Pular navegação

Bandeiras de cartão de crédito: qual o papel delas?

Todo cartão de crédito possui uma bandeira. Mas como elas funcionam? Quais as principais bandeiras de cartão no Brasil? Confira as respostas para essas e outras perguntas.

Bandeiras de cartão de crédito: qual o papel delas?

Dentro do universo de cartões de crédito existem vários nomes relacionados às empresas envolvidas nele: operadora, emissora e bandeira são alguns destes termos. Mas o que são, afinal, as bandeiras do cartão e para quê servem?

Até o fim de 2019, o Brasil tinha 123 milhões de cartões de crédito em uso, e cada um deles tem sua bandeira. Mais do que um logo impresso no seu cartão, a bandeira oferece uma série de benefícios de acordo com a categoria dele, define onde você poderá usá-lo, e operacionaliza transações de compra e venda.

Entenda, abaixo, como elas funcionam e o que têm a ver com as suas compras. 

Como funcionam as bandeiras de cartão de crédito?

As bandeiras de cartão de crédito são empresas que atuam como intermediárias entre estabelecimentos comerciais e a operadora do cartão em operações de compra e venda.

Isso significa que cabe à bandeira desenvolver as tecnologias necessárias para que um cartão seja lido e aceito pelas maquininhas, sites e aplicativos, além de definir regras para o uso do cartão e garantir que o valor pago pelo cliente seja repassado de maneira segura para o estabelecimento.

Nem toda maquininha ou plataforma aceita todas as bandeiras. Quanto mais aceita for a sua bandeira, mais chances você tem de usar o seu cartão nos estabelecimentos.

Qual é a bandeira de cartão mais aceita no Brasil?

Embora existam diversas bandeiras de cartão de crédito, as três principais no Brasil são a Mastercard, a Visa e a Elo

Juntas, elas totalizam aproximadamente 110 milhões dos cartões emitidos no país, segundo dados do Banco Central em 2020. 

Ou seja: essas três bandeiras representam quase 90% do total de cartões em uso no Brasil. 

E não é só por aqui. Além de serem amplamente utilizadas pelos brasileiros, as principais bandeiras de cartão também estão presentes em centenas de países e são aceitas em milhões de estabelecimentos ao redor do mundo.

Por isso, vale prestar atenção na sua bandeira e conferir onde ela é aceita. A maioria dos estabelecimentos que aceitam pagamento por cartão de crédito permitem pagar com qualquer uma das principais bandeiras, mas é comum ver certas promoções ou lançamentos feitos em parceria com uma bandeira específica.

Operadora e bandeira do cartão de crédito: quais as diferenças? 

Enquanto a bandeira é responsável por operacionalizar os processos de compra e venda feitos com um cartão de crédito, a operadora do cartão é quem faz a administração dele, atuando diretamente com os clientes.

Em outras palavras, a operadora é responsável por definir os limites do cartão de crédito, as taxas relacionadas ao uso dele (ou à falta de pagamento, por exemplo), além de emitir e enviar faturas. Também é papel da operadora disponibilizar uma central de atendimento para dúvidas ou solicitações a respeito do cartão.

No caso do Nubank, por exemplo, nós somos a operadora do cartão roxinho e do Nubank Ultravioleta. A bandeira dos cartões Nubank é a Mastercard.

Qual bandeira de cartão de crédito escolher?

Não tem resposta certa: para saber qual é a melhor bandeira de cartão de crédito para você, é necessário entender o que você está procurando. 

Se para você o que mais importa é ter a certeza de que o seu cartão será aceito nas maquininhas da maioria dos estabelecimentos que você frequenta (ou quer frequentar), vale a pena escolher um cartão que tenha uma bandeira amplamente aceita. 

Além disso, as bandeiras também oferecem benefícios exclusivos que vão de descontos em estabelecimentos até programas de pontos e assistência em viagens internacionais. 

Tudo isso varia de acordo com a bandeira e categoria do seu cartão, e pode ser utilizado como critério na hora de escolher o que faz mais sentido para as suas necessidades. Vale lembrar que essas iniciativas são da bandeira, não da operadora.

Para saber quais são os benefícios a que você tem direito e como aproveitá-los, é só acessar o site da bandeira do seu cartão e conferir todas as vantagens relacionadas à categoria dele. 

Quer saber mais sobre cartões? Veja tudo que já publicamos.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.