Pular navegação

Filmes para assistir com a família: 6 produções que ensinam sobre dinheiro, consumo e escolhas

Nem todo filme que aborda dinheiro de forma direta ou indireta precisa ser chato, denso e complicado. É possível tirar lições de algumas produções divertidas e que são ideais para um momento em família.

Foto mostra um balde de pipoca e duas taças de vinho tinto em cima de uma cama com lençóis roxos.

Ao buscar filmes para assistir com a família na internet, com a intenção de aprender algo sobre dinheiro, certamente você encarou listas com produções como A Grande Aposta, Wall Street e À Procura da Felicidade. Eles são ótimos mesmo, mas quando a ideia é também se divertir com as crianças, eles podem não ser a melhor opção.

Para quem quer aprender sobre o mercado financeiro, os filmes acima e outros títulos estão indicados aqui. Mas se a ideia é entreter as crianças e conseguir ensiná-las algumas lições sobre dinheiro, consumo e escolhas no meio do caminho, confira a lista abaixo. 

Ela traz filmes para assistir com a família que tem classificação livre, acima de 10 anos ou acima de 12 anos de idade. E cada um deles mostra que dá para falar sobre dinheiro, mesmo quando ele não está presente.

1.  Os fantasmas de Scrooge

Uma das histórias mais clássicas de Natal ganhou uma versão da Disney, em 2009, estrelada por Jim Carrey. O ator dá voz à Ebenezer Scrooge na animação, um senhor bem rabugento que nos anos 1840 vivia sozinho e tratava mal todos ao redor, inclusive às poucas pessoas que ainda tentavam estar presentes na sua vida, como seu único sobrinho e seu sócio fiel. Apesar de ser milionário, Scrooge sempre foi mesquinho e egoísta –caraterísticas que ficavam mais evidentes durante o Natal. 

Depois que seu funcionário fiel morre, Scrooge recebe a visita de três fantasmas: o do Passado, o do Presente e o do Futuro. Eles mostram a ele as consequências das suas atitudes ao longo da vida. Em uma das cenas dessa viagem reflexiva, Scrooge revê o sócio fazendo um alerta: não há satisfação alguma sem dividir o que se tem com os outros. 

Lições financeiras de Os fantasmas de Scrooge

Existem várias lições que podem ser aprendidas com o filme. A primeira delas, mais evidente, é que não importa quanto dinheiro você tem, se está sozinho, ele não serve para muita coisa. A segunda é que dividir faz bem, principalmente quando se tem muito. 

Onde assistir: disponível na Disney+

Classificação: para maiores de 10 anos de idade 

2. Mary Poppins 

Antes de assistir ao filme mais recente da personagem, o retorno de Mary Poppins, assista ao primeiro, de 1964. O clássico da Disney se passa em Londres de 1910 e conta a história da família Banks, que busca por uma governanta que dê conta das duas crianças pequenas. É assim que Mary Poppins, uma babá com poderes mágicos, aparece na vida da família. A história é divertida, mas aproveite esse momento para pausar depois da cena do banco – essa cena, aliás, se tornou clássica no universo financeiro. 

Em determinado momento da história, Mary Poppins convence o senhor Banks a levar os filhos ao banco onde trabalha. Lá, ele mostra que uma simples moeda investida pode se transformar em várias com o tempo e dá o dinheiro nas mãos do dono do banco. O filho não quer saber da história e grita pedindo sua moeda de volta, mas o dono do banco não devolve. 

Uma confusão é iniciada: algumas clientes veem a cena e acreditam que o banco vai querer ficar com o dinheiro delas e pedem saques imediatos. Outros clientes fazem o mesmo. A situação cresce tanto que o banco fecha as portas para evitar mais saques e, por consequência, a quebra do banco. 

Lições financeiras de Mary Poppins

Além de divertida, a cena garante duas lições aos pequenos. É verdade que investir de pouquinho em pouquinho pode fazer o dinheiro crescer. E não precisa ser muito. O importante é a consistência. 

A segunda lição é que rumores podem, sim, fazer grandes estragos no mercado e no próprio bolso. Seguir a manada, seja para sacar seu dinheiro ou para colocá-lo num investimento, pode fazer qualquer pessoa perder dinheiro. Antes de qualquer decisão financeira, o ideal é parar, respirar e se perguntar os motivos dessa decisão. Depois dessas lições, é só dar o play para aproveitar o resto do filme!

Onde assistir: disponível na Disney+

Classificação: livre 

3. Os delírios de consumo de Becky Bloom 

São os adultos que podem se identificar com o filme, mas as lições já podem ser passadas para as crianças. No longa-metragem, Becky Bloom (Isla Fisher) é uma jovem de vinte e poucos anos completamente endividada. Viciada em comprinhas, ela se recusa a encarar suas dívidas e, quando o faz, com a ajuda da melhor amiga, descobre que está no fundo do poço financeiro. 

Por uma confusão, ela consegue um trabalho numa revista de economia como colunista que dá dicas sobre organização financeira. Nesse processo, ela começa a entender como suas dívidas afetam suas relações pessoais. 

Lições financeiras de Os delírios de consumo de Becky Bloom

Além de engraçado e divertido, o filme garante boas lições sobre consumo, uso responsável do cartão de crédito e endividamento. 

No filme, a personagem não resiste às comprinhas. Esta é uma boa hora para mostrar aos filhos que é possível comprar o que se quer, desde que essa compra seja planejada e não cause endividamento

Além disso, a personagem tem diversos cartões de crédito e conseguiu estourar todos eles – um bom momento para reforçar que o cartão de crédito é uma ferramenta para o planejamento, quando bem usado, e que o limite dele não faz parte do salário de ninguém. Ele é um empréstimo, como qualquer outro.  

Outra lição importante são os caminhos que a personagem busca para pagar suas dívidas. Sem dar spoiler, a decisão final é criativa. Neste momento, vale até sentar com toda a família e discutir soluções para pagar as dívidas da casa, caso você tenha. Ou até mesmo criar brincadeiras para ver quem tem a ideia mais criativa para solucionar o problema da personagem.

Onde assistir: disponível no Globoplay
Classificação: para maiores de 10 anos de idade 

4. Até que a sorte nos separe 

Quem nunca quis ganhar na loteria? Foi isso o que aconteceu com Tino (Leandro Hassum) e sua família. Com tanto dinheiro na conta bancária, eles simplesmente saíram às compras, mas sem qualquer organização ou planejamento. Em 15 anos, eles torram tudo o que tem, mas Tino não pode revelar a situação à esposa, que está grávida. 

Para sair dessa situação, Tino pede ajuda do seu vizinho Amauri (Kiko Mascarenhas), que é um planejador financeiro burocrático, certinho, e que também passa por um momento sensível na vida pessoal. Ao longo do filme, os dois passam por uma série de confusões na busca por resolver os problemas financeiros de Tino. 

Lições financeiras de Até que a sorte nos separe 

A lição mais evidente do filme é sobre planejamento. Não importa o quanto dinheiro você tem, sem organização, ele vai acabar. 

Mas há uma lição menos evidente, mas igualmente importante: enquanto Tino é o extremo do consumismo, Amauri é o extremo do planejamento. De tão certinho com as contas, Amauri não aproveita a vida como poderia. O filme mostra que é preciso um equilíbrio. 

Este é um bom filme para mostrar aos pequenos que o dinheiro é uma ferramenta que pode realizar sonhos e melhorar a vida. Ele não precisa ficar trancado num cofre, mas também não deve ser desperdiçado. 

Onde assistir: disponível no Globoplay, na Netflix e no Prime Video

Classificação: para maiores de 12 anos de idade

5. A fantástica fábrica de chocolate

Neste clássico refilmado em 2005, o dono de uma fábrica de chocolate, Willy Wonka (Johnny Depp), decide realizar um concurso para crianças que garante suprimentos de doces para toda a vida e uma visita a sua fábrica. Para vencer o concurso e ajudar a família, Charlie Bucket, um menino pobre, consegue encontrar um bilhete dourado e visita a fábrica. 

Grande parte da história do longa se passa nessa visita à fábrica. Ao lado de Charlie, outras crianças realizam o tour e elas passam por diferentes situações provocadas pelo próprio Wonka.   

Lições financeiras de A fantástica fábrica de chocolate 

O filme ensina diversas lições sobre a relação com o dinheiro e escolhas. Isso se dá pela diversidade de perfis dos personagens infantis. Charlie é o garoto pobre que busca uma vida melhor não apenas para ele, mas para a família. Veruca é a menina mimada pelos pais e que, de tão ambiciosa e sem limites, acaba até dentro de um lixão por querer tudo, sem pensar nas consequências. Violeta é competitiva a qualquer custo, Augustus é o menino guloso e Mike é o garoto mais tecnológico e viciado em jogos.

Todos eles mostram pontos importantes que podem ser ensinados aos pequenos. Uma delas é a questão dos valores – sem saber no que acredita e o que quer, fica difícil lidar com dinheiro e até com as pessoas. O filme mostra que é preciso estabelecer limites. Aprender a lidar com os "nãos" e com as frustrações perpassa todos os personagens. 

Onde assistir: Prime Video

Classificação: livre

6. Um senhor estagiário

No filme, Ben (Robert De Niro) é um senhor de 70 anos que, depois de se aposentar e viajar o mundo, quer voltar a trabalhar para se sentir útil. Ele consegue uma vaga num comércio eletrônico de moda por meio de um programa de estágio para pessoas com mais de 60 anos. E como parte do trabalho, ele acompanha o dia a dia da dona da empresa, Jules (Anne Hathaway), uma jovem de quase 30 anos, que construiu a empresa sozinha.

Ao longo do filme, Ben tenta ajudar a rotina corrida de Jules, mesmo sem que ela queira. Ela, por sua vez, precisa tomar uma decisão importante na sua empresa, e que pode afetar sua vida pessoal. 

Lições financeiras de Um senhor estagiário 

O filme não aborda dinheiro de forma direta, mas fala sobre escolhas e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Este é um momento para dizer aos filhos que fazer algo com o qual ele se sinta útil pode gerar ganhos para além do dinheiro. Depois que voltou a trabalhar, Ben voltou a ter uma vida social, fez novos amigos e aprendeu coisas novas. 

Do outro lado, Jules é o exemplo de quem trabalha demais e não abre espaço para a vida pessoal. Neste momento, dizer que o equilíbrio é o caminho de uma vida mais saudável pode ajudar os pequenos a entenderem que existe o tempo do estudo e das obrigações, mas que também há o tempo das brincadeiras. 

Onde assistir: Prime Video

Classificação: para maiores de 10 anos de idade

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.