Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Segurança Digital Como saber se um site de...

Como saber se um site de compra é seguro?

Fazer compras online é uma prática cada vez mais comum, mas é preciso ficar atento e garantir que a página é confiável. Além de tomar alguns cuidados para proteger suas informações.

um celular com a tela com um símbolo de check em verde, em um fundo amarelo

Comprar pela internet já é uma realidade há muitos anos – e, hoje, representa uma boa parte das vendas no Brasil – foram registradas 194 milhões de vendas online em 2020. Mas, como em muitas outras situações online, também requer alguns cuidados, especialmente o cuidado de checar se o site é seguro.

No ano passado, os casos de phishing – tipo de golpe no qual um fraudador induz a vítima a revelar seus dados, através de um site falso, por exemplo – aumentaram muito. Na ansiedade de aproveitar uma oferta, a pessoa insere suas informações pessoais antes mesmo de checar se o site é seguro.

Cerca de 12 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes online só em 2019, segundo a CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas).

Por isso, na hora de fazer uma compra pela internet, é muito importante ter a certeza de que o site é seguro.

“Como saber se o site em que estou comprando é seguro?”

Fique de olho nessas dicas:

  • Verifique a segurança do site: Antes de adquirir qualquer produto pela internet, faça uma pesquisa, leia as avaliações e cheque até mesmo o que estão dizendo no Reclame Aqui. Assim, é possível ter uma ideia a respeito da reputação da marca, como é o atendimento ao cliente da empresa ou se existem outros tipos de comentários.
  • Preste atenção do cadeado e no endereço da página: Sites seguros fazem uso da criptografia digital – uma forma de embaralhar a informação fornecida (nome, dados do cartão e etc) para que somente quem tem o código – também chamado de “chave” – consiga decifrá-la. Páginas protegidas, geralmente, possuem as letras http e https (HyperText Transfer Protocol Secure) e em alguns navegadores aparece um ícone de cadeado no início do endereço do site.
  • Dê uma olhada no site da Axur: A Axur, empresa de monitoramento de ameaças digitais, criou uma plataforma para ajudar a identificar sites falsos. Basta acessar possoconfiar.com.br e inserir o link suspeito para checar. A plataforma usa inteligência artificial para descobrir se ele é verdadeiro ou não.
  • Verifique no site do Procon: Há quase 10 anos, o Procon-SP alimenta uma lista com mais de 500 sites não-confiáveis. Vale checar por lá antes de fazer uma compra.
  • Abra em uma aba separada: Faça isso digitando o endereço direto no Google – em vez de clicar no link que você encontrou (ou recebeu). Se for uma promoção, por exemplo, e ela realmente existir, ela vai estar no site oficial da loja.
  • Baixe app de lojas oficiais:  Lojas oficiais  exigem que os desenvolvedores sigam normas de qualidade e segurança; apesar de não prevenirem 100% dos problemas, contam com sistemas de denúncia que ajudam a controlar o que está disponível por lá. Além disso, a fiscalização dessas plataformas é mais forte: portanto, apps falsos, que imitam aplicativos originais de empresas ou organizações, costumam ser barrados.
  • Cheque as informações da página: Se o site da loja não possui as informações organizadas, parece ter sido feito às pressas e apresenta muitos erros gramaticais e imagens mal cortadas e em baixa resolução, desconfie. Verifique, também, se a página possui um canal para reclamações e uma política de troca. Uma forma direta de comunicação entre consumidor e loja demonstra comprometimento, além de facilitar a vida do cliente em caso de problemas.

Quer ver comprar online de forma segura? Veja mais dicas:

Compras online: um guia para adquirir produtos de forma segura

Como fazer compras online com segurança?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

3.67

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post