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Como aumentar a conversão de vendas no e-commerce?

A taxa de conversão de vendas é uma das principais métricas utilizadas nas lojas online para medir o sucesso de ações e o desempenho do negócio.

A taxa de conversão de vendas é utilizada para medir o sucesso de ações e o desempenho do negócio.

Para quem gerencia ou trabalha em um e-commerce, aumentar a taxa de conversão de vendas é uma das maiores preocupações. Essa métrica é considerada uma das mais importantes no mercado e o maior desafio entre os empreendedores do comércio eletrônico. 

Ao lado da margem de lucro, esse indicador de vendas contribui para a análise da saúde financeira da loja e ajuda a medir a performance do modelo de negócio. Veja, abaixo, como essa taxa é calculada e como fazer para aumentar o índice de conversão. 

O que é taxa de conversão de vendas?

Em poucas palavras, a taxa de conversão de vendas é o resultado do número de pedidos realizados e pagos em comparação à quantidade de visitas recebidas no site, ao longo de um determinado período de tempo, geralmente calculado durante uma ação específica ou época do ano. Ou seja, é a taxa de quantas pessoas realmente compram os produtos em relação a todo mundo que visita o e-commerce.  

O termo também é bastante usado no marketing digital para avaliar os resultados de uma campanha, especialmente quando o objetivo principal é vender um produto ou serviço. 

Como calcular a taxa de conversão em vendas no e-commerce?

Para explicar melhor como esse percentual pode ser calculado, vamos a um exemplo. Imagine um e-commerce que recebeu 3 mil visitas durante um mês e que, nesse mesmo período, fechou mil vendas. 

A fórmula para essa conta é o número de vendas dividido pelo número de visitas, multiplicado por cem, para chegarmos a uma porcentagem da taxa de conversão. 

O cálculo é feito da seguinte forma: 

(1.000 ÷ 3.000) x 100

0,33 x 100 = 33,33%

Nesse caso, o e-commerce teria uma taxa de conversão de 33,33% naquele mês. Mesmo que pareça um número baixo, o resultado é excelente se compararmos a conversão média no Brasil. 

De acordo com a Experian Hitwise, o índice médio é de 1,65%. Já um estudo realizado pela GrowCode, empresa especializada em soluções para e-commerce, mostrou que a média de cliques convertidos em vendas é de 2,27% no mundo todo.

Mas não se desespere: se você calculou uma taxa menor do que essa no seu negócio, saiba que existem estratégias que podem melhorar a situação. Então, como transformar visitantes do seu e-commerce em verdadeiros clientes? 

Veja sete maneiras de aumentar os índices de conversão de vendas do seu negócio. 

  1. Conheça seu cliente (de verdade)

Vá além dos dados básicos, como idade, localização e ticket médio. Invista em ferramentas de pesquisas mais profundas, que vão te ajudar a entender os comportamentos pessoais da sua persona

Os hábitos de consumo, a configuração familiar, relacionamento, renda e todo o tipo de informação que estiver relacionada ao que você está vendendo fazem parte dessa jornada de maior proximidade com quem compra. 

  1. Ofereça a melhor experiência de compra possível 

Proporcionar uma boa experiência do cliente pode ser a chave para acabar com diversas situações que fazem uma pessoa desistir de concluir a compra na sua loja online. 

Quem oferece métodos e serviços eficientes, com operações claras, atrativas e de acordo com as tendências do mercado, tem mais chances de conquistar mais consumidores – e não só mais visitantes do site. 

  1. Identifique os problemas atuais

Saber quais estratégias podem se encaixar melhor para o seu negócio exige, também, um mapeamento minucioso dos problemas. Por exemplo, por que os números de abandono de carrinho são altos? Por que as pessoas não adicionam produtos à lista de desejos? 

Todas essas questões fazem parte de uma análise profunda. Assim, é possível traçar o planejamento ideal para resolver os contratempos no caminho e alcançar melhores resultados. 

  1. Encante seu público-alvo 

Esteja conectado ao que seu público gosta, principalmente por meio das redes sociais. Tendências do mercado e do entretenimento podem ser adaptadas para o universo do seu cliente e, assim, fazer a diferença na hora da decisão da compra. 

No processo de encantamento, também vale conquistar de maneira direta. Que tal oferecer cupons de desconto, frete grátis ou brindes exclusivos para novos usuários? São alternativas mais simples e bem atrativas para trazer o potencial consumidor para perto da sua loja. 

  1. Construa a autoridade da marca 

Existem diversas maneiras de conquistar autoridade da marca, e os conteúdos na internet são uma delas. Manter as redes sociais atualizadas, com informações relevantes dos seus produtos e serviços, investir em marketing e manter um bom relacionamento com clientes e públicos de interesse no mundo online fazem parte dessas estratégias. 

  1. Invista em meios de pagamento inovadores 

Novas soluções de pagamento podem estar diretamente ligadas ao aumento de vendas nas lojas online. Elas são uma possibilidade para trazer mais liberdade ao varejista, simplicidade nas operações e segurança.

Além de serviços mais modernos e alinhados com as novidades do mercado, a diversidade de opções também deve ser levada em conta para que os meios de pagamento sejam sempre parte da solução e nunca um problema. 

  1. Garanta a segurança do site 

Ter um e-commerce seguro é vantagem para todos os envolvidos. O ambiente virtual deve passar toda a segurança que o cliente precisa para compartilhar suas informações pessoais, de pagamento, e concluir uma compra. 

Já do outro lado, além de garantir que não há riscos para ambos, quem vende também tem que estar atento a todos os detalhes que os serviços de proteção para e-commerces exigem. 

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais e peça sua conta PJ do Nubank.

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