Pular navegação

Pix funciona no final de semana?

A resposta curta é: sim! O meio de pagamentos instantâneos funciona em qualquer dia e horário – incluindo feriados e finais de semana. Veja como funciona.

Pix funciona final de semana: fotografia de uma xícara de café cinza, com café dentro, sobre um suporte de madeira em cima de uma cama com lençol e travesseiros brancos

Se você precisou fazer uma transferência sábado ou domingo e ficou em dúvida se o Pix funciona no final de semana, a resposta é: sim, o meio de pagamentos instantâneos do Banco Central opera 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Com isso, pessoas físicas e jurídicas podem enviar e receber dinheiro em tempo real independentemente do dia e horário – incluindo feriados e finais de semana.

Se o Pix funciona no final de semana, é preciso pagar a mais para usá-lo nestes dias?

Não! A tarifação do Pix não acontece de acordo com o dia ou horário da transação, mas segundo as regras do Banco Central e das instituições participantes do Pix.

Em geral, o Pix deve ser gratuito para pessoas físicas e microempreendedores individuais – os MEIs – nas seguintes situações:

  • Fazer um Pix usando canais digitais (como app ou internet banking) para transferências ou pagamento de compras;
  • Receber um Pix para transferências.

Em todas as outras situações, o Pix pode ser cobrado. Entenda como funciona

Vale lembrar que, no Nubank, o Pix é sempre gratuito para todos – incluindo clientes da conta PJ –, seja para enviar ou receber dinheiro.

Como usar o Pix no final de semana – ou em qualquer outro dia?

Seja no final de semana, seja em qualquer outro dia, é possível usar o Pix para fazer:

Para isso, existem três formas principais:

  • Informando os dados de pagamento do Pix (uma chave Pix ou os dados bancários e pessoais da conta);
  • Fazendo leitura de QR Code gerado por quem vai receber o pagamento;
  • Informando um código do Pix Copia e Cola.

Entenda como pagar com Pix em cada caso

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.