Pular navegação

Cartão de crédito sem anuidade: como escolher?

Tchau tarifas abusivas. Descubra como funciona um cartão de crédito sem anuidade e aprenda a evitar ciladas ao pedir o seu.

Cartão de crédito sem anuidade: um cartão em tons de cinza e roxo conectado a palavra crédito

Mais de 52 milhões de brasileiros usam cartão de crédito no dia a dia – e muitos não param para pensar nas tarifas abusivas que pagam em troca desse serviço. Um bom jeito de se livrar de pelo menos parte das cobranças é pedir um cartão de crédito sem anuidade – uma opção cada vez mais fácil de encontrar no mercado.

Veja, abaixo, como escolher a melhor opção para você – e suas finanças.

Sem tempo para ler toda a explicação? Vá até o fim da página e veja o resumo de tudo o que você precisa saber antes de pedir um cartão de crédito sem anuidade.

Um cartão de crédito sem anuidade é mesmo gratuito?

Depende. É possível, sim, oferecer um cartão sem anuidades e sem tarifas escondidas. A resposta para isso está em como bancos, operadoras e fintechs ganham dinheiro com o cartão de crédito.

No entanto, a anuidade não é a única taxa que pode ser cobrada – e é por isso que vale a pena ficar atento na hora de pedir o seu.

Entender o funcionamento do sistema é o primeiro passo para evitar ciladas na hora de pedir um cartão sem anuidade. Abaixo, listamos três coisas que você precisa saber antes de pedir o seu cartão de crédito sem anuidade.

Cartão de crédito sem anuidade: imagem mostra uma calculadora roxa

1. Como é possível oferecer um cartão de crédito sem anuidade?

Para responder a essa pergunta, primeiro é necessário entender como uma instituição financeira que oferece um cartão de crédito pode ganhar dinheiro:

  • Taxa de transação: os estabelecimentos desembolsam um valor para oferecer o serviço de pagamento por cartão de crédito aos consumidores. Parte desse dinheiro fica com a operadora/empresa/banco que emite o cartão, outra parte fica com a maquininha e a bandeira.
  • Juros: pago pelo cliente ao atrasar o pagamento da fatura do cartão – o chamado crédito rotativo.
  • Tarifas de manutenção: aqui entram a anuidade e diversas outras tarifas que os cartões cobram de seus clientes (como taxa para pagamento de contas, por exemplo).

Ao analisar essas três grandes categorias de cobranças, fica claro que existem, sim, outras formas de sustentar a operação do cartão sem cobrar anuidade dos clientes.

Muitas empresas que oferecem cartão de crédito sem anuidade, inclusive, decidem abolir todas as tarifas de manutenção. É o caso do Nubank, que oferece um cartão de crédito sem anuidade, internacional, com bandeira Mastercard, sem tarifas abusivas e sem letras miúdas no contrato.

Clique aqui para saber mais sobre o Cartão Nubank

Outras empresas, no entanto, podem escolher cortar apenas a anuidade e continuar cobrando por outros serviços básicos oferecidos ao cliente. Por isso é essencial ficar de olho no contrato.

Cartão de crédito sem anuidade: ilustração mostra uma lupa roxa
Cartão de crédito sem anuidade: fique de olho se não existem tarifas escondidas

2. Anuidade não é a única tarifa que pode ser cobrada na fatura

É isso mesmo: a operadora de um cartão de crédito sem anuidade ainda pode cobrar do cliente uma série de outras tarifas.

Existem duas categorias de cartão de crédito: básico e diferenciado.

  • O básico não oferece nenhum benefício ao cliente;
  • Já o diferenciado oferece programas de benefícios ou recompensas, como pontos ou milhas.

Normalmente, o cartão de crédito sem anuidade oferecido pelas instituições se encaixa na categoria básico – e existe a opção de pagar uma anuidade para ter acesso a programas de benefícios, por exemplo.

Dentro da categoria "cartão básico", existem cinco tipos de tarifas de cartão de crédito que podem ser cobradas do cliente. São elas:

  • Anuidade (ou tarifa de manutenção);
  • Avaliação emergencial de crédito (paga pelo cliente quando gasta além do limite);
  • Tarifa de pagamento de contas no cartão, como fatura ou boleto;
  • Tarifa paga a cada saque em dinheiro feito com o cartão de crédito no Brasil ou no exterior;
  • Emissão da segunda via do cartão em caso de perda, roubo ou furto.

Por isso, antes de solicitar seu cartão sem anuidade, verifique se há cobrança de outras taxas. Assim, você evita surpresas no fim do mês quando precisar pagar uma tarifa que nem sabia que existia.

Cartão de crédito sem anuidade: ilustração mostra um cartão quebrado
Existem diversas empresas oferecendo cartão de crédito sem anuidade de forma legal e segura. No entanto, se desconfiar de alguma oferta, procure se informar mais.

3. Ficou na dúvida? Descubra se a empresa é confiável

Recebeu uma oferta de cartão de crédito sem anuidade e desconfiou? Nunca ouviu falar da empresa e não tem certeza se ela é confiável?

Na dúvida, é sempre melhor checar se a empresa que está te oferecendo o cartão realmente existe.

Hoje, há diversas empresas novas no mercado oferecendo serviços financeiros no país – e, por isso, o cliente pode não conhecer algumas das opções disponíveis. No entanto, há também golpistas tentando agir nesse mercado.

Por isso, o Banco Central controla e monitora as atividades do setor financeiro no Brasil. Se a empresa existe, ela irá aparecer na consulta feita no banco de dados do Banco Central. Basta acessar o link e digitar o nome (ou o CNPJ) da empresa no campo de buscas.

Outra dica é pesquisar no site do Reclame Aqui e ver se há muitas queixas de clientes ligadas à empresa.

4. Como pedir um cartão de crédito sem anuidade?

Se você já é cliente de uma instituição financeira, vale entrar em contato e perguntar sobre os tipos de cartão que ela oferece. Mas, como explicado acima, hoje existem diversas empresas e fintechs que oferecem cartões de crédito sem anuidade e que podem ser solicitados pela internet.

No Nubank, por exemplo, basta preencher um cadastro online e aguardar a análise de crédito. Simples e sem complicação.

O cartão Nubank não tem anualidade ou tarifas escondidas e pode ser completamente controlado por um aplicativo.

"Não li. Resume, por favor?"

Não teve tempo de ler o post inteiro? Sem problemas. Aqui vão os principais pontos que você precisa levar em conta antes de pedir um cartão de crédito sem anuidade:

  • As operadoras de cartão ganham dinheiro também com tarifas pagas pelos lojistas e com os juros de faturas atrasadas. Por isso, é sim possível oferecer um cartão de crédito sem anuidade.
  • Cuidado. A anuidade é apenas uma das tarifas de manutenção que a operadora pode cobrar no seu cartão. Ser livre de anuidades não significa ser livre de tarifas. Cheque exatamente o que é grátis no cartão que você vai solicitar.
  • Na dúvida se a empresa é confiável? Cheque se a instituição existe no banco de dados do Banco Central. Também vale consultar o Reclame Aqui e ver se há muitas queixas de clientes.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.