Pular navegação

O que um lançamento de filme pode ensinar para o seu negócio?

Muitas estratégias usadas na divulgação de uma produção cinematográfica podem ser adaptadas para a realidade da sua empresa. Saiba como.
Imagem padrão

Quem decide assistir a um filme, seja no escurinho do cinema ou no conforto de casa, muitas vezes não imagina todo o trabalho necessário para que aquela produção chegasse ao grande público. Por trás de um lançamento de filme, há uma estratégia bem estruturada que envolve marketing, distribuição e engajamento das pessoas. E para garantir o sucesso, tanto em audiência quanto em retorno financeiro, cada etapa precisa ser cuidadosamente planejada e executada detalhadamente. 

Muitos desses princípios podem ser aplicados ao mundo dos negócios. Afinal, um produto, assim como uma produção cinematográfica, precisa de uma estratégia certeira para alcançar o público certo e gerar impacto.

Descubra, a seguir, quais são as etapas que envolvem um lançamento de filme e como adaptá-las para o seu negócio ou produto. 

Quais são as principais etapas de um lançamento de filme?

Uma verdadeira jornada acontece entre a ideia inicial de um filme e sua estreia. Depois de meses de desenvolvimento, pré-produção, filmagem e pós-produção, chega o momento de tornar a obra conhecida. É aí que entra um conjunto de estratégias para levar essa produção ao público e despertar o interesse das pessoas em assisti-la. 

Confira algumas etapas que acontecem após o filme ser finalizado, ou seja, passar pelos ajustes finais, como edição, mixagem de som e efeitos visuais.

  • Planejamento estratégico. Definição do público-alvo, orçamento e canais de distribuição;
  • Negociação com distribuidoras. Empresas adquirem os direitos de exibição para diferentes formatos, como redes de cinema e aplicativos de streaming;
  • Criação de materiais promocionais. Desenvolvimento de pôsteres, teasers, trailers e conteúdos para redes sociais;
  • Exibição em festivais e pré-estreias. O filme é apresentado em eventos para gerar interesse e repercussão;
  • Campanha de divulgação. Estratégia de marketing com publicidade, entrevistas e parcerias;
  • Lançamento oficial. Estreia nos cinemas, plataformas digitais ou outros formatos de distribuição;
  • Acompanhamento de desempenho. Monitoramento de bilheteria, audiência e recepção do público;
  • Expansão e monetização. Distribuição para outros mercados (países), lançamentos em novas mídias e venda de produtos relacionados.

6 filmes e séries sobre inovação e empreendedorismo com protagonistas negros

Lembrando que clientes Nubank+ têm assinatura do aplicativo de streaming Max inclusa sem custo adicional, no plano básico com anúncios, para assistir aos seus filmes favoritos. 

O Nubank+ é a evolução da experiência com o Nubank. Ao se tornar cliente Nubank+, você tem ainda mais vantagens para aproveitar o seu dia a dia. Além da assinatura Max, você também tem cashback de 0,5% em compras feitas na função crédito do cartão Nubank, saques gratuitos e Alertas Inteligentes, que te avisam se o valor das suas contas veio dentro do esperado. 

Como um lançamento de filme pode ajudar o seu negócio?

Cada uma das etapas listadas acima pode trazer aprendizados valiosos na hora de traçar a estratégia de divulgação da sua empresa ou produto. Isso porque elas são baseadas em alguns conceitos universais do marketing, que podem ser adaptados para diferentes realidades.

Invista em planejamento

Os grandes estúdios cinematográficos investem muito tempo nesta etapa, pois ela pode impactar tudo o que virá pela frente, inclusive os resultados financeiros. Por isso, no seu negócio, dedique tempo para desenvolver um plano de negócio, um documento que ajuda a nortear as próximos etapas da sua empresa.

O plano de negócio, além de estruturar os pilares de uma empresa – como propósito, missão, valores e produtos –, ajuda a definir os objetivos e as ações necessárias para atingi-los, incluindo uma análise de mercado e planos de marketing, operacional e financeiro.

Aliás, planejar tudo o que envolve dinheiro é fundamental para saber os custos iniciais, despesas, receitas, capital de giro, fluxo de caixa e lucros. Também é preciso detalhar os custos com matéria-prima, fornecedores, equipamentos, espaço físico, salários, marketing, etc.

Esse planejamento ainda pode incluir uma análise de mercado para entender melhor quem são os seus potenciais clientes, concorrentes e fornecedores. Para quem está começando, é nesta etapa que você irá descrever os produtos ou serviços que a sua empresa vai oferecer.

Crie estratégias de marketing e promoção

Até mesmo um filme repleto de atrizes e atores famosos precisa investir em publicidade. E o mesmo vale para negócios de todos os tamanhos. A premissa aqui é atender aos desejos e às necessidades dos clientes, tornar a sua marca conhecida e fazer com que o público queira consumir o seu produto ou serviço.

Existem muitas estratégias para isso. Você pode, por exemplo, fazer anúncios na internet, seja por links patrocinados, mídias sociais e postagens nos canais oficiais da sua marca para estimular o engajamento das pessoas.

Posts patrocinados, que costumam atrair quem ainda não segue a página da sua empresa, também podem ser usados. Ao ver as publicações de determinado produto, as chances de o consumidor efetuar uma compra podem aumentar.

Outra opção são vídeos curtos no Instagram para entregar algum conhecimento da sua área de atuação ou destacar produtos que estarão em promoção, alertar sobre a escassez de itens e criar um senso de urgência.

Como vender pela internet:  9 dicas para quem quer começar

Gere expectativa no seu público

As datas de lançamento de filmes costumam ser anunciadas com bastante antecedência. Alguns estúdios até divulgam o calendário de estreias para os próximos anos. Essa antecipação gera expectativa nos fãs, que por sua vez sentem-se motivados a acompanhar todas as novidades que surgem até o dia da estreia. 

É nesse contexto que entram os teasers e trailers de filmes. Enquanto o primeiro é pequeno e misterioso, o segundo é completo e estruturado. Mas ambos têm objetivos claros: gerar curiosidade, criar expectativa e despertar o interesse do público antes da estreia.

Muitas marcas conseguem usar essa estratégia ao anunciar o lançamento de um produto com meses de antecedência. Um exemplo são as fabricantes de celular e as montadoras de veículos, que costumam divulgar aos poucos as novidades de um modelo que chegará ao mercado, alimentando a expectativa dos fãs. 

Crie processos para otimizar a sua rotina

Como o lançamento de um filme envolve muitas etapas, é necessário que tudo esteja organizado durante o trabalho. São os processos que vão impedir, por exemplo, que muitas falhas aconteçam e que os prazos sejam perdidos.

Esse princípio também pode ser aplicado em um empreendimento. Você pode mapear todos os processos existentes na sua empresa, incluindo todas as rotinas administrativas, para que você possa diagnosticar, em detalhes, o funcionamento do negócio. 

Pense nas sequências em que as coisas são feitas, as etapas cruciais para cada entrega e como isso afeta os resultados. Utilize ferramentas como diagramas de fluxo e mapas de processos para registrar cada etapa. Isso ajudará na identificação de áreas que necessitam de melhorias.

Depois de mapear os processos, analise cada um deles. Tire um tempo para identificar as ineficiências e os pontos de aperfeiçoamento. Você pode contar com a ajuda de colaboradores ou de parceiros para afinar essa análise e, assim, identificar o que precisa ser resolvido.

E na hora de partir para as melhorias, é propício utilizar tecnologias de automação para facilitar a execução e monitoramento dos processos, como as ferramentas da Conta PJ do Nubank. 

A Central de impostos MEI, por exemplo, é um jeito fácil e automatizado de manter os compromissos burocráticos da sua empresa em dia. Com ela, você pode emitir e pagar impostos, além de consultar pagamentos de impostos atrasados e futuros sem sair do app do Nubank. 

Monitore o desempenho do seu negócio ou produto

Em seu livro “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade”, o escritor Philip Kotler afirma que um dos pilares do marketing moderno é ser baseado em dados e experiências. Segundo ele, isso significa coletar e analisar dados “para oferecer experiências relevantes, tornando o marketing mais preditivo e eficiente”.

Essa também é uma realidade do mundo do cinema. As produtoras de filmes acompanham a performance das produções em termos de bilheteria e recepção da crítica para ajustar estratégias de marketing ou distribuição, se necessário.

Gestão empresarial: como automatizar os processos do seu negócio?

No mundo dos negócios, é possível fazer isso ao monitorar as vendas, as avaliações de clientes e as tendências do mercado. Um restaurante, por exemplo, pode analisar os pratos mais pedidos e otimizar o cardápio. Já uma loja online pode testar diferentes formatos de anúncios para entender o que gera mais conversões.

Essa prática ajuda a tomar decisões baseadas em dados. Em outras palavras, você consegue corrigir falhas rapidamente, evitar o desperdício de recursos e direcionar as suas ações de marketing para um caminho que dê mais resultados. 

Assim como no cinema, adaptar a estratégia conforme a resposta do público aumenta as chances de sucesso no mercado.

Quer empreender? Selecionamos alguns conteúdos que podem te ajudar nessa jornada

Leia também:

O que é gestão de processos, como aplicar e quais os ganhos para a sua empresa?

Plano de ação para empresa: o que é, modelos e como fazer

Como vender pela internet:  9 dicas para quem quer começar

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.