Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Dicionário Financeiro Bandeiras de cartão de c...

Bandeiras de cartão de crédito: qual o papel delas?

Todo cartão de crédito possui uma bandeira. Mas como elas funcionam? Quais as principais bandeiras de cartão no Brasil? Confira as respostas para essas e outras perguntas.



Dentro do universo de cartões de crédito existem vários nomes relacionados às empresas envolvidas nele: operadora, emissora e bandeira são alguns destes termos. Mas o que são, afinal, as bandeiras do cartão e para quê servem?

Até o fim de 2019, o Brasil tinha 123 milhões de cartões de crédito em uso, e cada um deles tem sua bandeira. Mais do que um logo impresso no seu cartão, a bandeira oferece uma série de benefícios de acordo com a categoria dele, define onde você poderá usá-lo, e operacionaliza transações de compra e venda.

Entenda, abaixo, como elas funcionam e o que têm a ver com as suas compras. 

Como funcionam as bandeiras de cartão de crédito?

As bandeiras de cartão de crédito são empresas que atuam como intermediárias entre estabelecimentos comerciais e a operadora do cartão em operações de compra e venda.

Isso significa que cabe à bandeira desenvolver as tecnologias necessárias para que um cartão seja lido e aceito pelas maquininhas, sites e aplicativos, além de definir regras para o uso do cartão e garantir que o valor pago pelo cliente seja repassado de maneira segura para o estabelecimento.

Nem toda maquininha ou plataforma aceita todas as bandeiras. Quanto mais aceita for a sua bandeira, mais chances você tem de usar o seu cartão nos estabelecimentos.

Qual é a bandeira de cartão mais aceita no Brasil?

Embora existam diversas bandeiras de cartão de crédito, as três principais no Brasil são a Mastercard, a Visa e a Elo

Juntas, elas totalizam aproximadamente 110 milhões dos cartões emitidos no país, segundo dados do Banco Central em 2020. 

Ou seja: essas três bandeiras representam quase 90% do total de cartões em uso no Brasil. 

E não é só por aqui. Além de serem amplamente utilizadas pelos brasileiros, as principais bandeiras de cartão também estão presentes em centenas de países e são aceitas em milhões de estabelecimentos ao redor do mundo.

Por isso, vale prestar atenção na sua bandeira e conferir onde ela é aceita. A maioria dos estabelecimentos que aceitam pagamento por cartão de crédito permitem pagar com qualquer uma das principais bandeiras, mas é comum ver certas promoções ou lançamentos feitos em parceria com uma bandeira específica.

Operadora e bandeira do cartão de crédito: quais as diferenças? 

Enquanto a bandeira é responsável por operacionalizar os processos de compra e venda feitos com um cartão de crédito, a operadora do cartão é quem faz a administração dele, atuando diretamente com os clientes.

Em outras palavras, a operadora é responsável por definir os limites do cartão de crédito, as taxas relacionadas ao uso dele (ou à falta de pagamento, por exemplo), além de emitir e enviar faturas. Também é papel da operadora disponibilizar uma central de atendimento para dúvidas ou solicitações a respeito do cartão.

No caso do Nubank, por exemplo, nós somos a operadora do cartão roxinho e do Nubank Ultravioleta. A bandeira dos cartões Nubank é a Mastercard.

Qual bandeira de cartão de crédito escolher?

Não tem resposta certa: para saber qual é a melhor bandeira de cartão de crédito para você, é necessário entender o que você está procurando. 

Se para você o que mais importa é ter a certeza de que o seu cartão será aceito nas maquininhas da maioria dos estabelecimentos que você frequenta (ou quer frequentar), vale a pena escolher um cartão que tenha uma bandeira amplamente aceita. 

Além disso, as bandeiras também oferecem benefícios exclusivos que vão de descontos em estabelecimentos até programas de pontos e assistência em viagens internacionais. 

Tudo isso varia de acordo com a bandeira e categoria do seu cartão, e pode ser utilizado como critério na hora de escolher o que faz mais sentido para as suas necessidades. Vale lembrar que essas iniciativas são da bandeira, não da operadora.

Para saber quais são os benefícios a que você tem direito e como aproveitá-los, é só acessar o site da bandeira do seu cartão e conferir todas as vantagens relacionadas à categoria dele. 

Quer saber mais sobre cartões? Veja tudo que já publicamos.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4.14

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post