nos gastos totais e evita dor de cabeça no futuro. O ideal é nunca ter apenas uma forma de pagamento, já que alguns lugares talvez só aceitem cartão de crédito e outros (poucos) apenas dinheiro em espécie.

"Normalmente eu levo dólar, e a maioria dos estabelecimentos aceita cartão de crédito, incluindo pagamentos por aproximação – a conversão é feita de forma automática", conta Regis Giongo. 

Como Giongo é nômade digital (profissional que trabalha remotamente e pode fazer isso de qualquer lugar do mundo), a organização financeira acaba sendo um pouco diferente, já que ele não tem contas fixas no Brasil e, portanto, não precisa se preocupar. 

"Tenho um orçamento mensal, mas, tem vezes que gasto o dobro desse orçamento, e outras que gasto metade, dependendo da cidade em que estou", destaca. "A vida nômade me possibilita ficar um mês em Londres, e algumas semanas no interior de Santa Catarina", diz.

Workation: como se planejar para trabalhar enquanto viaja?

Espaço Família no app Nubank

O Espaço Família pode facilitar os pagamentos durante a sua viagem. Ele é uma área do app Nubank exclusiva para clientes Ultravioleta por meio da qual nossos clientes Ultravioleta podem compartilhar suas vantagens com até quatro membros da família que tenham conta no Nubank. 

O objetivo do Espaço Família é oferecer um ambiente seguro e simples para facilitar a gestão dessas vantagens em um só lugar. Entre os benefícios estão o saldo compartilhado, que facilita a gestão da sua casa.

O saldo compartilhado permite que as pessoas administradoras do Espaço Família movimentem recursos de um saldo único. Ele é uma área onde mais de uma pessoa pode fazer depósitos, pagamentos e transferências, mas sem a exposição das contas e saldos individuais. 

Como lidar com diferentes moedas e câmbios durante a viagem por diferentes países?

Na hora de realizar pagamentos em diferentes países, as melhores opções são cartão de crédito internacional (como é o cartão Ultravioleta) e conta global. Lembrando que o IOF cobrado nas compras internacionais com o cartão de crédito é de 4,38% (deve zerar até 2028).

"Hoje meu salário é em euro, porque eu trabalho para uma empresa estrangeira. Isso facilita muito as minhas viagens internacionais, porque eu recebo em uma conta multimoedas, então, quando vou pagar, utilizo esse cartão", comenta Anna Drummond. 

Documentação: inclua no seu plano de viagem 

Passaporte e visto são fatores que podem limitar ou dificultar a escolha de destinos. Porém, em diversos países é possível entrar apenas apresentando o RG, por exemplo. 

Se você tem o passaporte, fique atento à necessidade de visto e à data de validade do seu documento. Há uma enorme lista de países que não exigem visto para a entrada de brasileiros. 

Mas sempre que você decidir visitar um país, consulte as informações oficiais no site da embaixada ou consulado para saber qual é a regra de entrada para brasileiros. Há países, como os Estados Unidos, que exigem visto que podem levar meses para obter. E as regras mudam com frequência, então não deixe de se informar para evitar surpresas no desembarque.

Procure ter cópias dos seus documentos (passaporte, carteira de motorista, identidade, seguro viagem, passagens, ingressos de atrações e reservas de hotéis) tanto em papel quanto online. Assim você terá acesso fácil e rápido aos números e informações necessárias em caso de extravio ou outro acontecimento inesperado.

Confira as vacinas necessárias para viajar

Alguns países, como Bolívia, Colômbia, Costa Rica, entre outros, exigem que os viajantes possuam algumas vacinas. Verifique se esse é o caso, e, se for, não se esqueça de levar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) no dia da viagem. O documento comprova a vacinação contra doenças e o certificado é emitido gratuitamente pela Anvisa. Vale lembrar que algumas vacinas, como é o caso da febre amarela, precisam ser tomadas com alguma antecedência, que varia caso a caso.

"Uma vez eu quase não embarquei para a Colômbia porque exigiam a vacina da febre amarela. Eu tinha a vacina, mas tinha esquecido o documento em casa. Como eu cheguei com bastante antecedência no aeroporto, consegui resolver a tempo e embarcar", conta Moreira. 

Faça um seguro viagem

O seguro viagem funciona como um  plano de saúde contratado para um período específico de tempo. Se algo acontecer, você estará protegido. O tipo de cobertura que ele oferece e as condições de pagamento são itens determinados no contrato entre o cliente e a seguradora. Além de despesas de saúde, boa parte dos seguros-viagem abrange também problemas com bagagens, passagens aéreas e hotéis.

Titulares do cartão Ultravioleta, seu cônjuge e seus filhos, têm direito à cobertura do seguro médico Masterassist Black. Para garantir o benefício, é só comprar a passagem aérea usando o cartão Ultravioleta e emitir o bilhete de seguro antes da viagem neste site.

Além do seguro médico, todos os clientes Nubank têm acesso ao Mastercard Global Services, que ajuda pessoas que perderam seus cartões ou foram roubadas. Para falar com um assistente é só ligar no número 0800 891 3294 (no Brasil) ou +1 (800) 627-8372 (nos Estados Unidos), ou a cobrar para +1 (636) 722-7111 (nos demais países).

Defina o tamanho e tipo da bagagem

Parte do plano de viagem é definir o tamanho da bagagem que será levada. É preciso levar em consideração alguns fatores importantes que podem tornar a sua viagem mais cara e até mais difícil. Se não quiser despachar malas, é melhor se organizar com o mínimo, em uma bagagem de mão.

Escolher entre mala de rodinha, mochila ou outros modelos depende do perfil de cada um, mas também do lugar para onde você vai, como pretende se locomover e quanto tempo vai ficar no local. Levar muitas malas para destinos onde o deslocamento é mais complicado, cujo acesso é feito por barcos ou locais que possuem muitas escadarias, como Santorini, na Grécia, pode complicar a sua viagem.

Em uma viagem pelo mundo, vale escolher itens básicos e, se precisar, compre algo específico em um dos destinos. 

"Se for uma viagem longa eu levo uma mala maior. Mas prefiro, mesmo, sempre levar uma mala de mão e um mochilão", diz Moreira. "Presto atenção ao clima do local. No verão, por exemplo, a mala de bordo e a mochila funcionam bem, porque levo roupas leves. Já em lugares mais frios, acabo despachando uma mala".  

Lembre-se de que você provavelmente vai fazer compras, então considere o peso de retorno maior do que o de ida.

Fotos do arquivo pessoal de Anna Drumond. na ordem: Dinamarca, Sagrada Família (Espanha) e Torre de Pisa (Itália).

Usufrua dos benefícios do seu cartão de crédito

Acúmulo de milhas, cashback, acesso à sala VIP em aeroportos, entre outros. No seu plano de viagem, considere aproveitar os benefícios que a bandeira do seu cartão de crédito oferece. 

"Eu sou Ultravioleta e uso a sala VIP sempre que faço viagens internacionais. Me salva bastante", ressalta Giongo. "Por conta das minhas escolhas e da maneira que eu resolvi viver, acabo passando muito tempo em aeroportos. E, acessar a sala VIP me permite trabalhar, dormir um pouco, comer, fazer uma conexão entre uma cidade e outra com maior qualidade de vida. Eu acho isso bem positivo", conclui.

11 vantagens do Nubank Ultravioleta em uma viagem

Leia também:

Dólar, euro, libra: 12 estratégias para comprar moedas estrangeiras para sua viagem

Pacotes de viagem valem a pena? Saiba o que considerar antes de contratar 

Viajar por conta própria ou com agência de viagens? Saiba o que funciona melhor para você

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.