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O que é uma divulgação de resultados?

Periodicamente, as empresas de capital aberto devem divulgar seus resultados financeiros, operacionais e de negócios para os investidores. Entenda como essa divulgação funciona e alguns dos principais termos utilizados.

Imagem mostra uma mulher negra de cabelos curtos usando um celular. Ela veste uma blusa marrom.

Quem tem o costume de seguir o noticiário econômico sabe que, de tempos em tempos, começam a aparecer notícias sobre a divulgação de resultados das principais empresas no Brasil e no mundo.

Mais do que uma simples prestação de contas, este é um dever das companhias: é assim que os investidores e o mercado acompanham o desempenho da empresa, observando dados como o crescimento das receitas, geração de caixa e risco de crédito.

Veja a seguir como é a divulgação de resultados e entenda alguns dos principais termos que aparecem no relatório.

Divulgação de resultados: o que é e quando acontece?

Ao menos uma vez ao ano, as empresas devem elaborar seus balanços financeiros e divulgar aos seus acionistas. Empresas de capital aberto (ou seja, que têm suas ações negociadas em Bolsas de Valores) precisam seguir regras específicas para a elaboração e divulgação destes documentos, já que têm obrigações mais elevadas de governança.

No caso das companhias abertas que negociam ações no Brasil, essa divulgação é feita trimestralmente.

A maioria das companhias abertas, além de apresentarem os balanços financeiros, costuma também divulgar um relatório de resultados (ou earnings release, em inglês).  A divulgação costuma ser acompanhada também de uma teleconferência, na qual alguns dos principais executivos da companhia (como o Presidente e o Diretor Financeiro) fazem uma apresentação dos principais destaques do período e respondem a perguntas de investidores e analistas.

Para quem não é especialista na área, a quantidade de informações e termos técnicos pode gerar dúvidas. Os indicadores mais importantes variam de acordo com as condições macroeconômicas, o tipo do negócio, o ambiente competitivo e o momento da empresa – normalmente, deve-se prestar bastante atenção a dados sobre tendências relacionadas a receitas, lucros, geração de caixa e custos operacionais.

O Nubank faz divulgação de resultados?

Sim. Mesmo antes de passar a ter suas ações negociadas na Bolsa de Valores, o Nubank já fazia um relatório semestral de divulgação de resultados para suas subsidiárias no Brasil.

Após listarmos as ações da nossa holding na NYSE, a Bolsa de Nova York, e BDRs na B3, Bolsa de Valores do Brasil, passamos a fazer essa divulgação todo trimestre, com os resultados da Nu Holdings Ltd. – a empresa controladora de todo o grupo Nu, que engloba Nubank Brasil, Nu Colômbia e Nu México, entre outras empresas.

Divulgação de resultados do Nubank: glossário dos principais termos

Entenda alguns dos principais termos que aparecem na divulgação de resultados do Nubank.

CAC

Sigla para Custo de Aquisição do Cliente. Esse dado mostra quanto a empresa gasta, em média, para conquistar um cliente, e inclui as seguintes despesas: impressão e envio de um cartão, custos de dados de crédito (principalmente os custos dos bureaus de crédito) e marketing pago.

Clientes Ativos Mensais

São os clientes que geraram receita nos últimos 30 dias corridos, e sua sigla em inglês é MAU (Monthly Active User). 

Receita Média Mensal por Cliente Ativo

Este dado normalmente aparece com a sigla ARPAC mensal, do termo em inglês. O número mostra quanto de receita, em média, cada cliente gera mensalmente para a empresa. O valor é a receita média mensal dividida pelo número médio de clientes ativos individuais naquele mesmo período.

Taxa de Atividade

Muitas vezes registrada em inglês (Activity Rate), a Taxa de Atividade é a porcentagem de clientes ativos em relação ao número total de clientes da empresa. Ela é obtida ao dividir o número de clientes ativos mensais pelo número total de clientes em uma data específica.

Volume de Compra

Mais um que costuma aparecer com sua sigla em inglês (PV, de Purchase Value), é o valor total das transações autorizadas por meio de nossos cartões de crédito e com função débito em um determinado período. Esse dado não inclui outros métodos de pagamento, como Pix e transferências eletrônicas tradicionais, por exemplo.

Lucro

A divulgação de resultados costuma apresentar três valores principais de lucro:

  • Lucro bruto: é a diferença entre a receita total e alguns custos dos serviços financeiros prestados, como despesas com juros, despesas transacionais e provisão para devedores duvidosos.
  • Lucro líquido: é a receita total menos o custo total – ou seja, além dos custos já citados acima, entram também outros, como suporte a clientes e operações, despesas gerais, administrativas e de marketing, além de impostos.
  • Lucro líquido ajustado: leva em consideração certos ajustes para refletir variáveis importantes para o negócio (como despesas e receitas não recorrentes, provisões, aquisições etc). Esse ajuste normalmente é explicado nos balanços financeiros e reconciliado com o lucro líquido contábil.

Carteira com Receita de Juros

São as contas a receber em que incidem juros, como operações no cartão de crédito e de empréstimos a clientes, na data em que o período se encerra.

Custo Médio Mensal de Atendimento por Cliente Ativo

São os custos operacionais da empresa dividido pela média de clientes ativos no período. Basicamente, expressa o quanto, em média, se gasta para atender um único cliente por mês.

Despesas com Provisão para Perdas de Crédito

Estão nessa linha as provisões que o Nu precisa realizar relacionadas às perdas esperadas nas operações de crédito, incluindo empréstimos e cartões de crédito. Essas provisões são realizadas de acordo com as regras contábeis aplicáveis ao Grupo, o IFRS 9. São incluídas nessas linhas a constituição e a reversão da provisão destes produtos, líquidas da recuperação no período.

FX Neutro

Várias informações, principalmente de receitas e lucros, aparecem na divulgação de resultados com a observação de que o valor é FX neutro. Isso se refere a medidas preparadas e apresentadas para eliminar o efeito do câmbio, ou seja, sua volatilidade entre os períodos de comparação.

Assim, os investidores conseguem avaliar o desempenho financeiro apesar das variações nas taxas de câmbio de moeda estrangeira – afinal, o Nu também está em outros países além do Brasil, como México e Colômbia.

Importante: o Nu reporta originalmente suas operações em dólar, conforme a moeda da Nu Holdings Ltd., mas grande parte das suas operações estão em reais (no Brasil), pesos mexicanos (no México) e pesos colombianos (na Colômbia). As métricas FX Neutro são normalmente apresentadas no seu balanço em dólar, e isolam o efeito das variações cambiais no período nas taxas de crescimento.

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