Pular navegação

Micro e pequenas empresas já podem pagar Simples Nacional com Pix

Por meio do aplicativo do banco ou instituição financeira, o contribuinte faz a leitura do QR Code do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

ilustração mostra uma mão segurando uma lupa e olhando para um QR Code roxo aumentado

A partir de 22 de abril de 2021, micro e pequenas empresas e também microempreendedores individuais (MEIs) podem usar o Pix, meio de pagamentos instantâneos do Banco Central, para recolher os tributos do Simples Nacional.

O que é o Simples Nacional, mesmo?

O Simples Nacional é um regime unificado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos para microempresas e empresas de pequeno porte que inclui, numa única guia de pagamento, oito tributos municipais, estaduais e federais.

Para quem adere ao regime, basta pagar à Receita Federal essa guia – o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) – todos os meses em vez de oito separadamente.

Como pagar o Simples Nacional usando o Pix?

Com a nova tecnologia, o DAS também traz um QR Code do Pix. Para pagar com o novo meio de pagamentos instantâneos, basta abrir o aplicativo da instituição financeira, escolher a função de pagar com Pix e ler o código QR com a câmera do celular.

Vale dizer que o Pix também está disponível para os contribuintes que renegociaram débitos com o Simples Nacional. 

Leia mais sobre o Pix no mundo dos negócios:

Para negócios: qual a vantagem de receber com Pix?

Pix poderá ser usado por empregadores para recolher FGTS

Como o Pix vai funcionar no varejo físico?

Quais as vantagens do Pix para empresas?

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.