Pular navegação

5 sinais de que seu cartão de crédito precisa de atenção

Se você se identificou com uma ou mais destas situações, talvez seja hora de rever como anda usando o cartão

escada rolante na horizontal em frente a um fundo rosa claro

"Preciso controlar meu cartão de crédito". Essa é uma resolução que pode ser bem comum na hora de abrir a fatura no fim do mês. No entanto, a maioria das pessoas quebra ela bem rapidamente: no Brasil, 64% das famílias estão endividadas. Entre elas, quase 80% relataram dívidas com o cartão de crédito.

Acredite: entrar nessa estatística é muito fácil. O cartão de crédito é incrivelmente conveniente, mas o seu mau uso pode gerar um descontrole financeiro enorme.

A seguir, veja alguns sinais de que sua relação com o cartão de crédito não está indo muito bem.

É sempre bom lembrar: problemas acontecem e entrar em alguma dessas situações uma vez não significa necessariamente uma crise, mas ficar atento a elas é importante para agir logo no início do problema.

1. Você já atrasou a fatura mais de uma vez

Rapaz sentado em uma mesa, olhando para um computador cheio de adesivos, com a mão na cabeça e cara de preocupado

Os juros de atraso do cartão de crédito estão entre os mais altos do mercado e ter que pagá-los rotineiramente não é apenas perda de dinheiro, mas sinal de algum problema mais profundo. Se for apenas distração, coloque um alarme logo antes do vencimento para não esquecer mais. Se não tiver dinheiro suficiente, é hora de rever sua organização e buscar cortar gastos onde for possível.

Veja aqui o que fazer quando atrasar a fatura

2. Você parcela suas parcelas

Uma jovem de vestido roxo e cabelos curtos olha para uma arara de roupas em uma loja. Ao fundo, um rapaz também mexe nas camisetas da arara.

Parcelar uma fatura do cartão não precisa ser o fim do mundo – e é sempre melhor do que ficar em atraso. Mas não conseguir pagar o parcelamento e ter que fazer outro em cima já é mais grave. O risco de isso se tornar uma bola de neve é alto, já que as prestações vão se somando às próximas faturas. Portanto, se já tem um pagamento nessas condições em andamento, muito cuidado para não entrar no próximo.

Entenda aqui as regras do Banco Central para parcelamento de fatura
Veja quando vale a pena parcelar a fatura do cartão

3. Seu limite é maior que sua renda (e você acha ele baixo)

Jovem de bone, jaqueta jeans e calça preta visto de costas pulando no meio da rua com os braços para cima

Ter um limite do cartão de crédito alto permite realizar compras a prazo e honrar pagamentos que, normalmente, você não conseguiria quitar de uma só vez. Acontece que muita gente confunde limite com extensão do salário. O gasto do cartão é equivalente a um empréstimo que o banco ou instituição financeira concede ao cliente, e o limite é o teto deste empréstimo.

Ou seja: esse dinheiro precisa ser pago de volta a cada mês. Se o seu limite é mais alto que seus rendimentos e, ainda assim, você continua usando ele inteiro, a conta não fecha.

Explicamos aqui como é determinado o limite do cartão Nubank

4. Você usa dinheiro poupado ou emprestado para pagar sua fatura

Pessoa sentada em uma mesa, comum café e um bloco de anotações

Mais uma bandeira amarela: se você anda precisando tirar dinheiro de outras fontes que não são a sua renda mensal, é porque os gastos no cartão estão altos demais. Contrair uma dívida para pagar outra está longe do cenário ideal. Lembre-se: guardar dinheiro é importante não apenas para o futuro, mas também para não passar apuro em uma emergência.

Veja dicas de como guardar dinheiro

5. Você tem muitas compras parceladas

Black Friday 2019: jovem com pulseiras segura sacolas de compras

Ter múltiplas compras parceladas requer um bom controle sobre as finanças: quem compra a prazo deve lembrar que este valor fixo aparecerá na fatura todos os meses e, portanto, precisa de organização para baixar outros gastos. Do contrário, é fácil se perder nas prestações e estourar o orçamento.

Sabia que dá para antecipar parcelas no cartão Nubank? Descubra como

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.