Como vender sem maquininha de cartão física: confira 4 alternativas

Para aceitar pagamentos não é preciso, obrigatoriamente, ter uma maquininha de cartão física. Existem outras opções que podem facilitar a cobrança e até aumentar as vendas.

Os meios de pagamento eletrônicos seguem crescendo no Brasil. Segundo dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), no primeiro trimestre de 2024 a movimentação com cartões cresceu 11,4% em relação ao mesmo período de 2023. Ainda de acordo com a pesquisa, nos pagamentos por aproximação, o crescimento foi de 56,8% em relação ao mesmo período do ano passado. E não é preciso maquininha de cartão para pagar pela compra. É possível vender no cartão sem maquininha de cartão física. 

Como vender no cartão sem maquininha física?

Abaixo, confira quatro opções que o empreendedor pode utilizar para ampliar as possibilidades de pagamento e oferecer mais praticidade para os clientes.

1. Pix

O Pix é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, segundo pesquisa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Esse dado deve ser levado em consideração pelos empreendedores, já que facilitar para o consumidor na hora de pagar pode aumentar as vendas e fidelizar o cliente.

Os pagamentos feitos via Pix caem na conta em poucos segundos e os custos das transações são menores do que de outros meios de pagamento – para clientes da conta PJ do Nubank, por exemplo, todas as transações com Pix são gratuitas.

O cliente pode pagar com o QR code, acessando o app da instituição financeira dele, escaneando o QR code usando a câmera do celular ou copiar e colar o código (como se fosse o número de um boleto); ou por transferência – basta o consumidor acessar o app da instituição financeira e seguir o fluxo de uma transferência Pix usando a chave compartilhada.

Como receber via Pix na conta PJ do Nubank?

Clientes da conta PJ do Nubank podem receber pagamentos via Pix. Basta fazer o seguinte:

  • Na tela inicial da conta PJ do Nubank, toque em “Cobrar” – logo abaixo do saldo da conta;
  • Insira o valor que deseja receber do cliente;
  • Selecione a opção “Transferência via Pix”;
  • Revise as informações e, se quiser, escreva uma mensagem com os detalhes da cobrança para o pagador;
  • Mostre o QR code para quem vai pagar ou, se preferir, envie a cobrança por outro canal – como aplicativo de mensagem ou email. 

2. Maquininha no celular

É possível ter uma maquininha de cartão no celular por meio de aplicativos que permitam transações de pagamento por aproximação. Essa opção pode simplificar a experiência de compra no estabelecimento e ainda aumentar as chances de vendas, já que dá para receber de qualquer lugar – desde que você tenha um aparelho de celular e internet.

A maquininha no celular também facilita para acompanhar as informações, pois as transações aparecem em tempo real no seu dispositivo.

Vale lembrar que as maquininhas físicas possuem custo de aquisição enquanto a maioria dos aplicativos de maquininha no celular são gratuitos e costumam ter taxas menores que das maquininhas tradicionais.

Tap to Pay: a maquininha de cartão do Nubank

Clientes Nubank PJ, com celulares Android ou iOS, podem aceitar pagamentos de crédito ou débito diretamente no celular, com o Tap to Pay. Para adquirir a maquininha de cartão do Nubank, não é necessário pagar taxa de aquisição, mensalidade e nem aluguel, e as taxas cobradas pelas vendas são mais baixas em comparação com outros modelos de maquininhas do mercado. Após a transação, o dono do negócio recebe o valor em até um dia útil na conta PJ do Nubank.

3. Link de pagamento

O link de pagamento é uma maneira de efetuar as cobranças por cartão de crédito à distância, de maneira segura, ágil e sem a necessidade de uma maquininha de cartão – basta apenas ter o seu celular. 

A ferramenta permite que o cliente faça o pagamento no crédito à vista, parcelado ou no Pix, sem a necessidade de ir à sua loja física, acessar um site de e-commerce ou enviar dados sensíveis, como o número do cartão de crédito. Basta enviar um link com o valor a ser pago e o consumidor só vai precisar preencher algumas informações.

O procedimento para gerar esse link de pagamento varia de acordo com a ferramenta, o aplicativo e a conta bancária, mas, geralmente, ele consiste em informar o valor a ser pago, gerar a cobrança e enviá-la ao cliente por WhatsApp, SMS ou redes sociais.

Como gerar link de pagamento na conta PJ do Nubank?

Quem é cliente da conta PJ do Nubank pode cobrar o cliente da seguinte forma:

  • Na tela inicial da conta PJ do Nubank, toque na aba "Cobrar";
  • Selecione a opção "Link de pagamento";
  • Digite o valor que você deseja cobrar do seu cliente e toque na seta no canto inferior direito da tela; 
  • Leia todas as informações e selecione a opção de parcelamento, caso não seja à vista, e toque em "Continuar";
  • No campo "Validade da cobrança", toque em "alterar" para mudar a data de vencimento do pagamento – automaticamente o aplicativo colocará para o próximo dia; 
  • Confirme todas as informações que aparecem na tela e toque em "Gerar cobrança".

Ao clicar no link de pagamento, seu cliente será direcionado para uma página com os detalhes da compra, em que será possível conferir o nome da sua empresa, a data de vencimento da cobrança, o produto ou serviço que está sendo cobrado e as bandeiras elegíveis do cartão de crédito para o pagamento. 

https://www.youtube.com/watch?v=p8qc1eeTG6E

4. Buy Now Pay Later

Em tradução literal, Buy Now Pay Later significa “compre agora e pague depois”. A opção permite que a pessoa compre um produto e pague por ele depois de algumas semanas ou meses, à vista ou parcelado. Ao oferecer essa modalidade na sua loja física ou virtual, o cliente tem a oportunidade de comprar um produto sem pagar por ele de uma vez só.

De modo geral, a operação funciona assim:

  • Ao finalizar uma compra em um estabelecimento que tenha a opção Buy Now Pay Later, basta selecionar essa forma de pagamento no checkout da compra;
  • A checagem das informações é feita online. Se a pessoa for aprovada, ela faz um pagamento de um valor parcial da compra (em torno de 25% do total), que pode ser efetuado via transferência bancária, Pix, cartão de crédito ou débito automaticamente;
  • As parcelas podem ser pagas sem juros (se o pagamento for feito dentro do prazo combinado).

NuPay: o meio de pagamento exclusivo do Nubank

O NuPay é um meio de pagamento para compras online exclusivo para clientes do Nubank. Ao oferecer o NuPay como forma de pagamento no seu e-commerce, na hora de pagar pela compra, basta que o cliente selecione a opção "Comprar com Nubank". Ele será direcionado para o aplicativo do Nu para confirmar a compra com a senha de 4 dígitos, sem precisar informar os dados do seu cartão. A transação toda acontece em apenas alguns cliques e é confirmada em poucos segundos.

O NuPay pode ser usado tanto no crédito quanto no débito e, dentro do aplicativo Nubank, o cliente escolhe se quer pagar à vista, utilizando o saldo disponível na conta, ou no crédito – neste segundo caso, dependendo da loja, é possível parcelar em até 24 vezes e até ter disponível um limite adicional para que essas compras não consumam o limite do cartão.

https://www.youtube.com/watch?v=kcG6Xjh-dNo&list=PLTPJoMFW9onuqM6nOD5CrbxVWNVj7sdNw

Leia também: 

Tap to Pay no iPhone: como aceitar pagamentos por aproximação sem maquininha usando o iPhone e a conta PJ do Nubank

Conta do Nubank: como receber pagamentos de maquininhas e apps?

Como montar um e-commerce? Confira dicas para criar o seu próprio site de vendas

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.