Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Negócio O que é microcrédito e...

O que é microcrédito e quem pode contratar?

Empreendedores também precisam de empréstimos em algum momento - e o microcrédito é uma das opções disponíveis. Entenda melhor as regras e como ele funciona.

O microcrédito é um empréstimo de pequeno valor, como o próprio nome sugere, voltado a empreendedores formais – pessoa jurídica ou MEI, por exemplo – e informais que não conseguem acessar empréstimos ou créditos convencionais; eles são de até R$ 20 mil por cliente. 

O microcrédito e suas regras são geridos pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), mas quem o oferece são instituições financeiras do país. 

As características do microcrédito – o que ele tem de específico?

O BNDES estabelece algumas regras sobre o microcrédito, seja sobre seu custo, sobre sua contratação e até sua finalidade. 

Receita

Por exemplo: existem algumas condições para contratar o microcrédito, sendo a principal delas que as pessoas jurídicas ou físicas “desempenhem atividades produtivas de pequeno porte”, segundo o BNDES. Isso significa que elas devem ter uma receita bruta – ou seja, não descontados os impostos – igual ou menor que R$ 360 mil por ano.

Uso do dinheiro

Além disso, o microcrédito também financia projetos específicos: capital de giro e investimentos na companhia, como compra de materiais, máquinas e equipamentos.

Ou seja: ele é totalmente voltado para o negócio.

Taxas

Outra regra é a de que os juros do microcrédito não podem ultrapassar 4% ao mês, já considerando os encargos e taxas; a taxa, entretanto, é negociada entre a instituição financeira que oferece o crédito e o cliente. 

E mais um ponto: as instituições podem cobrar o que é chamado de TAC, Taxa de Abertura de Crédito, no momento da contratação do crédito. Ela não pode, entretanto, ultrapassar 3% do valor financiado.

Como contratar microcrédito

Se encaixando nos critérios mencionados acima, é hora de buscar quais são as instituições que oferecem o microcrédito. 

O processo depois disso é muito semelhante à contratação de um empréstimo pessoal: é feita uma análise do perfil da empresa e de quem o solicitou; e o valor financiado, tal como o prazo de pagamento, dependerá da capacidade de pagamento e porte do negócio.

Confira aqui alguns cuidados básicos da hora de solicitar qualquer tipo de empréstimo.

Vai começar o seu negócio e está perdido? Confira aqui alguns termos comuns:

Digite seu nome

Quero receber a newsletter