Pular navegação

Cartão Platinum, Black, Gold… Afinal, qual é a diferença?

Um é melhor que o outro? Tem mais limite? Paga anuidade? Entenda as categorias Gold, Platinum e Black dos cartões de crédito.

uma imagem de um cartão cinza sem chip, e ao lado dois quadrados; um deles têm um chip roxo com a palavra "crédito" ao lado.

Cartão Black é melhor que cartão Platinum, que é melhor que cartão Gold, certo? Bom… Não, não necessariamente.

Gold, Platinum e Black são categorias que indicam os tipos de benefícios que um cartão de crédito pode ter. Essas categorias são oferecidas pelas bandeiras dos cartões, como a MasterCard, por exemplo.

Os critérios para definir quem pode ter cada um desses tipos de cartão são estabelecidos pela empresa emissora - o banco ou instituição financeira que emite o cartão para seus clientes.

Vale saber: essas são as nomenclaturas mais comuns, mas o nome das categorias pode variar de acordo com a bandeira.

Mas o que cada uma dessas categorias quer dizer?

Gold, Platinum e Black: o que isso significa de fato?

As categorias Gold, Platinum e Black determinam os benefícios que um cartão de crédito oferece. Para saber quais são esses benefícios, basta entrar no site da bandeira e ver a lista de cada um.

Os benefícios mais comuns são: 

O que confunde muita gente é achar que existe uma escada de melhorias: ou seja, que o Black é melhor que o Platinum e o Platinum é melhor que o Gold. Isso não é verdade por um motivo simples: os benefícios não são acumulados e sim, diferentes.

Ou seja: embora tenham alguns pontos em comum, Gold, Platinum e Black têm benefícios diferentes.

Para quem viaja bastante, por exemplo, o Platinum pode ser melhor que o Gold. Mas ele não tem certas garantias e seguros do Gold que podem atender melhor outro público.

O Nubank oferece as opções de cartão Gold e Platinum, da bandeira MasterCard, sem nenhuma anuidade. Entenda os benefícios de cada um.

Como escolher entre um cartão Gold, Platinum ou Black?

O primeiro passo é entender quais são os critérios do seu banco ou instituição financeira para conceder cartões: algumas empresas emissoras permitem que o cliente escolha se quer um cartão Gold, Platinum ou Black; outras oferecem um tipo ou outro de acordo com o padrão de gastos.

Como assim?

Normalmente, ao aprovar um cartão de crédito, a instituição financeira vai oferecer ao cliente a categoria que considera mais adequada de acordo com uma série de fatores.

Em alguns casos, o cliente pode pedir que seu cartão seja de outro tipo - alguém que recebe um Platinum, mas prefere um Black, por exemplo. Em outros casos, não é possível fazer essa solicitação: o cliente precisa esperar que a instituição ofereça para que ele mude de categoria.

No geral, bancos que permitem a troca cobram anuidade em seus cartões. Isso porque cada categoria tem um tipo de cobrança diferente para a instituição. As empresas fazem cálculos para decidir quando essa cobrança vale a pena e quando não vale, de acordo com quanto cada cliente gasta.

É por isso que, via de regra, as instituições também oferecem descontos ou até abonos da anuidade dependendo de quanto uma pessoa gastar: porque se ela ficar acima daquele valor, a conta fecha para a empresa. Se ficar abaixo, a anuidade deve ser paga.

É importante saber que, independentemente do tipo de instituição, o cliente continua tendo o direito de permanecer com o cartão que tem: mesmo se o banco quiser oferecer um cartão de outra categoria, é possível negar e continuar com o atual.

Quando vale a pena ter um Black, Gold ou Platinum?

A resposta vai depender de vários fatores: quanto você gasta por mês? No que gasta? Viaja muito ou não? O cartão tem isenção de anuidade a partir de um certo valor?

Basicamente, a escolha certa é aquela que atender mais ao seu estilo de vida. Cartões Platinum e Black costumam ser mais vantajosos para quem viaja com alguma frequência, pois oferecem mais serviços para turismo e têm uma conversão de pontos melhor que o Gold.

Mas de nada adianta ter um deles se houver uma anuidade alta, por exemplo, e o seu padrão de gastos não compensar o gasto com taxas.

Mesmo quando não há anuidade, é importante sempre olhar a lista de benefícios oferecidos por cada categoria e o contrato, para entender exatamente o que está ganhando e do que está abrindo mão. Você pode encontrá-las digitando no Google “cartões de crédito”, mais o nome da bandeira (como MasterCard, Visa, American Express).

Quer saber mais sobre cartões? Veja tudo que já publicamos.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.