Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Dicionário Financeiro O que é CET, o Custo Efe...

O que é CET, o Custo Efetivo Total, e como isso afeta o seu empréstimo?

Não basta comparar juros: entenda o que é o Custo Efetivo Total, a porcentagem que aparece na hora que você pede dinheiro emprestado a uma instituição financeira.



Ao pensar em fazer um empréstimo, é muito importante ter em mente o que você vai pagar – e isso vai muito além das taxas de juros cobradas. É por isso que o consumidor precisa ficar atento ao CET , o Custo Efetivo Total, que reúne todos os gastos envolvidos na operação – juros, IOF, seguro, tributos, registros e demais despesas, que devem ser especificadas no contrato.

Em outras palavras: o CET é o valor que você, de fato, vai pagar pelo seu empréstimo. Ele varia de acordo com a instituição.

Como consultar o CET

Ele precisa estar no seu contrato. De acordo com a Resolução CMN 3.517/2007, criada pelo Banco Central em 2007, toda instituição financeira é obrigada a informar o Custo Efetivo Total em qualquer financiamento ou empréstimo.

Ou seja, todos os bancos ou instituições precisam informar qual é o CET antes da efetivação do contrato e sempre que o cliente solicitar.

Em empréstimos, o IOF, sigla para Imposto sobre Operações Financeiras, é de 0,38% sobre o valor total mais uma porcentagem de 0,0082% por dia, calculada de acordo com o prazo de pagamento.

Saber o valor do Custo Efetivo Total ao optar por um empréstimo pode impactar no seu orçamento. Por isso, é fundamental ter visibilidade dos gastos para o seu planejamento financeiro.

Cuidados na hora de contratar um empréstimo

Para muitas pessoas o empréstimo pessoal é usado para realizar sonhos, como viajar, fazer um intercâmbio, ou abrir o próprio negócio, por exemplo. Para outras, esse recurso é utilizado para resolver alguma situação de emergência.

De toda forma, é fundamental ter alguns cuidados na hora de pedir um empréstimo.

  1. Se planeje: Pegar dinheiro emprestado sem planejar os gastos significa trocar um problema por outro. Pergunte a si mesmo o quanto você pode comprometer da sua renda mensal em parcelas e quais as taxas desse empréstimo.
  2. Compare as opções e escolha a que cabe no seu bolso: Talvez renegociar as dívidas ao invés de contratar um empréstimo para quitá-las seja a melhor solução. Procure a instituição para quem você deve e tente negociar as melhores condições de pagamento.
  3. Não misture PF com PJ: Contratar um empréstimo pessoal e usar o dinheiro para contas da empresa é um erro bem comum. O ideal é separar os gastos da pessoa física das despesas da pessoa jurídica.

Veja aqui mais cuidados na hora de pedir empréstimo.

Empréstimo Nubank

Diferente de outras instituições financeiras, é importante ressaltar que na opção de empréstimo oferecida pelo Nubank o CET inclui apenas juros e IOF (imposto obrigatório), que estão especificados no contrato do empréstimo.

No nosso app, oferecemos uma Simulação de Empréstimo em tempo real: você diz o valor que deseja contratar, escolhe o número de parcelas e vê, na hora, os juros e o valor total e mensal que irá pagar – o tal do CET de uma forma muito mais transparente e simples.

Saiba mais aqui.

Está pensando em pegar um empréstimo? Veja alguns conteúdos que podem ajudar:

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

3.86

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post