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Fim de ano: saiba como usar esse período para organizar o seu negócio

O fim de ano pode ser um momento para rever processos da sua empresa, ajustar a rotina e deixar tudo mais organizado para o próximo ciclo.
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O final do ano é uma época de festas e comemorações, mas também é o momento ideal para estabelecer um planejamento financeiro para os próximos meses, organizar a rotina e o caixa do seu negócio e para se preparar para vender mais em datas como Black Friday, Natal e Ano Novo.

Abaixo, confira dicas para  organizar o seu negócio para o fim de ano.

Por que vale a pena planejar o fim de ano da sua empresa?

O fim de ano costuma ser um período movimentado para empreendedores e empresas no geral. No comércio, a Black Friday e o Natal são oportunidades para vender mais, mas uma boa preparação faz toda a diferença na hora de aproveitar o momento. Nesse plano entram itens como estoque, logística para garantir as entregas dentro do prazo e fluxo de caixa para bancar os compromissos e investimentos do período. Quanto mais cedo começar a organização, melhor.

Além disso, nessa época surgem despesas extras como contratação de funcionários temporários, pagamento de férias e décimo terceiro de colaboradores. Todos esses fatores fazem desse período o momento ideal para construir um planejamento que pode incluir tanto os eventos mais importantes do fim de ano quanto os do ano seguinte. 

Dicas para planejar o fim de ano do seu negócio e o início do próximo

Faça um balanço do ano que passou

Para se planejar corretamente para o fim de ano e para o início do próximo, a pessoa empreendedora pode começar pelo fechamento dos últimos 12 meses. Analise tudo que entrou como lucro e o que saiu do caixa para fechar uma avaliação concreta de como o trabalho rendeu. 

A partir daí, é possível organizar melhor o planejamento financeiro do seu negócio, reavaliar gastos e direcionar a quantidade certa de dinheiro para o pró-labore, investimentos, despesas de fim de ano, investimentos do próximo ano e também quitar eventuais dívidas que possam ter surgido.

Revise a rotina da sua empresa

Ao fazer um balanço dos últimos meses, você também pode avaliar a sua rotina como pessoa empreendedora e a rotina do seu negócio . Isso significa entender como você tem utilizado o tempo e traçar estratégias para melhorar essa relação. 

Uma gestão eficaz do tempo pode ajudar a pessoa empreendedora a organizar melhor as tarefas do dia a dia e tornar o negócio mais produtivo e rentável. Você pode, por exemplo, entender em quais tarefas tem gastado mais tempo. 

Um exemplo disso são as reuniões: elas poderiam ser mais curtas? Você precisa estar em todas elas? Sem falar naquelas tarefas que são mais operacionais e que poderiam ser delegadas, abrindo assim espaço na sua agenda para atividades que trarão mais impacto para o seu negócio. 

Usar algumas ferramentas para organizar a rotina pode ser uma alternativa. Além da tradicional agenda, em papel ou virtual, você pode utilizar ferramentas de gestão do tempo e organização de projetos, como os painéis de gerenciamento. Existem várias opções disponíveis no mercado, como o miro e o monday.com, e você pode escolher o que mais funciona para o seu perfil.

Além disso, uma boa gestão do tempo também deve considerar momentos de foco e concentração, que só existem quando você consegue ter uma rotina organizada. 

Leia aqui 4 estratégias para fazer uma boa gestão do tempo e aumentar a produtividade do seu negócio.

Estabeleça prioridades

Você pode usar o planejamento de fim de ano para deixar as prioridades do seu negócio ainda mais claras ou até mesmo para revisá-las. Para isso, você pode se perguntar: “qual é a prioridade do meu negócio neste momento?" e "quais são as coisas mais importantes que eu preciso fazer para chegar ao meu objetivo principal?".

Estabelecer prioridades ajuda, inclusive, a organizar a sua rotina. Isso porque, ao conseguir dizer "não" a tudo aquilo que é secundário, você não perde mais tempo com decisões que não vão movimentar o ponteiro do seu negócio. Às vezes, a sensação de não ter tempo para nada ou de estar em uma maratona sem fim pode ser justamente porque você nem sabe para onde está correndo.

Crie objetivos e metas, e parta para a ação

Toda empresa, não importa seu porte ou segmento de atuação, pode usar os meses de novembro e/ou dezembro para elaborar o planejamento estratégico do ano seguinte. Dependendo do seu ramo de atuação, também vale usar esse momento para deixar as operações de fim de ano organizadas. 

É nesse trabalho que entram os objetivos e metas do seu negócio. Enquanto o objetivo é o que se pretende alcançar, realizar ou obter de uma maneira mais ampla, as metas são mais detalhadas, com prazos e métricas claras para avaliação do progresso. Um exemplo de meta para o fim de ano é aumentar em 10% as vendas de Natal na comparação com o ano anterior.

Incluir essa etapa na organização do fim de ano pode ajudar seu negócio a seguir na direção certa. Entre os benefícios de estabelecer objetivos e metas estão a maior facilidade para definir táticas e estratégias voltadas ao alcance dos resultados, o melhor direcionamento dos recursos da empresa, incluindo investimentos, e uma equipe mais alinhada, trabalhando para atingir um propósito comum.

Se você quer uma metodologia que ajude a criar metas bem definidas, com uma linha do tempo para ser seguida e indicadores a serem acompanhados, clique aqui e conheça o método SMART.

Plano de negócio: como começar a definir metas e estratégias?

Controle suas finanças e "pague-se primeiro"

Um erro comum na vida financeira da pessoa empreendedora é misturar suas contas relativas ao trabalho com as finanças pessoais. Guardar e gerenciar o dinheiro em um só lugar dificulta o entendimento dos gastos, das despesas e a sua saúde financeira como um todo.

Pensando nisso, o jeito mais simples de controlar as finanças é ter uma conta própria para receber o dinheiro da sua empresa e administrá-lo longe das finanças mais pessoais e gastos do dia a dia. 

A Conta PJ do Nubank, por exemplo, foi feita para empreendedores sócios únicos do seu negócio (tipo societário MEI, EI, EIRELI ou LTDA Unipessoal) e também para quem tem múltiplos sócios. Ela foi desenvolvida para aqueles que precisam de uma conta prática, transparente e confiável para focar no que realmente importa: seu negócio. 

Ela facilita a organização financeira ao separar o dinheiro da empresa do pessoal, sempre com zero papelada e burocracia, direto pelo app do Nubank. Além disso, a Conta PJ do Nubank tem zero taxas de manutenção, ou seja, você não paga nada para manter nem movimentar o próprio dinheiro.

Prepare-se para os gastos desta época do ano 

Uma dica para dar conta de todos os gastos que surgem no fim do ano é revisar tudo que o seu negócio gasta. Entenda quais são os custos atuais da sua empresa e identifique onde é possível cortar. Se possível, faça isso com antecedência para garantir mais tranquilidade nos últimos meses do ano.

Entre os itens que podem ser reavaliados nesse período estão contratos com fornecedores, consumo de energia elétrica, água e materiais do dia a dia, planos de assinatura e até mesmo clientes inadimplentes que podem ser cobrados.

Como se preparar para vender mais no fim de ano?

Se entre as suas metas para o fim de ano está vender mais, é hora de começar a se movimentar para isso. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) indica diversas estratégias que podem ser colocadas em prática para aumentar o faturamento nesse período. Confira algumas delas.

  • Ofertas atraentes: nesta época do ano, os consumidores querem comprar com um desconto especial. Para que o seu desconto não seja desproporcional, faça uma análise dos preços praticados pelos concorrentes e considere, por exemplo, criar promoções exclusivas para novos clientes;
  • Usar as redes sociais: as redes sociais se tornaram um dos principais canais de comunicação entre a empresa e o seu público. Por isso, é importante investir em postagens nos canais oficiais da sua marca e estimular o engajamento das pessoas. Você pode investir, por exemplo, em posts patrocinados, que costumam atrair quem ainda não segue a página da sua empresa;
  • Ampliar as formas de pagamento: se você quer mesmo vender, é preciso dar alternativas aos clientes. Ou seja, além do cartão de crédito, ofereça descontos para pagamento por meio de Pix, boleto, cartão de débito, carteiras digitais, cartão virtual, entre outras. Assim, você evita que o consumidor desista de comprar na loja por não possuir o meio de pagamento preferido por ele;

O Nubank, por exemplo, oferece mais uma opção aos empreendedores: o NuPay. Com ele, os consumidores pagam à vista ou parcelado, direto pelo app do Nubank, sem precisar informar os dados do cartão de crédito. Pessoas empreendedoras que têm a Conta PJ do Nubank, ainda podem oferecer aos clientes o link de pagamentos e, assim, oferecer um portfólio ainda maior de meios de pagamento. 

  • Treinar a sua equipe: os colaboradores representam a empresa perante o cliente. Por isso, invista em treinamento de atendimento, inclusive para os funcionários temporários. Ter uma equipe bem treinada evita erros, gera mais fidelização dos clientes e cria uma imagem positiva do seu negócio.

Descubra aqui outras estratégias para vender mais.

Cuidar de você mesmo ajuda a manter a saúde do negócio

Cuidar de um negócio pode ser bastante desafiador. Esse é um trabalho que consome tempo e energia das pessoas. Com o tempo, esses fatores podem levar os profissionais a situações limite, em que as demandas comecem a pressionar demais, provocando problemas de saúde.

Por isso, no meio de tantas obrigações e atividades diárias, reservar um tempo do seu dia para desfrutar de algo que lhe dê prazer: como assistir a uma série, caminhar, ler um livro, cozinhar, pode te ajudar a recarregar as energias para cuidar do negócio. E quando o objetivo é, de fato, descansar (a mente e o corpo), vale até mesmo não fazer nada.

Confira aqui outros hábitos que, se implementados no dia a dia, podem contribuir para uma melhor qualidade de vida, menos estresse e até mais produtividade no trabalho.

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Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

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