Pular navegação

Empréstimo para MEI: quais cuidados você deve ter antes de contratar

Se você é um Microempreendedor Individual e precisa de dinheiro para o seu negócio, saiba que essa categoria pode, sim, fazer um empréstimo e com taxas de juros menores.

Empréstimo para MEI - duas mãos digitando, em destaque a sigla MEI

Abrir o próprio negócio requer planejamento. Em 2009, o governo criou a Lei do Microempreendedor Individual, que instituiu um modelo de empresa muito mais simples para os trabalhadores autônomos: o MEI (Microempreendedor Individual).

Para ser MEI, algumas coisas são necessárias:

  • Ter faturamento de no máximo R$81 mil por ano;
  • Não ser sócio, administrador ou titular de outro empreendimento;
  • Não ter mais de 1 funcionário contratado para o negócio;
  • Exercer uma das mais de 400 atividades econômicas permitidas ao MEI (veja a lista completa).

Entenda mais aqui.

Mas você sabia que quem é MEI também pode pedir empréstimo e ainda contar com algumas vantagens por fazer parte dessa categoria?

Veja como funciona o empréstimo para microempreendedor individual e quais cuidados o MEI precisa ter na hora de solicitar um empréstimo.

Como funciona o empréstimo para MEI

Para solicitar um valor é imprescindível comprovar que o empréstimo será usado em benefício da empresa.

Pesquise e escolha a instituição financeira que oferece uma opção que caiba no seu planejamento financeiro.

Quem é MEI tem direito a redução da taxa de juros na hora de pedir empréstimo para o negócio. Isso mesmo. Os juros são menores para microempreendedor.

Mas é importante lembrar que cada instituição apresenta diferenças – de pagamento, nas taxas praticadas ou mesmo nas regras para a efetivação do empréstimo. E, ainda, que a linha de crédito oferecida pode variar de acordo com o objetivo de cada microempreendedor. 

Pode, por exemplo, ser uma ajuda para realizar um investimento, ampliar o capital de giro ou antecipar vendas, por exemplo.

Requisitos para MEI contratar empréstimo

Fique atento aos documentos que você deve ter em mãos:

  • Cada banco pode exigir diferentes documentos, porém, não esqueça dos principais: RG, CPF, comprovante de residência e Certificado MEI;
  • Comprovante de renda: o ideal é ter os comprovantes de renda pessoal e da empresa. Dessa forma, é possível atestar sua estabilidade financeira e constatar sua capacidade de cumprir com esse compromisso, que é o empréstimo;
  • Por último, tenha um Plano de Investimento: é fundamental ter em mente (e também no papel) os motivos que o levaram a solicitação do crédito e onde esse dinheiro será aplicado.

Cuidados antes de pedir um empréstimo

Como em todo tipo de empréstimo, vale ter cautela na hora de contratar o seu.

  • Se planeje! Faça um projeto e analise onde, exatamente, você pretende investir em seu negócio e qual o valor necessário para que esse investimento saia do papel. Além disso, estude o que vai conseguir de retorno – crescimento – com o resultado do empréstimo contratado e faça projeções de quanto a mais seu empreendimento vai passar a render;
  • É muito importante fazer a separação clara do que é seu dinheiro pessoal (pessoa física) do que é dinheiro do seu empreendimento. Misturar as duas coisas pode gerar confusão e confundir seu faturamento;
  • Organize o seu orçamento. Programe como você vai realizar o pagamento do empréstimo contratado. Você pode usar uma planilha para ter controle do que “entra e sai” da sua empresa para não se perder no pagamento.

Quem é MEI também pode contar com o microcrédito. Ele um oferece valores menores se comparado aos empréstimos tradicionais.

Está pensando em abrir um negócio? Veja aqui alguns posts para te ajudar:

Empréstimo online é seguro? Veja como se proteger

O que é EIRELI? Como abrir uma?

Guia para empreender: os termos que você precisa saber

Entenda o que é razão social e a diferença do nome fantasia

O que é pessoa jurídica? É diferente de pessoa física?

O que é DAS? E como pagar essa guia?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.