Pular navegação

Gestão empresarial: como automatizar os processos do seu negócio?

A gestão empresarial pode facilitar o dia a dia da empresa e contribuir com a organização e crescimento do negócio.

Imagem de uma mulher negra de costas, mexendo no notebook sobre uma mesa. A frente, um homem loiro mexendo em uns papéis.

Quem acompanha ou lidera o dia a dia de uma empresa sabe como é importante otimizar os processos para manter a rotina do negócio organizada e equilibrada. E uma gestão empresarial eficiente pode ser uma grande aliada para melhorar o trabalho e focar em estratégias e tarefas mais relevantes.

A seguir, saiba o que é gestão empresarial, e confira cinco dicas sobre atividades e processos que, se forem automatizados, podem colaborar muito com o seu negócio.

O que é gestão empresarial?

Gestão empresarial é a coordenação e organização das atividades do negócio. O objetivo dessa prática é alcançar melhores resultados – operacionais e financeiros – a partir de ações que envolvem implementação de processos, controle das finanças, administração dos recursos humanos e materiais, e o que mais for necessário para o funcionamento adequado da empresa.

A gestão empresarial auxilia no planejamento, organização, direção e controle dos recursos do negócio para que a empresa possa atingir as metas estabelecidas – e até superá-las. Além disso, ela envolve a construção de uma cultura organizacional e um ambiente de negócios mais voltado à colaboração e motivação dos funcionários.

Quais os benefícios da gestão empresarial?

Confira os principais benefícios desse planejamento: 

  • Decisões mais assertivas;
  • Melhor uso do capital disponível;
  • Aumento da lucratividade;
  • Redução de custos;
  • Maior produtividade e eficiência;
  • Qualificação dos controles internos;
  • Definição e a realização de metas;
  • Otimização do tempo;
  • Mais organização;
  • Maior integração entre os departamentos;
  • Processos mais seguros e menos suscetíveis a erros.

5 dicas para facilitar a gestão empresarial do seu negócio

1. Agenda com clientes

O relacionamento com o cliente é uma das atividades mais importantes de uma empresa, mas também é uma das mais complexas. Saiba que é possível automatizar algumas etapas desse processo que também faz parte da gestão empresarial.

Uma das maneiras de fazer isso é ter um sistema de agendamento online para reuniões ou pedidos de atendimento direto pelo site da sua empresa ou pelo WhatsApp. Ele pode ser integrado ao calendário do seu escritório, enviando lembretes automáticos para os clientes e funcionários sobre o compromisso. 

Assim, você reduz as chances de faltas e otimiza o tempo da sua equipe, além de manter um registro organizado de todas as interações da empresa com os clientes, ajudando na personalização do atendimento.

2. Tarefas administrativas

Automatizar tarefas administrativas recorrentes, como envio de e-mails de acompanhamento de vendas e atualização de planilhas, também pode ser resolvido com tecnologia. Diversas plataformas oferecem soluções de automação e, assim, você libera tempo para atividades mais estratégicas, criativas e de maior valor agregado para a sua gestão empresarial. 

3. Contabilidade e finanças

É possível usar softwares confiáveis na contabilidade da sua empresa e automatizar tarefas financeiras, como lançamentos de despesas, conciliação bancária e geração de relatórios. Isso pode simplificar muito o processo contábil e garantir maior precisão nos registros financeiros. Além disso, permite uma tomada de decisão mais ágil e estratégica.

4. Assinatura eletrônica

Outra forma de simplificar rotinas por meio da tecnologia é utilizar plataformas de assinatura eletrônica no  processo de assinatura de contratos, acordos e outros documentos legais. Isso elimina a necessidade de impressão, escaneamento, autenticação e envio manual de documentos, agilizando o procedimento e reduzindo custos da gestão empresarial.

5. Gestão empresarial de estoque

Sistemas de gestão de estoque podem ajudar a manter o controle dos produtos e o reabastecimento automático, rastreando remessas e gerenciando fornecedores. Tudo isso evita estoques esgotados ou excesso de checagem.

Plano de negócio: como começar a definir metas e estratégias?

No vídeo abaixo, você confere informações sobre como fazer um bom planejamento de vendas: 

https://www.youtube.com/watch?v=DZOBH7YkXuI&list=PLTPJoMFW9onuqM6nOD5CrbxVWNVj7sdNw

Conheça a conta PJ do Nubank

A Conta PJ do Nubank foi feita para descomplicar a vida de pessoas empresárias autônomas, donas de pequenos negócios do tipo MEI, EI, EIRELI ou LTDA Unipessoal), e também de empresas com múltiplos sócios. 

A conta PJ do Nubank é uma conta jurídica sem tarifas de manutenção, totalmente digital, livre de burocracias e que te ajuda nos momentos mais importantes do seu negócio. 

Se você procura soluções transparentes e práticas para sua empresa, clique aqui e saiba tudo sobre a conta PJ do Nubank.

Leia também:

Cobrança indevida: como evitar e o que fazer quando ela acontece?

Provisionamento: como ele ajuda nas finanças da empresa?

Conciliação bancária: por que ela importa na sua empresa?

Falência de empresas: conheça os 5 principais motivos

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.