Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Pagamentos por contactle...

Pagamentos por contactless: como se proteger de fraudes

Para pagar com contactless, basta aproximar o cartão da maquininha ou do celular do comerciante. Os cuidados para não cair em golpes são bem semelhantes aos outros tipos de pagamento. Confira.



A tecnologia contactless surgiu para facilitar a vida de clientes e comerciantes na hora dos pagamentos. Afinal, os pagamentos por aproximação são mais rápidos, práticos e não exigem mais que a gente se lembre e digite uma senha.

O método tem se tornado cada vez mais popular: em 2021, teve 384% de aumento na adesão entre os usuários de cartões em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.

A cada quatro compras feitas no Brasil, uma delas é paga via contactless, e a estimativa é que essa proporção aumente para metade de todas as transações até metade de 2022.

Apesar da aderência ao contactless, muitos usuários ainda têm algumas dúvidas sobre a segurança e como evitar problemas ou fraudes com esse tipo de pagamento. Veja a seguir dicas para se prevenir contra golpes.

O contactless é seguro?

Sim. Pagamento contactless é tão seguro quanto fazer uma compra online com cartão, por exemplo. Existem muitas camadas de segurança para proteger as transações com cartão de crédito, seja inserindo o cartão, por contactless no próprio cartão ou aproximando o celular. Então, a diferença dos pagamentos convencionais é sobre não haver a necessidade de digitar senha em compras com valor até R$ 200, limitado a cinco compras no dia. 

Além disso, as bandeiras de cartão usam sistemas para detecção de possíveis fraudes a partir de inteligência artificial, identificando atividades suspeitas e conseguindo interromper ações antes mesmo que elas se concretizem.

Aqui no Nubank, por exemplo, também temos um time 100% dedicado a prevenir fraudes e bloquear atividades suspeitas.

Como se proteger contra golpes em pagamentos contactless?

Mesmo com essas proteções, nenhum meio de pagamento é totalmente imune a fraudes – inclusive porque, muitas vezes, o fraudador tenta induzir a vítima ao erro, fazendo com que ela autorize uma transação que não deveria.

Por isso, é importante manter a atenção tanto no momento das transações quanto nas movimentações do dia a dia da sua conta, para pegar possíveis tentativas de golpe.

Veja, a seguir, as principais dicas para fazer os pagamentos por aproximação de forma segura.

1. Confira os valores antes de fazer o pagamento por contactless

Muitos casos de fraude acontecem quando a pessoa não está atenta sobre os valores inseridos na maquininha para pagamento. Um golpe comum, inclusive, aposta justamente no fato de que muita gente não presta atenção nesse momento: o golpe do delivery, em que o visor da maquininha fica propositalmente quebrado ou com a luz apagada. 

Como o processo para fazer pagamentos por aproximação é mais rápido, muitas vezes a vítima fica constrangida e faz o pagamento sem questionar os valores. Se o valor não for o correto, o pagamento é feito e o golpe faz sua vítima.

Ou seja, nunca efetue uma transação antes de conferir os valores. Tenha toda a sua atenção nessa hora.

2. Acompanhe o extrato das transações no seu banco

No caso de haver qualquer atividade indevida, dá pra saber imediatamente pelo extrato no app do banco ou pelas próprias notificações que o banco manda. Então, além de estar conferir sempre o extrato, ative as notificações do aplicativo.

Isso vale também para o acompanhamento de dia a dia. É importante saber o que está entrando e saindo da sua conta para manter o controle financeiro, mas também para identificar uma eventual compra que você não reconhece.

Em casos de fraude, o tempo pode ser crucial. Ou seja, quanto antes você perceber, melhor.

3. Não aproxime o cartão antes da hora

A tecnologia contactless permite que os pagamentos sejam feitos em até 4cm de distância entre o cartão e a maquininha. Então, mantenha o cartão afastado até conferir o valor da transação para não pagar valores incorretos.

4. Redobre a atenção sobre o seu cartão

A tecnologia contactless permite que os pagamentos sejam feitos sem a exigência de senha. Ou seja, se você perder o cartão, alguém pode fazer transações com ele sem a sua autorização. A boa notícia é que só dá pra fazer compras de até R$ 200 e no máximo cinco vezes por dia por meio dessa tecnologia.

Em caso de perda ou roubo do cartão, faça o bloqueio do cartão imediatamente no seu banco. 

Ainda tem dúvidas sobre a tecnologia contactless? Veja aqui mais conteúdos sobre o assunto.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4.28

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post