Pular navegação

O que é capital de giro?

Um dos termos mais comuns no mundo dos negócios, o capital de giro é parte fundamental das finanças de uma empresa.

Capital de giro: Calculadora roxa com números na tela

Um dos principais fatores a serem avaliadas ao abrir um negócio é o capital de giro. Afinal, é ele que indica a saúde financeira de uma empresa. Mas o que é o capital de giro e por que é tão importante cuidar dele? Entenda, a seguir, as principais informações a respeito do capital de giro e aprenda a calcular esse valor tão importante para empresas de todos os portes.

O que é capital de giro e o que ele representa?

Em poucas palavras, o capital de giro é uma reserva de dinheiro que toda empresa deve ter para arcar com os custos e manter as despesas da companhia ao longo do tempo. Nessa conta entram desde as despesas para abrir a empresa, até os recursos para pagar contas, fazer reformas, comprar equipamentos etc. Ou seja, ele é quem vai cobrir parte  das despesas fixas e pontuais da companhia. 

Essa reserva fica separada dos recursos gerados pelo lucro do negócio ou por outras fontes de renda. O dinheiro que forma o capital de giro está no estoque da companhia, em seu caixa, no banco, em contas a receber etc. Resumidamente: o capital de giro é a reserva financeira da empresa, cujo objetivo é sempre garantir que o negócio continue funcionando independentemente dos lucros gerados por ele. Em outras palavras, são os recursos que fazem a empresa “girar”, como sugere o nome.

Como calcular o capital de giro?

Na prática, o capital de giro é equivalente ao ativo circulante de uma empresa. Basicamente, o ativo circulante é a soma de todos os bens da companhia que, rapidamente, podem ser convertidos em dinheiro – ou seja, que possuem alta liquidez. Exemplos: contas a receber, estoque, matéria-prima que pode ser facilmente vendida, dinheiro em caixa, aplicações financeiras de curto prazo, entre outros.

Para avaliar a saúde financeira da empresa, contudo, é importante considerar o capital de giro líquido da empresa. Ou seja, o total dos ativos circulantes do negócio menos as despesas que ele possui. Entenda melhor abaixo.

O que é o capital de giro líquido?

O capital de giro líquido é  a variável que demonstra se a quantidade de recursos que você está empregando é suficiente para que sua empresa opere no positivo.

Ele é um importante indicador sobre a liquidez do seu negócio. Ele também é um importante instrumento de análise na tomada de decisões a curto prazo.

Sua fórmula considera ativos e passivos circulantes, fornecendo uma análise de como seu capital está se comportando a curto prazo. O cálculo do capital de giro líquido é feito usando apenas essas duas variáveis para que seja possível ter um olhar voltado para a realidade do seu negócio. 

A partir dele, portanto, é possível buscar soluções de melhoria da saúde financeira da empresa, quando necessário.

Em outras palavras: o capital de giro líquido é a diferença entre o passivo circulante e o ativo circulante.

  • Ativo circulante: são todos os bens da companhia que, rapidamente, podem ser convertidos em dinheiro (ou seja, que possuem alta liquidez).
  • Passivo circulante: são todas as obrigações financeiras de curto prazo que uma empresa possui – em outras palavras, algumas das despesas da companhia, como pagamentos de funcionários (salários e encargos trabalhistas, décimo terceiro, férias, etc), impostos e pagamentos de empréstimos ou financiamentos a instituições financeiras, por exemplo.

Fórmula do capital de giro:

Existe um cálculo simples para o capital de giro, que é composto pela seguinte fórmula:

CGL = AC – PC

Sendo que:

  • CGL = Capital de Giro Líquido
  • AC = Ativos Circulantes
  • PC = Passivos Circulantes

O resultado dessa conta (ativo circulante – passivo circulante) é o capital de giro líquido, e ele vai indicar se uma empresa possui ou não uma reserva financeira para garantir que seu negócio continue em operação.

Qual a diferença entre capital de giro e capital de giro líquido?

A principal diferença entre o capital de giro e o capital de giro líquido está em suas variantes e em sua finalidade. Enquanto o capital de giro tem foco apenas nas movimentações operacionais, o capital de giro líquido é utilizado como um indicador da saúde da empresa. Isso porque, conforme explicado acima, o capital de giro líquido leva em conta o saldo dos ativos e passivos circulantes, demonstrando das finanças da empresa no curto prazo.

Por que o capital de giro é tão importante?

Quando o ativo circulante de uma empresa é menor que o passivo circulante, o capital de giro é negativo – e isso indica que a companhia está em problemas. Por um simples motivo: não existe nenhuma reserva financeira para arcar com possíveis despesas. Neste caso, a falência pode ser uma das consequências.

Por outro lado, nem sempre um capital de giro muito alto é indicador de que a empresa vai bem. Pode ser um indício de que seu estoque está excessivo (ou seja, as vendas não vão tão bem) ou que o capital não está sendo investido no negócio. Por isso, é sempre importante encontrar um equilíbrio para ter um capital de giro suficiente e que reflita o momento de sua empresa: é hora de reformar, renovar e investir em novidades? Então, um capital de giro alto é necessário, por exemplo.

É por meio do acompanhamento constante do comportamento do capital de giro de uma empresa, por exemplo, que é possível tomar decisões de expansão e investimento. 

Além disso, é possível equilibrar as contas nos momentos de menor ganho ou um de maior gasto, com base em sazonalidades observadas em seu nicho de mercado.

O capital de giro — e sua gestão — tem como objetivo buscar estratégias para a manutenção e equilíbrio dos ativos e passivos de uma empresa, independentemente de seu porte. 

Capital de giro próprio: o que é e como funciona?

O capital de giro próprio é obtido quando uma empresa não precisa buscar capital de terceiros para manter suas finanças positivas. Ou seja, a empresa não precisa contratar  empréstimos para ter um demonstrativo positivo e se manter.

Outro ponto é que, quando o saldo do capital de giro líquido é positivo, é possível dizer que sua empresa está atuando com capital de giro próprio.

Capital de giro nulo: entenda

O capital de giro nulo representa que não há ganhos nem perdas no saldo do capital de giro líquido. Ou seja, seu CGL é zero, não havendo lucros nem dívidas.

É importante ter atenção a essa situação, já que é importante trabalhar sempre com um capital de giro próprio e o de terceiros a fim de evitar   possíveis dívidas.

É importante ter atenção a essa situação, já que é importante haver equilíbrio entre o capital de giro próprio e o de terceiros a fim de evitar possíveis dívidas.

Principais fontes de capital de giro:

Se a sua empresa está procurando por fontes terceiras para agregar em seu capital de giro, ele pode recorrer às seguintes possibilidades de crédito:

Antes de contratar um crédito de capital de giro, porém, fique atento à capacidade de pagamento das parcelas. Elas precisam caber dentro do fluxo do seu negócio de forma saudável.

Capital de giro do Nubank

Um respiro para quem tem seu próprio negócio: o Capital de Giro do Nubank é um empréstimo para os clientes da conta PJ usarem em sua empresa no curto ou longo prazo. Você escolhe o valor, recebe na hora e paga de forma parcelada nos próximos meses. Tudo 100% digital e livre de burocracias.

Durante a contratação, o Nubank oferece todas as informações necessárias para que você entenda as condições e os valores. Tudo de forma transparente e sem taxas escondidas ou surpresas desagradáveis.

Saiba tudo sobre o Capital de Giro do Nubank aqui

BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento

O BNDES é um banco de desenvolvimento que funciona como instrumento do governo federal no que diz respeito à facilitação de linhas de créditos para as empresas.

Oferta pública — IPO e Follow On

Esta modalidade de investimento busca por capitalização de investidores que possuam afinidade com seu negócio. Assim, é possível colocar os títulos de sua empresa dentro da Bolsa de Valores e receber por isso. 

Esse processo acontece em duas modalidades: IPO ou Follow On.

Cartão de Crédito para PJ do Nubank

O cartão de crédito Nubank PJ permite que os clientes façam compras com a conta empresarial, ajudando na organização das finanças – separando o dinheiro PF e PJ – e minimizando o impacto no caixa da empresa no momento das compras para o negócio. Ou seja, é uma solução de compra imediata quando o capital de giro não está saudável. 

Saiba mais sobre o cartão de crédito para PJ do Nubank

Assista também:

https://youtu.be/Y0xjR3yjcO4?si=w4eZrjfJVD-L-r-f

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.