Compras online podem ser excelentes para comparar preços, economizar tempo, encontrar promoções e fazer tudo sem sair de casa. Fazer tudo com segurança é essencial – afinal, suas informações pessoais estão armazenadas na internet. Saber como proteger o cartão de crédito é muito importante para evitar que fraudadores roubem seus dados e utilizem o cartão para fazer compras e até aplicar outros golpes se passando por você.
Abaixo, confira alguns cuidados que você deve ter ao fazer uma compra online com seu cartão de crédito.
1. Compre em sites seguros
Ao entrar no site da loja, procure pelo símbolo do cadeado, que fica no topo esquerdo do navegador de internet – bem no começo da barra de endereço, seguido pelo código https://. Essa é uma indicação de que a conexão do site é segura – ou seja, que ele é um ambiente onde os dados não ficarão abertos, o que dificulta o trabalho de cibercriminosos.
Como saber se um site de compra é seguro?
2. Fique atento a sua fatura
Preste atenção nos lançamentos na sua fatura do cartão de crédito. Se perceber algo suspeito, como a cobrança de uma transação que não se lembra de ter feito, por exemplo, entre em contato com a instituição e informe-a sobre a situação.
Alguns bancos e instituições financeiras permitem que o cliente bloqueie o cartão pelo próprio aplicativo, como é o caso do Nubank.
3. Desative as configurações de preenchimento automático
Ao desativar as configurações de preenchimento automático do seu navegador você evita que ele armazene os dados do seu cartão de crédito ou dados pessoais. O processo varia de acordo com o navegador.
4. Use uma camada a mais de segurança
Diversos cartões de crédito possuem uma camada de segurança adicional. A Mastercard (bandeira do cartão Nubank), por exemplo, tem a tecnologia Mastercard Identity Check. A função tem como objetivo garantir que as compras feitas pela internet sejam autenticadas pelo cliente e, assim, ajuda a identificar tentativas de fraude.
O lojista é quem decide se seu site ou app terá a tecnologia Mastercard Identity Check – ou seja, ela pode não estar disponível em todos os sites. Se estiver, o consumidor que realizar compras online receberá um pedido de confirmação em seu aplicativo na hora de concluir a compra.
5. Pague com cartão virtual
Mais uma dica de como proteger o cartão de crédito é criar um cartão virtual. Vários bancos e instituições financeiras oferecem essa opção. Dessa forma, caso você tenha qualquer problema, basta bloqueá-lo no aplicativo e solicitar um novo, sem comprometer o cartão físico.
Ele também pode ser adicionado às carteiras digitais (como Google Pay e Apple Pay) para compras sem contato (contactless) em estabelecimentos físicos.
No Nubank, por exemplo, é possível ter mais de um cartão virtual ativo ao mesmo tempo, facilitando a organização financeira. Você pode criar um cartão que será usado para cadastros em sites e aplicativos de uso frequente, como carteiras digitais, assinaturas e serviços de streaming, delivery ou transporte. Já para compras que não acontecem sempre, é possível criar um cartão virtual e deletar após o uso.
Além disso, o Nu conta com a opção de cartão virtual temporário, que expira automaticamente depois de 24 horas. Assim você não precisa se preocupar em bloqueá-lo ou excluí-lo de sites não tão confiáveis ou daqueles em que fará apenas uma compra específica.
Por que priorizar o uso do seu cartão virtual e não do físico em compras online
Leia mais sobre como proteger o cartão de crédito:
Me Roubaram: como bloquear seu cartão e deslogar sua conta Nubank em casos de roubo, furto e perda
Alô Protegido: conheça a ferramenta do Nubank que bloqueia ligações falsas
Golpe da conta bloqueada: como se proteger da falsa central de atendimento
O que é spoofing? Entenda a técnica de falsificação de identidade usada em golpes digitais
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.