Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Cartão Platinum, Black, ...

Cartão Platinum, Black, Gold… Afinal, qual é a diferença?

Um é melhor que o outro? Tem mais limite? Paga anuidade? Entenda as categorias Gold, Platinum e Black dos cartões de crédito.



Cartão Black é melhor que cartão Platinum, que é melhor que cartão Gold, certo? Bom… Não, não necessariamente.

Gold, Platinum e Black são categorias que indicam os tipos de benefícios que um cartão de crédito pode ter. Essas categorias são oferecidas pelas bandeiras dos cartões, como a MasterCard, por exemplo.

Os critérios para definir quem pode ter cada um desses tipos de cartão são estabelecidos pela empresa emissora – o banco ou instituição financeira que emite o cartão para seus clientes.

Vale saber: essas são as nomenclaturas mais comuns, mas o nome das categorias pode variar de acordo com a bandeira.

Mas o que cada uma dessas categorias quer dizer?

Gold, Platinum e Black: o que isso significa de fato?

As categorias Gold, Platinum e Black determinam os benefícios que um cartão de crédito oferece. Para saber quais são esses benefícios, basta entrar no site da bandeira e ver a lista de cada um.

Os benefícios mais comuns são: 

O que confunde muita gente é achar que existe uma escada de melhorias: ou seja, que o Black é melhor que o Platinum e o Platinum é melhor que o Gold. Isso não é verdade por um motivo simples: os benefícios não são acumulados e sim, diferentes.

Ou seja: embora tenham alguns pontos em comum, Gold, Platinum e Black têm benefícios diferentes.

Para quem viaja bastante, por exemplo, o Platinum pode ser melhor que o Gold. Mas ele não tem certas garantias e seguros do Gold que podem atender melhor outro público.

O Nubank oferece as opções de cartão Gold e Platinum, da bandeira MasterCard, sem nenhuma anuidade. Entenda os benefícios de cada um.

Como escolher entre um cartão Gold, Platinum ou Black?

O primeiro passo é entender quais são os critérios do seu banco ou instituição financeira para conceder cartões: algumas empresas emissoras permitem que o cliente escolha se quer um cartão Gold, Platinum ou Black; outras oferecem um tipo ou outro de acordo com o padrão de gastos.

Como assim?

Normalmente, ao aprovar um cartão de crédito, a instituição financeira vai oferecer ao cliente a categoria que considera mais adequada de acordo com uma série de fatores.

Em alguns casos, o cliente pode pedir que seu cartão seja de outro tipo – alguém que recebe um Platinum, mas prefere um Black, por exemplo. Em outros casos, não é possível fazer essa solicitação: o cliente precisa esperar que a instituição ofereça para que ele mude de categoria.

No geral, bancos que permitem a troca cobram anuidade em seus cartões. Isso porque cada categoria tem um tipo de cobrança diferente para a instituição. As empresas fazem cálculos para decidir quando essa cobrança vale a pena e quando não vale, de acordo com quanto cada cliente gasta.

É por isso que, via de regra, as instituições também oferecem descontos ou até abonos da anuidade dependendo de quanto uma pessoa gastar: porque se ela ficar acima daquele valor, a conta fecha para a empresa. Se ficar abaixo, a anuidade deve ser paga.

É importante saber que, independentemente do tipo de instituição, o cliente continua tendo o direito de permanecer com o cartão que tem: mesmo se o banco quiser oferecer um cartão de outra categoria, é possível negar e continuar com o atual.

Quando vale a pena ter um Black, Gold ou Platinum?

A resposta vai depender de vários fatores: quanto você gasta por mês? No que gasta? Viaja muito ou não? O cartão tem isenção de anuidade a partir de um certo valor?

Basicamente, a escolha certa é aquela que atender mais ao seu estilo de vida. Cartões Platinum e Black costumam ser mais vantajosos para quem viaja com alguma frequência, pois oferecem mais serviços para turismo e têm uma conversão de pontos melhor que o Gold.

Mas de nada adianta ter um deles se houver uma anuidade alta, por exemplo, e o seu padrão de gastos não compensar o gasto com taxas.

Mesmo quando não há anuidade, é importante sempre olhar a lista de benefícios oferecidos por cada categoria e o contrato, para entender exatamente o que está ganhando e do que está abrindo mão. Você pode encontrá-las digitando no Google “cartões de crédito”, mais o nome da bandeira (como MasterCard, Visa, American Express).

Quer saber mais sobre cartões? Veja tudo que já publicamos.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

3.1

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post