Pular navegação

Empréstimo para MEI: como contratar e quais cuidados você deve ter

Se você é um Microempreendedor Individual e precisa de dinheiro para o seu negócio, saiba que essa categoria pode, sim, fazer um empréstimo e com taxas de juros menores.
Imagem padrão

Abrir o próprio negócio requer planejamento. No entanto, alguns imprevistos podem acontecer no caminho ou você pode precisar investir em uma melhoria – o que significa mais dinheiro saindo do caixa. Por isso, um empréstimo para MEI pode ser a solução para momentos como estes. 

O Microempreendedor Individual ainda pode contar com algumas vantagens na hora de pedir um empréstimo por fazer parte desta categoria. 

Abaixo, confira como funciona o empréstimo para MEI e quais pontos requerem atenção antes de contratar.  

Como funciona o empréstimo para MEI?

Um empréstimo para MEI funciona como um empréstimo pessoal: você procura uma instituição financeira da sua confiança, avalia todas as condições e taxas envolvidas – especialmente o Custo Efetivo Total (CET) – e solicita um valor, que deverá ser pago em parcelas, de acordo com o contrato assinado.

E quem é MEI pode ter direito a redução da taxa de juros, a depender do banco ou da instituição escolhida. Os custos, inclusive, podem variar conforme o objetivo do empréstimo, como antecipar vendas, fazer um investimento, entre outros.   

Como solicitar um empréstimo para MEI?

Para solicitar um empréstimo para MEI, é imprescindível comprovar que o dinheiro será usado em benefício da empresa. Por isso, é importante pesquisar e escolher uma instituição que ofereça uma boa opção para o seu planejamento financeiro

O  Nubank, por exemplo, tem o Capital de Giro, um empréstimo para os clientes da Conta PJ que tem o objetivo de aliviar o caixa. Você escolhe o valor, recebe na hora e paga de forma parcelada nos próximos meses. Tudo 100% digital e livre de burocracias. 

Requisitos para contratar um empréstimo MEI

Para contratar um empréstimo para MEI, você deve ter acesso a alguns documentos, por exemplo:

  • Cada banco pode exigir diferentes documentos, porém, não esqueça dos principais: RG, CPF, comprovante de residência e Certificado MEI;
  • Comprovante de renda: o ideal é ter os comprovantes de renda pessoal e da empresa. Dessa forma, é possível atestar sua estabilidade financeira e constatar sua capacidade de cumprir com esse compromisso, que é o empréstimo;
  • Por último, tenha um Plano de Investimento: é fundamental ter em mente (e também no papel) os motivos que o levaram a solicitar o crédito e onde esse dinheiro será aplicado.

3 cuidados antes de pedir um empréstimo para MEI

Como em todo tipo de solicitação de crédito, vale ter cautela na hora de contratar um empréstimo para MEI

  • Tenha um planejamento: Faça um projeto e analise onde, exatamente, você pretende investir em seu negócio e qual o valor necessário para que esse investimento saia do papel. Além disso, estude o que vai conseguir de retorno – crescimento – com o resultado do empréstimo para MEI contratado e faça projeções de quanto a mais seu empreendimento vai passar a render;
  • Dinheiro pessoal x da empresa: é muito importante fazer a separação clara do que é seu dinheiro pessoal (pessoa física) do que é dinheiro do seu empreendimento. Misturar as duas coisas pode gerar confusão e confundir seu faturamento. Para saber como fazer essa separação, leia aqui;
  • Organize o seu orçamento: programe como você vai realizar o pagamento do empréstimo contratado. Você pode usar uma planilha para ter controle do que “entra e sai” da sua empresa para não se perder no pagamento.

Quem é MEI também pode contar com o microcrédito, que é diferente de um empréstimo para MEI. Ele oferece valores menores se comparado aos empréstimos tradicionais, mas suas regras são geridas pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento). Dessa forma, os custos de contratação variam, a depender da sua empresa e da instituição que oferece. 

 O que é microcrédito e quem pode contratar?

Leia também:

O que é capital de giro? Saiba por que ele é importante e como calcular

Guia para empreender: os termos que você precisa saber

Entenda o que é razão social e a diferença do nome fantasia

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.