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O que é checkout de pagamento e como ele funciona?

Já pensou em oferecer um checkout mais fluido e seguro? Entenda o contexto do mercado, as opções disponíveis e a importância para alavancar as vendas.

Saiba o que é um checkout de pagamento eficiente e seguro.

Facilidade é a palavra de ordem para as pessoas que compram online. Por outro lado, faz parte da missão do lojista oferecer ao cliente a comodidade que os clientes precisam em todas as etapas dessa jornada. Por isso, os momentos finais da compra são tão importantes quanto o produto ou serviço que está sendo vendido. 

Então, já pensou em oferecer um checkout de pagamento mais fluido e seguro no seu e-commerce? Entenda, abaixo, quais são as opções do mercado e como oferecer a melhor experiência para alavancar a sua taxa de conversão de vendas.

O que é o checkout de pagamento?

O momento decisivo de qualquer compra online é o checkout. É nessa hora que o pagamento acontece, e continua sendo uma das principais dores de lojistas no fluxo da compra. Isto é, uma jornada complicada pode acabar com a taxa de conversão do seu negócio.

Com um checkout eficiente é possível montar uma jornada e uma experiência de compra descomplicada para os clientes, incluindo todas as vantagens do ecossistema de pagamentos e possibilitando que a integração de todos os produtos financeiros disponíveis no mercado seja a melhor possível.

É importante lembrar que a adaptação das lojas virtuais às inovações é complexa. Por isso, é necessário introduzir esse movimento sem que haja muito atrito com os fluxos internos das empresas.

Quais são os tipos de checkout?

Quem nunca desistiu de uma compra online para evitar um checkout muito complicado? É fato: quanto mais etapas o cliente tiver que passar para efetivar a compra, maior a probabilidade dele desistir da compra. 

Por isso, vale destacar a importância de oferecer um checkout seguro e simplificado. Aqui, você vai conhecer os tipos de checkout para descobrir qual é o ideal para o seu e-commerce.

Checkout com redirecionamento

O cliente é redirecionado para o site da plataforma de pagamento escolhida e finaliza a compra lá mesmo. Logo após o pagamento, o usuário é redirecionado novamente para o seu e-commerce. 

O grande problema do checkout com redirecionamento é que o cliente pode se sentir confuso por sair do site da loja e abandonar a compra caso não consiga acompanhar todo esse fluxo de telas que é apresentado.

Checkout transparente

O checkout transparente passa mais confiança que o checkout por redirecionamento. Isto é, nessa modalidade, não há o redirecionamento do cliente para outra página na hora do pagamento, ela é feita na mesma página. 

Por outro lado, esse tipo de checkout exige que o cliente preencha muitos dados e informações, muitas vezes desnecessárias, o que pode levar à desistência da compra. Além disso, a cada evolução da plataforma ou novo produto é necessário um esforço para integrar e fazer a mudança no sistema.

Checkout lightbox

Com o checkout lightbox, você pode customizar a página de finalização da compra com a identidade da sua loja sem redirecionar o cliente. Nesse caso, o cliente visualiza uma nova tela por cima da mesma tela do e-commerce (uma página pop-up) para preencher apenas dados realmente essenciais para o pagamento. 

Essa opção transmite mais segurança ao consumidor, já que ele não é direcionado a outro ambiente e, assim, evita o abandono da compra. Outro benefício do checkout lightbox é que as evoluções do sistema preservam as integrações feitas anteriormente.

Como está o mercado dos meios de pagamento? 

O mercado de pagamentos está em evolução mundialmente. Se há algum tempo o foco de iniciativas era o pagamento em si, hoje, ele já é visto como um meio de otimizar a experiência do consumidor, que passou a ser o novo alvo. Ou seja, não basta apenas realizar a troca financeira, mas é preciso garantir um usuário satisfeito (e até surpreendido) na ponta.

Nessa linha, vemos a agenda do Banco Central liderando iniciativas como o Open Finance e o Pix, transformações que vêm para trazer mais competição ao setor, reduzindo a barreira de entrada ao mercado e dando liberdade aos clientes que hoje sofrem com a burocracia das instituições. 

É uma redução de custos radical, uma vez que usuários não precisarão lidar com tantos intermediários por trás de cada transação. Mais do que isso: em um futuro próximo, teremos total portabilidade e controle de nossos dados.

A tendência é de que tanto a jornada quanto a experiência de compras fiquem cada vez mais descomplicadas, possibilitando a integração de diversos produtos financeiros. Mas é bom lembrar que a adaptação de empresas à inovação é complexa e pode demorar ainda para que as inovações cheguem ao consumidor final. 

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Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais e peça sua conta PJ do Nubank.

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