Chega o final de ano e, com ele, as metas para o ano que vai começar. Estabelecer objetivos é a parte fácil – o difícil, mesmo, é colocá-los em prática ao longos dos próximos meses. Por isso, uma boa estratégia pode ser usar a técnica das metas SMART, que ajuda a definir planos mais objetivos e a alcançá-los s.
Mas o que são as metas SMART, o que essa sigla significa e como aplicar essa técnica?
Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.O que são metas SMART?
As metas SMART são metas estabelecidas com cinco critérios claros em mente. A inicial de cada um deles, em inglês, forma a sigla SMART:
- S de specific ( específico);
- M de measurable ( mensurável);
- A de attainable ( atingível);
- R de relevant ( relevante);
- T de time based (prazo).
Na prática, seguir esses cinco passos na hora de estabelecer uma meta criam uma trajetória, metodologia e resultados claros para atingi-la.
Como assim?
É simples. “Ganhar mais dinheiro” ou “voltar a estudar” são metas, mas que não trazem nenhuma clareza de como ou quando serão atingidas. Por isso, alcançá-las pode ser mais difícil – e é aí que entram as metas SMART.
S de Specific
Uma meta deve ser o mais específica possível. Isso significa que, no caso de uma empresa, por exemplo, objetivos do tipo “aumentar vendas” devem ser evitados – eles são vagos e não trazem clareza do que se quer alcançar, quem está envolvido ou como será atingida.
A ideia é tentar responder a algumas questões (o que deseja alcançar? Por que? Quem está envolvido para atingir a meta?) para chegar em um objetivo específico e ser direto.
Por exemplo: “juntar dinheiro” é uma meta vaga e que dá pouca clareza; por outro lado, “juntar R$ 1 mil em três meses” é uma meta específica do que deve ser atingido.
M de Measurable
Acompanhar o quão próximo você está de atingir sua meta é importante para saber o que ou quanto falta para isso. Por isso, uma meta deve ser mensurável – em outras palavras, ter indicadores que mostram o quanto você tem avançado ou não para chegar em seu objetivo.
E vale dizer: esses indicadores não necessariamente são números; podem ser uma mudança de situacão, de lugar… Basta ser possível acompanhar o seu desenvolvimento.
A de Attainable
Pode até parecer óbvio, mas uma meta deve ser atingível. Basicamente, isso significa que ao definir a meta, ela deve ser alcançável e pé no chão.
Por exemplo: sabendo que você só consegue guardar até 30% de sua renda por mês, não é viável estabelecer que você deve guardar 70% do seu salário; fazendo isso, são grandes as chances de você não atingir o seu principal objetivo.
R de Relevant
Da mesma forma que uma meta deve ser tangível e específica, ela também deve ter uma relevância. De forma mais simples, este critério consiste em entender qual o impacto desta meta em sua vida, negócio ou outra esfera. Quanto mais relevante, maior a motivação para trabalhar até atingi-la e mais prioridade ela terá em relação a outras metas.
É claro: isso varia de pessoa para pessoa.
T de Time based
O último critério para estabelecer uma meta SMART é também um dos mais importantes: o tempo estabelecido para que ela seja alcançada. Podem ser semanas, meses ou anos, o que for mais adequado.
Essa data limite e linha do tempo devem ser definidos também para poder avaliar o progresso ao longo do tempo junto de seus esforços.
Basicamente, portanto, uma meta SMART deve:
- Ser o mais específica possível;
- Poder ter seus resultados medidos e acompanhados;
- Ser atingível e realista;
- Ser relevante – ou seja, ter importância;
- E ter uma linha do tempo e data limite para ser atingida.
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.