Pular navegação

6 filmes e séries sobre inovação e empreendedorismo com protagonistas negros

O influenciador Marcio Paulo, do perfil do Instagram "Um filme me disse", fez uma lista de produções inspiradoras com personagens negros como protagonistas. Confira.

Imagem mostra um balde de pipoca branco e várias pipocas espalhadas numa mesa roxa.

No dia 20 de novembro, celebramos o Dia da Consciência Negra, data instituída no Brasil para relembrar a luta das pessoas negras contra a opressão, colocar holofote nas questões raciais e celebrar a cultura negra.

Por isso, convidamos o influenciador Marcio Paulo, dono de um dos maiores e mais bem-sucedidos perfis nas redes sociais, "Um filme me disse", para uma tarefa especial: sugerir filmes e séries que, além de contar boas histórias, trazem personagens negros como protagonistas e levantam lições importantes sobre o mundo dos negócios, inovação e também sobre resiliência. 

Confira a lista abaixo:

1. "A Vida e a História de Madam C.J. Walker"

A minissérie de sucesso estrelada por Octavia Spencer, indicada ao Emmy por sua atuação, conta a história real da empreendedora estadunidense, filantropa e ativista política e social, que dá nome à produção.

Madam C. J. Walker fez sua fortuna desenvolvendo e comercializando uma linha de cosméticos e produtos para mulheres negras. Ela também era conhecida pelas doações financeiras para inúmeras organizações e tornou-se uma patrona das artes.

Por meio do negócio fundado por ela, venceu a pobreza, construiu um império de produtos de beleza e, perto de sua morte, já era considerada a mulher negra mais rica dos Estados Unidos.

Onde assistir: Netflix

2. "À Procura da Felicidade"

O sucesso cinematográfico estrelado por Will Smith, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor ator, é mais uma produção baseada em fatos reais. Se você ainda não assistiu o filme, com certeza já ouviu falar dele.

O longa conta a história de Chris Gardner, um ex-vendedor que conseguiu se tornar um milionário corretor da Bolsa de Valores. Mas, até chegar aí, ele viu todos os aspectos de sua vida darem errado: perdeu a esposa, a casa, o veículo e suas economias em um investimento infrutífero em scanners ósseos, tendo chegado a um ponto em que ele teve que viver na rua e em abrigos com o seu filho de 5 anos.

O filme conta a história de uma vida que, embora não tenha sido fácil, ficou marcada pela persistência e perseverança, além de retratar uma relação bonita entre Chris e seu filho ao usar a inteligência, bom humor e habilidade para lidar com as pessoas.

Onde assistir: HBO Max, Netflix, Prime Video e Paramount+

3. "O Menino que Descobriu o Vento"

Essa é mais uma produção baseada em uma história real. 

O filme narra a saga de William Kamkwamba, um jovem do Malawi, que está continuamente se esforçando para adquirir conhecimento e que, contra todas as adversidades, constrói uma inovadora turbina de vento para salvar sua comunidade da fome –  em meio à descrença e ao ceticismo das pessoas.

Diante de uma situação desesperadora, o protagonista encontra esperança em um livro da biblioteca local sobre a energia eólica. Inspirado por sua curiosidade, pelo potencial dessa tecnologia, e munido de materiais reciclados e sucatas ele alcança uma solução inovadora. 

Onde assistir: Netflix

4. "Estrelas Além do Tempo"

"Esse aqui é provavelmente o meu preferido de toda a lista", diz Marcio Paulo. 

No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres negras, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos norte-americanos. Elas lideram uma das maiores operações tecnológicas registradas na história estadunidense e se tornam verdadeiras heroínas da nação.

Destaque para as atuações de Taraji P. Henson, Janelle Monáe e, em especial, para Octavia Spencer, indicada ao Oscar por sua performance. 

Onde assistir: Disney+

5. "Scandal"

É impossível falar de personagens bem-sucedidos nos negócios sem falar dela: a inesquecível Olivia Pope, interpretada pela atriz Kerry Washington.

Na série de sete temporadas, acompanhamos a ex-consultora de comunicações da presidência da República dos Estados Unidos que, junto à sua equipe, dedica sua vida a proteger a imagem pública da elite estadunidense e garantir que seus segredos nunca venham à tona. Está com problemas? Chame Olivia Pope!

A série é uma das produções criadas pela rainha da TV nos Estados Unidos, Shonda Rhimes, que também representa no mundo real o êxito da mulher negra, sendo a mente brilhante responsável por outros hits como "Grey’s Anatomy", "Bridgerton" e "How to Get Away With Murder".

Onde assistir: Star+

6. "A Princesa e o Sapo"

E claro que a gente não ia fechar essa lista sem um gênero que todo mundo ama: animação. O filme escolhido é “A Princesa e o Sapo”, que conta a história da trabalhadora e ambiciosa Tiana, que sonha em abrir o seu próprio restaurante em Nova Orleans, nos Estados Unidos.

Como um bom clássico da Disney, nada é tão simples assim para a protagonista, pois seus planos tomam um rumo diferente quando ela conhece o príncipe Naveen, transformado em sapo pelo maldoso Dr. Facilier. No entanto, o príncipe sapo tem esperança de se tornar um humano novamente se Tiana o beijar.

Tiana é a primeira princesa negra da Disney e revoluciona o padrão de outras animações ao colocar a princesa como a heroína que resgata o príncipe – e não o contrário.

Onde assistir: Disney+

Anotou? Agora é fazer a pipoca e se preparar para boas histórias!

Leia também: 

Filmes para assistir com a família: 6 produções que ensinam sobre dinheiro, consumo e escolhas

10 filmes sobre mercado financeiro para aprender mais sobre esse universo

Os filmes que movimentam a indústria e geram bilhões

Luz, câmera, ação e dinheiro: as cifras bilionárias da indústria do cinema

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.